4 Dados e 5 Dicas para o emissivo brasileiro para a europa nesse final de ano.

Hoje falo de tendências de viagens de longa distância para a Europa com origem no Brasil. A base de minhas análises foi o estudo publicado pela Comissão Europeia de Viagens (ETC) e Eurail BV, focando em seis mercados-chave: Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão e Estados Unidos. As informações projetam comportamentos de chegadas futuras à Europa entre setembro a dezembro de 2023. Fatores como a intenção de viagem, fatores que influenciam a decisão de viajar, e modos de transporte preferidos são alguns dos temas explorados pelo relatório.  

Trago para você um D2 – DADOS & DICAS relevantes. Se você vende viagens no Brasil com o objetivo de levar brasileiros à Europa esse conteúdo vai lhe interessas. Ao considerar essas informações e dicas, você ajustar suas estratégias para atender melhor às necessidades e preocupações dos viajantes brasileiros, seja para destinos internacionais ou até domésticos. 

D1 – 4 dados

1. Pequena diminuição na Intenção de Viagem para a Europa: Houve uma ligeira queda de 3% na intenção dos brasileiros de viajar para a Europa em comparação com o ano anterior. No entanto, o sentimento geral ainda é forte, com mais da metade (52%) dos respondentes expressando o desejo de viajar para destinos europeus. 

 2. Custo como Fator Desencorajante: Os altos custos são citados como o principal obstáculo para viajar para a Europa, especialmente relevante para o mercado brasileiro. Isso sugere que estratégias de precificação e pacotes acessíveis podem ser cruciais para atrair viajantes brasileiros. 

 3. Interesse em Ofertas Acessíveis: Os brasileiros estão considerando pacotes all-inclusive acessíveis e programas de fidelidade como formas de tornar a viagem mais acessível.  Lembre que com a baixa temporada na Europa podem ser encontrados preços convidativos aos seus clientes.

 4. Transporte Aéreo em Ascensão na Europa: Embora o transporte ferroviário tenha sido tradicionalmente a escolha preferida para brasileiros viajando quando se deslocam dentro do velho continente, o interesse por voos de baixo custo aumentou 13%. 

D2 – 5 DICAS 

1. Pacotes Acessíveis: Dada a sensibilidade ao preço, oferecer pacotes all-inclusive ou descontos em voos e acomodações pode ser uma estratégia eficaz. 

 2. Programas de Fidelidade: Incentivar o uso de programas de fidelidade de grandes cadeias de hotéis ou outros serviços ainda desconhecidos de muitos brasileiros pode não apenas atrair mais clientes, mas também fomentar o engajamento e repetição de vendas. 

 3. Diversificação de Destinos: Com a diminuição do interesse por destinos europeus, pode ser uma boa oportunidade para promover destinos internacionais mais acessíveis na América Latina. 

 4. Informações Claras sobre Custos: Transparência sobre todos os custos envolvidos na viagem pode ajudar a mitigar preocupações sobre acessibilidade financeira, um ponto especialmente importante para o mercado brasileiro. 

5. Tendência de Viagens Domésticas: A queda na intenção de viajar para a Europa pode indicar uma oportunidade constante para o mercado doméstico. Pacotes de viagens nacionais podem ganhar mais interesse no cenário complexo geopolítico e econômico global. 

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

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