PIB do turismo no Brasil 2017 e 2018

Já comentamos aqui que o número de turistas de um país deve ser grande, mas que se vier acompanhado de um gasto significativo e com a geração de empregos certamente trará mais contribuição para o desenvolvimento local. O Brasil é a 11a. economia do turismo no mundo em termos absolutos, ou seja, representa uma fatia importante do setor.

O WTTC – World Travel & Tourism Council publicou essa semana os resultados de seus estudos para o impacto do turismo na economia local, e também falou sobre o Brasil em 2017:

  • PIB Direto: 2,9% do total ( USD bilhões 59,6)
  • Empregos Diretos: 2,6% do total (2.337.000)
  • Divisas: 2.3% do total (USD bilhões 6)
  • Investimentos: 6.1% do total (USD bilhões 19.7)

Também as projeções que a entidade fez com a Oxford Economics para o crescimento de 2018:

  • PIB Direto: 2.7%
  • Empregos Diretos: 2.4%
  • Divisas: 10.6%
  • Investimentos: 2.6%

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

8 thoughts on “PIB do turismo no Brasil 2017 e 2018

  1. O Brasil só não é a meça do Turismo porque construiu nas últimas décadas uma imagem de lugar perigoso para o turista. E essa imagem é verdadeira. Não foram poucos os turistas assaltados, roubados e até mortos. O Rio de Janeiro, nosso maior bem turístico, virou sinônimo de violência. Por que alguém viria pra cá se deve evitar o Rio de Janeiro?

    1. Caro Abrahão, realmente a segurança é um tema sensível em relação à imagem do Brasil no exterior. Vamos ver se falamos mais disso nos próximos posts. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *