Brasil se aproxima dos níveis pré-pandêmicos em dezembro

Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se destacam com os melhores desempenhos na chegada de voos internacionais

Um estudo divulgado hoje pela ForwardKeys (empresa de inteligência de viagens com sede na Espanha) há um aumento no interesse dos estrangeiros para visitar o Brasil no mês de dezembro. A informação indica que o país se aproxima dos níveis pré-crise na chegada de viajantes internacionais.  

Os dados são calculados para chegadas aéreas internacionais, que já estão apenas 4% atrás de 2019. Mas a recuperação ainda é diferente em cada estado; variáveis como conectividade e diferenças nos principais mercados emissores ao Brasil podem justificar essas variações. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se destacam como os principais desempenhos, superando os níveis pré-pandêmicos de demanda por viagens agora em dezembro. 

Mesmo com a limitada conectividade dos voos internacionais com chegadas ao Brasil, os dados mostram uma demanda aquecida. Em geral, a capacidade de assentos para voos internacionais atingiu o nível pré-pandemia. E, como o restabelecimento das conexões internacionais é desigual entre os estados do Brasil, o cenário reforça a dependência de São Paulo como aeroporto de entrada. Isso ainda pode causar aumento das tarifas afastando potenciais turistas durante os períodos de alta temporada ou futuro próximo. E o Terminal 3 de Guarulhos tem capacidade para essa demanda?

Perspectivas para o primeiro trimestre de 2024

A procura de viagens já está alta no primeiro trimestre de 2024, segundo a ForwardKeys, especialmente de viagens de longo curso. Os viajantes da Alemanha, Suíça e Itália desempenharão um papel crucial para manter o setor de turismo movimentado no início próximo ano. As perspectivas também são muito promissoras para mercados regionais como Uruguai, Chile e Argentina. 

O Portal de Dados da EMBRATUR, que permite a visualização da oferta de voos futuros para o Brasil, entre janeiro e março de 2024, mostra grande parte de origens no Continente Sul-Americano, com a exceção de Lisboa, conforme a imagem abaixo:  

Oferta de voos internacionais para o Brasil, por origem, entre janeiro e março de 2024. Fonte: Portal de Dados da EMBRATUR, 22/11/23.

Os dados da EMBRATUR também trazem mais detalhes da grande disparidade do destino desses voos, quase 57% para São Paulo e 20% para o Rio de Janeiro. Na imagem abaixo é possível ver os destinos dos voos e os desafios regionais que existem para que cada lugar do Brasil possa trazer visitantes internacionais.

Destino dos voos internacionais para o Brasil entre janeiro e março de 2024.
Fonte: Portal de Dados da EMBRATUR, 22/11/23.

Saber qual mercado se promover e criar condições para que o turista chegue ao seu destino é uma tarefa que exige o uso de dados apropriados, e mais, investimentos em marketing internacional que tragam resultados efetivos. 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *