Mês de julho atípico?

Os dados divulgados pelo Banco Central e pela INFRAERO, apontaram que as receitas, as despesas cambiais e os desembarques de passageiros trouxeram algumas novidades para o mês de julho de 2012.

O cenário mostra algumas mudanças. Veja abaixo uma breve análise dos números:

– confirma-se a alta redução dos gastos dos brasileiros no exterior. Nos meses de junho e julho se repete uma queda de cerca de 10% em relação a 2011;

– em julho tivemos o maior aumento anual dos gastos dos estrangeiros no Brasil. Os gringos gastaram 14,75% a mais em julho deste ano do que em julho do ano passado. Mas atenção, junho foi um mês ruim, com uma queda de quase 2%. Portanto, não sabemos como será o restante do ano por causa do cenário econômico em diversos países emissores para o Brasil;

– seguem crescendo, mesmo em ritmo mais lento do que no ano passado, os desembarques de passageiros domésticos. Já são 49 milhões de viagens dentro do Brasil (brasileiros e estrangeiros );

– excepcionalmente, o mês de julho registra queda nos desembarques internacionais. Isso mostra que os brasileiros viajaram um pouco menos para o exterior. As chegadas internacionais registraram quedas de 2% em julho e de 6% em abril. Os demais meses do ano foram positivos, chegando a um crescimento anual de 4,77% de janeiro a julho de 2012.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

3 thoughts on “Mês de julho atípico?

  1. Boa Noite Janine Pires.
    É verdade que em uma entrevista para o programa Conversas Cruzadas da TVCom, ao vivo, sobre o impacto econômico dos cruzeiros no Brasil vocë afirmou que os navios “geram poucos empregos em terra pois o gasto dos turistas é pequeno”.
    Se o comentário for verdadeiro me deixa muito surpreso. Em várias cidades do litoral catarinense os cruzeiros tem uma importância capital. Porto Belo, Itajaí, São Francisco do Sul, Balneário Camboriu, Bombinhas, Penha… Sei que em Florianópolis este peso é menor. E também há vários interesses contrários.
    Não sei se em outros estados é diferente.
    Adoraria ver um post a respeito dos cruzeiros marítimos.
    Parabens pelo blog e pela trajetória.

    1. Olá Antonio. Os empregos dos navios são nos navios, e eles geram atividades nas cidades que param, como gastronomia, compras, etc… que são outros tipos de empregos. Considero o movimento dos cruzeiros muito importante para a economia do turismo.
      Obrigada pela participação

  2. You write very interesting, the topics are interesting. I like your web site. For how long have you been blogging? How much time do you spend on this? I hope that I can use some of your texts on my site. Yours,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *