EMBRATUR aos 47

Na minha opinião estamos aos 47 minutos do segundo tempo. No dia 18 de novembro a EMBRATUR comemora 47 anos de existência. Às vezes as pessoas não gostam de aniversários, mas sinto que a grande maioria gosta de ser lembrada, de celebrar a vida, de relembrar momentos e de refletir sobre o futuro.

Para a EMBRATUR, tão cara aos brasileiros e, especialmente àqueles que trabalham no turismo ou àqueles que passaram pela entidade, são quase 50 anos de história. Momentos distintos que acompanharam a vida do Brasil e a tão recente caminhada do turismo. Oportunidade para lembrar de amigos, reverenciar memórias e festejar o turismo.

Hoje, com as mudanças nos hábitos de viagens, com o maior acesso ao turismo, as pessoas conhecem um pouco mais a importância dessa indústria. Creio que muitos avanços podem ser mencionados, e também muitos desafios se colocam à frente. Para os leitores da Panrotas, só quero mencionar um desafio que considero condição essencial para que a promoção internacional do Brasil e, por consequência a EMBRATUR, precisa enfrentar: a mudança de seu modelo de gestão.

Para que a EMBRATUR possa acompanhar as rápidas mudanças por que passa o turismo mundial é necessário uma grande mudança a ser aprovada pelo executivo e pelo legislativo. É necessário ter agilidade para que suas ações sejam efetivas, consigam atingir parcerias com o setor privado, para que seus resultados sejam mensurados e mostrados como importante fonte de desenvolvimento econômico, gerador de empregos e de valorização da cultura.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *