“Sora desafia o conteúdo em Turismo

A OpenAI, a companhia norte-americana de inteligência artificial conhecida pelo ChatGPT, apresentou uma nova ferramenta revolucionária chamada “Sora“. Essa plataforma transforma textos em vídeos realistas de alta definição, com a possibilidade de criar conteúdos de até um minuto, mantendo a fidelidade visual à descrição fornecida. A nova “Sora” não só gera vídeos a partir de imagens estáticas como também pode ampliar vídeos existentes e preencher imagens que faltam em determinado conteúdo.  

Essa evolução no campo da IA está redefinindo vários setores, inclusive o turismo, onde já se desenha um impacto significativo. Por exemplo, agências de viagens poderiam usar “Sora” para criar vídeos promocionais personalizados, mostrando as belezas naturais dos destinos e produtos com um prometido realismo e qualidade impactantes. Imagine um vídeo de um jipe atravessando a Serra do Cipó em Minas Gerais, levantando poeira e revelando paisagens estonteantes; ou ainda, um passeio virtual por galerias de arte contemporânea em São Paulo, ou sobrevoando as Cataratas de Foz do Iguaçu. 

 Além de ajudar a promover destinos, a “Sora” tem o potencial de reimaginar a forma como experiências de viagem são compartilhadas, permitindo aos usuários criar conteúdos que antes exigiriam produções de vídeo profissionais. No entanto, a tecnologia também levanta questões éticas e legais, que podem ser usados para disseminar desinformação ou para fins maliciosos. 

 A inteligência artificial, AI, ainda está em fase de testes com um grupo limitado de usuários, e já promete ser uma ferramenta valiosa para profissionais criativos, incluindo no marketing de turismo, onde vídeos autênticos e cativantes são a essência da venda.   

E isso vai dar certO?

Mesmo que a nossa nova amiga criadora de conteúdos esteja em testes e desenvolvimento, com suas possíveis dificuldades, como a simulação precisa de uma localização ou erros até ridículos, não podemos negar uma nova fase de competitividade de conteúdo. Ainda assim, o potencial para transformar a forma e a qualidade de como apresentamos e promovemos destinos turísticos é imenso, marcando um passo gigante em nessa nova era de marketing digital no turismo.  

Uma coisa é certa: a maneira como experimentamos e promovemos viagens está prestes a mudar ainda mais radicalmente. Habilidades digitais básicas e pensamento criativo serão essenciais nesse novo desafio. Vamos ficar de olho. 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *