O conceito da MARCA BRASIL É ATUAL?

Quando Kiko Farkas criou a MARCA BRASIL em 2005, explicou que o processo de criação começou com o desenho do Burle Marx apresentado pela Embratur. A equipe de design procurou criar uma representação gráfica moderna e internacional do Brasil, usando curvas sugestivas. Eles buscaram conceitos adicionais e acabaram encontrando na transparência um efeito gráfico que representaria a mistura de raças e culturas do Brasil. As cores utilizadas foram definidas no briefing e são as cores primárias e secundárias sobrepostas. A idéia de sobreposição de cores é antiga e não é única, mas a equipe buscou criar um impacto positivo através das cores brilhantes e das curvas fluidas. Em 2010 a Marca foi atualizada, trazendo transparência e volume ao desenho. Sempre acompanhado da qualificação; SENSACIONAL.

São muitas as informações sobre a construção da Marca Brasil, mas o essencial foram as pesquisas realizadas no Brasil e no mundo; a participação de todos os segmentos do turismo nacional e a construção de um conceito que balizou o resultado. Veja abaixo o texto de defesa da marca escrito por Kiko Farkas:

“Nada representa tão bem o Brasil quanto a curva.

A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa.

O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido. Conta-se que os astronautas que cir- cundaram a terra observaram que o Brasil é o lugar mais luminoso do planeta. Mito ou realidade, sabemos que o Brasil tem uma energia especial, que atrai e fascina os visitantes. É um país alegre. É comum ouvir dos estrangeiros que o brasileiro está sempre em festa! E esta capacidade de estar alegre mesmo quando há dificuldade é algo que impressiona.

A condição de ponto de encontro de raças e culturas faz do Brasil um país “mestiço”, no que se refere à força e à resistência daquilo que é híbrido. A contribuição de cada um que por aqui aporta passa a fazer parte de nosso patrimônio, cultural e afetivo. Somos uma terra porosa e generosa “onde em se plantando tudo dá”.

Talvez por tudo isso o Brasil seja um país moderno, no sentido mais atual que esta palavra possui: um país com grande poder de adaptação, em constante mutação. Mas se o Brasil deve dizer que é um país alegre, hospitaleiro e exuberante, deve também mostrar que é sério e competente. Que tem estrutura e seriedade na hora em que é necessário.

A Marca Brasil foi construída em cima desses pontos:

Alegria
Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo) Luminosidade / brilho / exuberância
Encontro de culturas / mistura de raças
Moderno / competente

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

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