O hotel de 2030

Em 2030, os melhores hotéis oferecerão experiências altamente personalizadas para os hóspedes, opções de viagem sustentáveis e oportunidades atraentes para os funcionários

Como os operadores de hotéis usarão novas tecnologias, responderão às necessidades e preferências em constante mudança dos viajantes e se tornarão mais sustentáveis? Cinco líderes da prática de Viagem, Logística e Infraestrutura da McKinsey (Margaux Constantin, Vik Krishnan, Matteo Pacca, Steve Saxon e Caroline Tufft) imaginam como poderá ser a experiência hoteleira na década de 2030.  

 E eu trago os insights aqui para você para você. Já implementou algo assim em seu hotel?

Conveniência e personalização

No futuro, os hotéis eliminarão todos os pontos problemáticos para os hóspedes. Não haverá mais filas de check-in e os hóspedes terão opções mais flexíveis para o horário de entrada. Ao chegar, o hotel automaticamente reconhecerá o hóspede e atribuirá um quarto através do telefone, eliminando a necessidade de passar pela recepção. A personalização será intensificada, desde a iluminação do quarto até as instalações no banheiro, tudo baseado em dados e preferências do hóspede. Além disso, os hotéis deverão oferecer tradução automática em seus aplicativos para atender a uma gama diversificada de viajantes.

O que os viajantes do futuro vão querer? Ou já querem? 

Os hotéis do futuro focarão em oferecer experiências únicas e não replicáveis. A geração mais jovem busca autenticidade e quer que seus hotéis reflitam o ambiente e local em que estão situados, evitando a sensação de uniformidade. Haverá um aumento na oferta de experiências de bem-estar, desde spas até a evolução dos cardápios e uso da tecnologia nos quartos. A realidade virtual e outras tecnologias permitirão que os hóspedes testem seus quartos de maneira imersiva antes da chegada, e os quartos terão automação para se adaptar a diferentes necessidades ao longo do dia.

O imperativo da sustentabilidade

A sustentabilidade será uma prioridade crescente nos hotéis do futuro. Os hóspedes buscarão garantias de que estão em locais que respeitam o meio ambiente e serão mais exigentes quanto a práticas sustentáveis. Isso abrange desde os materiais de construção até a forma como a comida é servida. Além disso, os quartos terão tecnologia avançada para monitorar e otimizar o consumo de energia, especialmente em sistemas de climatização, que são os maiores consumidores de energia em hotéis.

O talento importará na prática

O hotel do futuro será um empregador responsável, reconhecendo a importância de oferecer oportunidades diversificadas e flexíveis para seus funcionários. A nova geração de empregados desejará explorar diferentes funções dentro do hotel, desde ser concierge até gerenciar as redes sociais do estabelecimento. A chave para o sucesso será atrair e reter talentos que estejam felizes, relaxados, bem pagos e bem treinados, pois são eles que entregarão as melhores experiências aos hóspedes.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

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