Com a aproximação do período eleitoral, decidimos trazer os projetos para o turismo dos principais candidatos à presidência do Brasil. Para essa finalidade, fomos atrás dos planos de governo dos cinco candidatos com mais intenções de voto, segundo a pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
CIRO GOMES (PDT)
Planeja o desenvolvimento do turismo sustentável e informa que o turismo será estimulado para contribuir com o crescimento da economia brasileira e da geração de empregos.
GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Propõe o favorecimento do empreendedorismo no setor turístico através do crescimento da indústria 4.0, da economia criativa e da indústria do conhecimento. Também comunica que pretende priorizar políticas que permitam às regiões Norte e Nordeste se desenvolverem plenamente neste segmento.
JAIR BOLSONARO (PSL)
Em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, o candidato não apresenta proposta específica para o setor turístico em seu plano de governo.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT)
Ressalta a importância do setor turístico, apresentando informações variadas sobre o impacto positivo do turismo no Brasil. Aponta as deficiências, enxergadas por ele, no segmento e lança suas propostas de melhoria. As principais são: aumentar recursos para a promoção do Brasil no exterior e usar o marketing digital como ferramenta; fomentar a concorrência e melhorar a infraestrutura das estradas, aeroportos e portos; qualificar trabalhadores para este segmento; buscar parcerias para a obtenção de financiamentos externos; estimular a participação das lideranças empresariais do setor.
MARINA SILVA (Rede)
Em seu plano de governo, a candidata traz alguns dados sobre a área do turismo no Brasil e no mundo e destaca a importância da área na geração de empregos e, consequentemente, na economia. Também apresenta os pontos fracos e fortes do turismo no Brasil e expõe seus planos para o setor. Entre os pontos a serem destacados estão: estimulação da capacitação permanente de mão de obra, articulação da cadeia do turismo com outras cadeias produtivas, fomentação de programas de divulgação interna e externa de destinos turísticos, criação de parcerias com municipalidades para conservação e melhorias de equipamentos turísticos, investimento em projetos de infraestruturas e promoção de um programa integrado de turismo sustentável.
Sinto muito, mas o Lula não é candidato.
Existem outros, inclusive o Amoedo que vem crescendo muito e a mídia boicotando. Seria importante darmos a oportunidade aos candidatos.
A CNC entregou a todos os candidatos as propostas dos empresários, isso já é um bom caminho. Obrigada por sua participação.
VOCES INSISTEM, LULA É CANDIDATO ????
[…] As propostas direcionadas ao Turismo por parte de cada um dos candidatos podem ser conferidas na íntegra no MKT Destinos. […]
Creio que seria importante que TODOS os candidatos tivessem suas propostas aqui apresentadas. Entendo que uma eleição não se define somente levando em consideração os números de pesquisas.
Verdade Marcela. Considero o debate de propostas e a capacidade de execução super importante nos candidatos. Obrigada por tua participação.
Ou seja, tudo bem genérico. Nenhum dêles realmente se debruça sobre o tema. Lastimável que o sr. Bolsonaro nem tenha o Turismo mencionado em seu ‘programa de governo’. Era de se esperar, claro. O programa do pt até toca em pontos interessantes, porém este partido ficou 3 mandatos e meio na condução do país e o resultado foi pífio… ou seja, não será nada diferente no futuro, se este partido chegar ao poder novamente.
Sidney, obrigada pelos teus comentários. Tenho visto ultimamente a agenda e a fala dos candidatos, Marina, Ciro e Alkimin têm falado no turismo, sobretudo quando fazem agenda no nordeste. Seria legal também vermos nos estados, o que candidatos estão falando sobre nossa atividade.