As lições de Luiza…

…e o segundo dia do Fórum Panrotas.

Muito poderia ser comentado sobre os debates e idéias que brilharam no palco e na platéia do Fórum Panrotas em 2012. Mas as lições de Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza poderiam traduzir tudo o que a indústria debateu de forma clara, visionária e muito humana e prática. Ela falou de vendas, de imagem do Brasil, de cliente e pessoas. Sustentabilidade, viajar pelo Brasil, o comportamento da nova classe média. De política e de união de forças, de generosidade e de inteligência emocional.

A palestra do CEO do WTTC David Scowsill trouxe a importância do turismo para a economia, o PIB, os empregos e geração de divisas. Geofrey Lipman mostrou claramente que nossa indústria precisa pensar de forma ampla em políticas e práticas sustentáveis a longo prazo para sobreviver economicamente. Os presidentes das companhias aéreas fizeram um debate sobre tendências do setor e desafios a enfrentar, como da integração regional, dos custos da aviação e do atendimento diferenciado a clientes diferenciados.

Foram dois dias que possibilitaram ampliar e melhorar o conhecimento de nossos negócios, entendê-los num contexto mais amplo e desvendar ainda oportunidades que chegam num momento tão positivo de nossa economia e, especialmente da indústria de viagens e turismo brasileira.

Published by

Jeanine Pires

Palestrante e consultora apaixonada pelo turismo com 25 anos de experiência no Brasil e no exterior. Diretora da Pires Inteligência em Destinos e Eventos e Diretora da MATCHER, sua especialidade é marketing de destinos, tendências em turismo e o segmento de eventos. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos desde 2003. Já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *