5 oportunidades perdidas Rio 2016

oportunidade perdidaNão obstante nossa alegria, entusiasmo e grande emoção na realização dos Jogos Rio2016, além da torcida para que tudo corra bem e seja um sucesso, além de pontuar os 10 legados Rio 2016, quero também falar da oportunidade perdida para a indústria de viagens e turismo do Brasil:

  1. Imagem: esse é de longe o maior problema e a maior oportunidade desperdiçada. Há 7 anos quando vencemos a disputa para sediar os jogos, começamos um trabalho de planejamento que resultou num documento Plano Aquarela 2020. Havia uma estratégia, uma agenda e todo um caminho a percorrer antes, durante e depois dos Jogos. Esse trabalho que custou dinheiro público e é de alta qualidade foi desprezado, não foi atualizado nem utilizado depois de 2010. Resultado: não temos nem uma mensagem para o mundo, nem a administração dos temas negativos que rodam nossa vida pelo mundo afora (segurança, Zika, desorganização, corrupção). Péssimo, difícil de reverter e um problema a ser enfrentado
  2. América Latina: quando vencemos a disputa se destacou que são os primeiros jogos a ser disputados no continente. Foi iniciado um processo de participação conjunta do continente no pré e durante evento, mas não tenho conhecimento de que isso tenha tido resultados positivos.
  3. O Brasil no Rio: mesmo com a iniciativa da Casa Brasil, não tivemos um planejamento nem recursos para realmente mostrar o Brasil durante os Jogos. Me lembro que um ponto alto dos Jogos de Vancouver e de Londres foi justamente ir além das cidades, mostrar as regiões, criar roteiros.
  4. Jornalistas: alguns estados estão começando suas atividades no Media Broadcast Center e vão trabalhar com os mais de 25 mil jornalistas de mais de 200 países que estão chegando no Brasil. Esse trabalho é importante e deverá trazer muitos resultados, mas ele deveria ter um “antes” e deveria ter um “depois”, espero que tenhamos algo concreto e com resultados.
  5. Captação de Eventos: os Jogos seriam uma oportunidade para ter uma nova política de captação de eventos para o Brasil. Com as estruturas da Copa, dos Jogos, de hotéis e centros de convenções poderíamos ter trazido grandes players mundiais para ver os jogos, prospectar desde já eventos para daqui 3, 4, 7 anos….

Todo país que trabalha com turismo sonha em realizar esses eventos, se planeja, desenha e executa uma estratégia para ser conhecido pelo mundo por novos aspectos de sua cultura e de sua natureza e estilo de vida. O Brasil esteve mergulhado em outros problemas, faltou visão estratégica, faltou continuidade nas políticas da EMBRATUR  e do MTUR, faltou iniciativa do setor privado.

Sou a maior defensora dos Jogos, lutei muito para que eles viessem ao Brasil assim como muitos brasileiros o fizeram. Precisamos então falar do assunto, e agora arregaçar as mangas e realizar grandes Jogos. Será um sucesso !

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

3 thoughts on “5 oportunidades perdidas Rio 2016

  1. COPA E JOGOS OLÍMPICOS_ A CONTINUIDADE
    Eventos esportivos podem ser uma excelente alavanca para o turismo brasileiro se aproveitarmos desta incrível oportunidade e como interlocutores do mercado turístico soubermos dar continuidade ao trabalho de promoção e, sobretudo avançar para uma fase de consolidação do Brasil como destino turístico de alto padrão e fácil acessibilidade.
    É imprescindível para o Brasil aproveitar desta oportunidade única para se posicionar como destino turístico de primeira escolha. Fala-se de Brasil em todos os lados neste momento. As grandes marcas usam lindas imagens para promover seus materiais esportivos, até batata frita usa a imagem do Brasil durante jogos de futebol, temos que canalizar essa energia para nosso setor

  2. Muito interessante as observações. Acredito que o Brasil e seus profissionais ainda tem muito o que aprender para desenvolver o Turismo em sua plenitude (se é que essa é capaz de ser alcançada). Mas de toda forma, podemos aprender com erros. E é importante os profissionais do setor rememorem constantemente a oportunidade perdida para que outra falta como essa não seja mais cometida. Por fim, fica a lição. Não dá pra chorar leite derramado. O que nos resta é olhar pra frente e aproveitar o gostinho dos jogos no meio do nosso povo.

    1. Bom dia Luiza, verdade. Precisamos avaliar o que ocorreu e olhar para o futuro. Os Jogos serão um sucesso, muita emoção e energia positiva
      dos brasileiros.
      Obrigada por participar.
      Jeanine

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