3 lições que os lugares tiram da pandemia

A complexidade do marketing e da comunicação de destinos turísticos exige a compreensão de diversos fatores que podem influenciar os resultados de promoção. Trago aqui três aspectos que valem uma reflexão para que a gente possa continuar enfrentando cenários indefinidos e avance nos resultados desejados. Uma dica: cuidado pra não continuar fazendo tudo como fazia antes.

1. Adaptabilidade e flexibilidade

Desde o início de 2020 o cenário do Turismo está bastante nebuloso e deve seguir dessa forma por um bom tempo. Não só pelo enfrentamento da pandemia, mas também porque as mudanças no setor estão ainda mais rápidas e radicais. Pensar no que vem pela frente de forma planejada e com atualizações constantes parece ser a fórmula para não ficar parado. Não existem certezas, então ser flexível  é chave para o sucesso do  seu marketing. Aproveite estudos, dados e oportunidades de aprender para que seu planejamento seja baseado em informações seguras e possa acompanhar sempre as mudanças de mercado. Reflexão: Você tem um planejamento para 2021 e 2022?

2. Aprofundar-se na jornada do viajante

 Não deixe de ir fundo na compreensão da jornada do seu cliente. Não tem como olhar somente o perfil demográfico, mas é preciso aprofundar temas subjetivos que possam nos dar pistas de como superar expectativas e surpreender os que virão nos visitar.  Hoje existem ferramentas que nos permitem mapear comportamentos e conhecer os interesses do cliente.  É preciso entender cada micro momento da sua viagem para que o resultado final seja um sucesso. Sim, lembre-se do pós-venda ele pode ser uma futura nova venda. Reflexão: O que você faz com seu banco de dados de clientes?

3. A reputação do lugar

Invista recursos e agregue bons profissionais para entender mais profundamente a imagem do seu destino. A forma como a pandemia está sendo administrada, os temas ligados à segurança sanitária, a experiência do viajante no destino, e uma série de fatores estão diretamente relacionados àquilo que as pessoas pensam de seu lugar.  Monitorar e agir é uma forma de administrar a imagem e minimizar impactos negativos.  Os destinos precisam se preparar para outras crises e para cenários incertos, e o trabalho de comunicação pode ser crucial para que o marketing também tenha resultados positivos. Reflexão: Você sabe o que as pessoas pensam de seu lugar ?

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *