Impacto do dólar nas viagens dos brasileiros

Confira entrevista na CBN Revista sobre os impactos do dólar nas viagens dos brasileiros ao exterior e também nas viagens domésticas.

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Ao final quem é o vendedor e quem é o cliente?

A pergunta que eu gostaria de lançar hoje é: a comunicação e o marketing de nossas empresas e dos destinos brasileiros já entendeu quem é o agente de promoção turística na atualidade?  O fato é que ao lado dos amigos e parentes, existe uma “inteligência virtual coletiva” de milhões de pessoas que dizem o que o seu hotel, seu restaurante, seu museu, seu serviço e o seu destino representa enquanto experiência turística. Você fomenta a venda, coloca preço, facilita a vida do viajante, mas ao final quem experimenta e influencia de forma definitiva se outros virão ou se esses vão voltar é esse “consumidor garoto propaganda” que vai avaliar e espalhar fotos, vídeos e opiniões sobre sua empresa e seu destino.

Nosso papel? Prover conteúdo, informações, fazer com que nosso produto chegue aos milhares de mecanismos de venda e simplesmente encante o turista por algum motivo especial, por algum diferencial ou pelo atendimento de necessidades cada vez mais específicas, subjetivas e difíceis de identificar. Ao final do ciclo, o sucesso está na proximidade entre aquilo que prometemos e aquilo que entregamos.

Seu vendedor é seu cliente; seu promotor é o turista. A palavra é CONTEÚDO, a ferramenta é TECNOLOGIA, o segredo é um produto de qualidade que atende às expectativas do cliente/ vendedor/ cliente.

WTM Londres 2014: o que temos em 35 anos

World Travel Market 2013, ExCel, London, ExCel, LondonNessa segunda dia 3 de novembro começa em Londres a WTM. Durante quatro dias o evento reunirá 50 mil profissionais de turismo, autoridades públicas, jornalistas e especialistas em diversas áreas para o maior evento da indústria de viagens de turismo.

Com 35 anos de existência, a WTM começou em 1980 c0m 350 expositores e 7.753 visitantes, passando por diversas etapas de aprimoramento e ampliação do evento, sempre com uma preocupação em mente: gerar negócios. Em 2013 foram 7 bilhões de libras de contratos assinados; uma lista de expositores que preenche o mapa do mundo; conferências, palestras e apresentações sobre os mais diversos temas para os mais distintos públicos.

Alguns temas estão sempre presentes nas edições da feira. A sustentabilidade e o compromisso de empresas e governos com o futuro dos ativos naturais e culturais que sustentam a experiência dos turistas; as novas tecnologias; os resultados do turismo mundial e as tendências de viagens; os sistemas de reservas; os destinos e seus produtos; os acordos e contratos comerciais e os encontros entre buyers e fornecedores. Em 2014 também irá ocorrer o Summit de Ministros e os temas ligados aos impactos das novas tecnologias também irão atrair a atenção de visitantes e autoridades.

A agenda de seminários, que já abarca temas tradicionais  irá também abordar turismo aventura, turismo médico, turismo criativo, bem estar, turismo de mulheres e  turismo jovem. Cada vez mais os nichos e novas tendências criam a necessidade de aprofundar temas e explorar possibilidades de negócios e de aprendizado. Na quarta-feira o Summit de Ministros será sobre o legado dos megaeventos esportivos, estaremos de olho !

Aposta do mercado espanhol no Brasil

As ações de promoção dos mercados interessados em atrair os brasileiros estão cada vez mais segmentadas, e entendem de forma mais específica os hábitos de consumo e o tipo de experiências que esses viajantes querem ter.

No caso do mercado espanhol, liderado pela Turespaña, os objetivos gerais são de combater a sazonalidade e atrair turistas com maior poder de gasto nos destinos do país. A aposta mais recente é no turismo de luxo e de compras; cuja ação promocional leva ao país um grupo de agentes brasileiros para realizar visitas, contatos com fornecedores e também com centros comerciais, hotéis e várias entidades de promoção das regiões espanholas. Além disso, encontros e reuniões serão realizadas para  criar melhores condições para a geração de mais negócios.

Do lado do mercado receptivo espanhol, as ações também são voltadas para o melhor conhecimento do mercado brasileiro, compartilhar a mesma estratégia comercial entre parceiros públicos e privados e adaptar a oferta às demandas específicas dos turistas que chegam do Brasil.

Esse ano, 2014, até o mês de agosto, a Espanha já recebeu cerca de 300 mil brasileiros com um gasto médio de 2.400 euros em sua viagem e uma permanência de 10 dias (Fonte: Ministerio de Industria, Energía y Turismo da Espanha).

Destination ou destiny

DESTINATION, seu destino, o lugar aonde você está indo. Você sai de sua cidade de moradia para trabalhar, participar de um congresso ou feira, tirar férias, descansar, ficar com a família, ir à praia. Ou ainda, você faz um tratamento de saúde, uma peregrinação. Enfim, você sai de casa e vai ser um morador temporário em outra cidade ou país por diversos motivos. Você é um turista se dormir pelo menos 1 noite e até 1 ano nesse lugar.

DESTINY, o que vai acontecer no futuro com você, algo que você não controla ou que não pode mudar por vontade própria. Uns acreditam, outros menos… Seu destino é você que constrói também não? Suas atitudes, metas, planos, opções de vida. Afinal nem tudo é tão solto ou imprevisível se você traça rumos e faz opções baseadas em seus valores e desejos de estilo de vida.

Esse pequeno trocadilho é somente para uma reflexão. Será que estamos somente vendendo ou promovendo uma feira, uma praia, uma visita, um tour, um hotel, uma paisagem para uma fotografia ? Ou deveríamos vender tudo isso e ainda, um tempo com seus filhos, alguns dias de namoro com sua esposa ou com seu namorado, dias de sol que recarregam as energias, cachoeiras que limpam a alma, florestas que silenciam a alma, uma cultura muito diferente da nossa, uma experiência que vai me transformar ?

Por que seu destino é escolhido ?

Afinal quando estamos falando de marketing de destinos turísticos temos que responder a essas perguntas: o que só seu destino tem? Quais seus diferenciais? Seus valores únicos?
Não é uma tarefa fácil, sobretudo porque hoje não são os destinos que falam sobre si, são os viajantes, os turistas. Também não é um problema do destino ou dos governos, é um desafio para todos os atores do negócio.
É o resultado da experiência dos turistas, suas imagens, vídeos, comentários, críticas, vivências e sonhos que se transformam em publicidade do destino.
O papel do setor público e dos empresários? Conteúdo, conteúdo e conteúdo. Deixar à disposição dos viajantes todo tipo de informações, detalhes, dicas e desejo de visitar seu destino como forma de prover todas as condições para que, ao buscar informações, os turistas encontrem o que procuram.
Tarefa complexa que exige estratégia, recursos humanos e financeiros, além de muita parceria entre gestores públicos e empresários.

Virando do avesso o MKT

Nosso espaço de debate no portal Panrotas passa a se chamar MKTDestinos.

Adoro o tema e estou empolgada em poder compartilhar mais experiências, informações e tendências sobre como os destinos estão trabalhando sua atração de turistas. Seria isso ?
Acho que não… talvez o foco seja como os turistas, (oppssss) os viajantes, estão falando sobre suas experiências durante suas viagens. Melhor assim.

Apesar de não poder e não querer jogar fora toda a experiência na área de marketing de destinos acho que chegou a hora de virar do avesso, de pensar e agir de forma totalmente diferente na comunicação entre destinos, empresas, intermediários e seus clientes, os viajantes.

Vamos juntos nesse novo desafio, vou adorar receber idéias, exemplos e informações dos leitores do Panrotas.

De olho nos destinos: Magazine Azul #16

De olho nas novidades que as revistas de bordo estão trazendo.

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A edição da Revista da Azul de agosto está super interessante, comento alguns dos conteúdos ligados a destinos turísticos e produtos importantes do mercado nacional e internacional.

A edição é de agosto, mas está muito boa, provavelmente você não vai encontrar nos aviões, mas pode acessar: http://www.azulmagazine.com.br/v1/

1. Novo voo para os EUA: a empresa destaca os novos voos para Miami e Orlando, apesar de não serem destinos novos refletem a procura pelos brasileiros e a oferta de novas opções de voos. Ainda faltam as autorizações das autoridades aeronáuticas do Brasil e EUA para iniciar as operações

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2. Lençóis Maranhenses: Destino falado mais ainda pouco explorado pelos brasileiros. A matéria é encantadora pelas fotos e informações sobre a natureza, a cultura local e detalhes sobre como chegar, onde ficar, comer e o que é importante levar para a viagem.

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3. Tiradentes, MG: Abre o apetite ao falar da capital da Boa Mesa. Minhas está cada vez mais inserida em roteiros gastronômicos aliados à história e à cultura. Detalhes de pratos, restaurantes e particularidades locais são os destaques.

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4. Paço do Frevo e Cais do Sertão em Recife: Além de mostrar essas duas novas atrações de Recife, faço meus os encantamentos do autor da matéria. Vale muito à pena, são espaços que falam da história, que permitem a interação e não devem nada a museus importantes de todo o mundo. Especialmente o Cais do Sertão é imperdível. Aliás toda a região do Marco Zero no chamado Recife Antigo está repleto de atrações, lugares para comer, um mercado de artesanato divino e uma vista para o mar indescritível.

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Quanto custam 100Km de viagem aérea?

Um estudo da GoEuro apresenta dados sobre o custo do transporte em vários países do mundo, desde o rodoviário, ao ferroviário e aéreo.
Uma olhada no GoEuro Flight Price Index, que pesquisou o custo médio por 100km das viagens aéreas em 43 países coloca a Finlândia como o país mais caro com U$ 138.90. O país mais barato é a Índia, com U$ 10,36; a China está na 12a. posição com o custo médio de U$ 20,06 e a Rússia em 9o. lugar com U$ 18,32.
O Brasil aparece nesse ranking com um custo médio por 100km de viagem aérea em 32o. lugar entre os 43 países pesquisados, com um preço médio de U$ 44,92.

Que história é essa J.W.Marriot ?

Fairfield In. É uma das marcas do grupo Marriott de hotéis, espalhada por diversas cidades no mundo.
Mas o vínculo emocional e a história da marca Fairfield me chamaram a atenção. Em 1951, o fundador da Marriott International, J. Willard Marriott comprou uma propriedade nas colinas de Blue Ridge (Hume, Virgínia), lugar esse que ele transformou em um dos seus lugares prediletos, frequentado por ex-Presidentes americanos e amigos. Era o “lugar ou campo leal, honrado, amplo”, ou diversos outros adjetivos que traduzem a J.W. Marriot as lembranças de uma vida modesta e simples.

Estou contanto essa história porque, ao me hospedar num desses hotéis, encontrei a explicação do nome do hotel, e a história que existe por trás da marca. Fui pesquisar e me lembrei, nada como uma boa história para nos emocionar com uma experiência, passar a ver o serviço de outra forma.

Sim! Hoje esse lugar é um hotel para ocasiões especiais, festas, casamentos, eventos. Quer saber mais? http://www.marriottranch.com.

Qual é a sua história? Seu vínculo emocional ?