Demanda futura de voos, já é possível com novo Painel da Dados da EMBRATUR

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a importância de dados confiáveis e atualizados não pode ser subestimada. No setor de turismo, isso é ainda mais crítico. Dados precisos permitem que gestores públicos, operadores turísticos e empresários façam projeções mais precisas, identifiquem tendências emergentes e respondam de forma eficaz às mudanças no mercado.  

Por exemplo, saber o número exato de turistas que visitaram uma determinada região pode ajudar no planejamento de infraestruturas, como transporte e oferta de hospedagem. Além disso, dados sobre o gasto médio dos turistas podem ser cruciais para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes. Pode, também, ser uma ferramenta eficiente para melhorar a permanência do visitante no destino. 

Planejamento de Marketing com Dados de Oferta Futura de Voos 

Ter acesso a dados sobre a oferta futura de voos é uma vantagem competitiva inestimável para o setor de turismo. Com essas informações, agências de viagens, hotéis e outros negócios relacionados podem planejar suas estratégias de marketing com maior precisão.  

Por exemplo, se os dados mostram um aumento na oferta de voos de países europeus para o Brasil nos próximos meses, isso pode ser um indicativo para focar as campanhas de marketing para atrair turistas dessas regiões. Além disso, esses dados podem ajudar na criação de pacotes turísticos sazonais ou promoções especiais, alinhados com a disponibilidade de voos. Em setembro de 2023, o Brasil tem, por semana, 1.037 voos internacionais que somam 251.212 assentos.

O lançamento do Portal de Dados Embratur representa um passo importante como ferramenta para a tomada de decisões baseada em dados da oferta atual e futura de voos. Pra quem não está habituado com um dashboard de BI (Business Intelligence), é uma boa opção para entender a oferta de voos, de onde vêm, pra onde vão. Não se esqueça de usar os filtros que lhe interessam. Olha que interessante o que podemos ver: 

1. de janeiro a julho de 2024 existe uma projeção de mais voos da América Latina e depois de Portugal, França e Itália: 

Fonte: PORTAL. Portal de Dados – Malha Aérea Internacional. Embratur.com.br. Disponível em: <https://dados.embratur.com.br/in%C3%ADcio/malha-a%C3%A9rea-internacional>. Acesso em: 15 set. 2023. 

2. que nesse período de janeiro a julho de 2024 as cidades que mais irão receber esses voos além de Guarulhos são Rio de Janeiro (17,47%), Campinas (4,28%), Florianópolis (4,12%) e Belo Horizonte (3,27%).

PORTAL. Portal de Dados – Malha Aérea Internacional. Embratur.com.br. Disponível em: <https://dados.embratur.com.br/in%C3%ADcio/malha-a%C3%A9rea-internacional>. Acesso em: 15 set. 2023.

‌ Nossa! E se você for no Painel de Chegadas de Estrangeiros?

3. De janeiro a agosto chegaram 4 milhões de visitantes, a grande maioria da Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Chile. Mas os Argentinos e Paraguaios vieram mais por via terrestre. Alguns europeus também, será que entraram pela Argentina ?

PORTAL. Portal de Dados – Painel de Chegadas. Embratur.com.br. Disponível em: <https://dados.embratur.com.br/in%C3%ADcio/painel-de-chegadas>. Acesso em: 15 set. 2023.

4. O Painel de Receitas mostra que entre 2018 e 2023 temos meses com maior arrecadação: janeiro, julho e dezembro. E como já recuperamos as receitas em julho de 2023 em relação a 2019.

PORTAL. Portal de Dados – Painel de Receitas. Embratur.com.br. Disponível em: <https://dados.embratur.com.br/in%C3%ADcio/painel-de-receitas>. Acesso em: 15 set. 2023.

Vai lá no Painel de Dados e faz uma busca para ajudar no seu planejamento e nos conta aqui o que achou.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *