Já comentamos aqui que o número de turistas de um país deve ser grande, mas que se vier acompanhado de um gasto significativo e com a geração de empregos certamente trará mais contribuição para o desenvolvimento local. O Brasil é a 11a. economia do turismo no mundo em termos absolutos, ou seja, representa uma fatia importante do setor.
O WTTC – World Travel & Tourism Council publicou essa semana os resultados de seus estudos para o impacto do turismo na economia local, e também falou sobre o Brasil em 2017:
- PIB Direto: 2,9% do total ( USD bilhões 59,6)
- Empregos Diretos: 2,6% do total (2.337.000)
- Divisas: 2.3% do total (USD bilhões 6)
- Investimentos: 6.1% do total (USD bilhões 19.7)
Também as projeções que a entidade fez com a Oxford Economics para o crescimento de 2018:
- PIB Direto: 2.7%
- Empregos Diretos: 2.4%
- Divisas: 10.6%
- Investimentos: 2.6%
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]
Excelente informação!
Obrigada, Diego. Fico feliz em ajudar.
Obrigada pelo seu comentários Diego
O Brasil só não é a meça do Turismo porque construiu nas últimas décadas uma imagem de lugar perigoso para o turista. E essa imagem é verdadeira. Não foram poucos os turistas assaltados, roubados e até mortos. O Rio de Janeiro, nosso maior bem turístico, virou sinônimo de violência. Por que alguém viria pra cá se deve evitar o Rio de Janeiro?
Caro Abrahão, realmente a segurança é um tema sensível em relação à imagem do Brasil no exterior. Vamos ver se falamos mais disso nos próximos posts. Obrigada