Retorno de investimentos em marketing ?

Se fazer a promoção de um destino ou de um serviço já é uma tarefa difícil, saber aonde investir, em que públicos, que ferramentas usar, quanto investir; imagina medir os resultados dos investimentos.

No último relatório do Ministério do Turismo sobre a competitividade dos 65 destinos o ítem menos desenvolvido no Brasil é o monitoramento. O segundo menos desenvolvido é exatamente o marketing e a promoção. Lamentável, porque não adiasta ter produtos ou destinos maravilhosos se as pessoas não têm conhecimento, se o estor público não tem informações sobre os resultados das ações promocionais ou do resultado econômico da realização do turismo.

Na verdade creio que os desafíos são complexos e duplos: fazer um planejamento, atualizar dados e informações, estabelecer objetivos e metas, orçamento; e, depois, avaliar os resultados obtidos. Conhecer as tendências mundiais e locais, conhecer seu cliente, preparar o destino ou os produtos e a experiencia que o visitante teve.

 

Conhecemos nossos produtos e destinos ?

Quando começamos a fazer o trabalho de relações públicas no mercado internacional, na época da EMBRATUR, conseguimos perceber que a profundidade e qualidade dos conteúdos que tínhamos para falar do Brasil e das experiências que o turista tinha por aqui eram insuficientes.

Levar informações ao turista antes que ele chegue ao destino, ou mesmo quando ele já chegou é um desafio complexo e que exige muito conhecimento sobre como pode ser a visita, mas só que nos mínimos detalhes. O visitante quer descobrir sozinho, experimentar, vivenciar; e para isso ele precisa encontrar informações histórias, geográficas, culturais, curiosidades e detalhes sobre o produto ou serviço que deseja desfrutar. Bem, as ferramentas para isso são muitas, a linguagem, a forma, tudo irá influenciar no resultado da viagem e ainda mais na opinião que o visitante levará adiante em seus comentários.

Mas a pergunta que me faço é: o quanto nós, agentes do turismo, ligados ao mercado ou ao setor público conhecemos nossos destinos e produtos, o quanto estamos nos preparando para disponibilizar informações e serviços para que o turista de fato seja seduzido pelo que estamos “vendendo”. Se realmente conhecemos, aonde estão essas informações? Preparadas em formato e linguagem que atenda o ponto de vista do visitante ? É fácil encontrá-las ? E se ele vem a negócios e eventos? E se ele veio a lazer, como o tratamos com suas necessidades específicas?

Tudo isso, porque não basta ter uma ótima hospedagem, um restaurante delicioso, uma praia deslumbrante, um cultura vibrante. Tudo isso porque ao final precisamos responder: o que nos diferencia ? o que nos torna únicos ? o que nos torna desejados como destino turístico ?

EMBRATUR aos 47

Na minha opinião estamos aos 47 minutos do segundo tempo. No dia 18 de novembro a EMBRATUR comemora 47 anos de existência. Às vezes as pessoas não gostam de aniversários, mas sinto que a grande maioria gosta de ser lembrada, de celebrar a vida, de relembrar momentos e de refletir sobre o futuro.

Para a EMBRATUR, tão cara aos brasileiros e, especialmente àqueles que trabalham no turismo ou àqueles que passaram pela entidade, são quase 50 anos de história. Momentos distintos que acompanharam a vida do Brasil e a tão recente caminhada do turismo. Oportunidade para lembrar de amigos, reverenciar memórias e festejar o turismo.

Hoje, com as mudanças nos hábitos de viagens, com o maior acesso ao turismo, as pessoas conhecem um pouco mais a importância dessa indústria. Creio que muitos avanços podem ser mencionados, e também muitos desafios se colocam à frente. Para os leitores da Panrotas, só quero mencionar um desafio que considero condição essencial para que a promoção internacional do Brasil e, por consequência a EMBRATUR, precisa enfrentar: a mudança de seu modelo de gestão.

Para que a EMBRATUR possa acompanhar as rápidas mudanças por que passa o turismo mundial é necessário uma grande mudança a ser aprovada pelo executivo e pelo legislativo. É necessário ter agilidade para que suas ações sejam efetivas, consigam atingir parcerias com o setor privado, para que seus resultados sejam mensurados e mostrados como importante fonte de desenvolvimento econômico, gerador de empregos e de valorização da cultura.

Oportunidade de promoção na Argentina

O governo argentino publicou um decreto que oficializa os feriados dos próximos três anos. O objetivo é estimular os argentinos a viajar dentro de seu próprio país, prolongar finais de semana, combater a sazonalidade e fazer com que a atividade turística possa ser beneficiada. Os feriados que cairem em terças e quintas serão substituídos por segundas e sextas.

Uma olhada especial no calendário dos principais países emissores de visitantes para o Brasil pode ser tornar uma ótima oportunidade de planejar promoções e pacotes especiais para estrangeiros que desejam visitar o Brasil. Saber antecipadamente as datas pode colaborar para um calendário promocional e ao mesmo tempo a oferta de produtos diferenciados ou mesmo a busca de novos públicos.

No caso da Argentina, maior emissor de visitantes para o Brasil, os principais destinos procurados a lazer ano passado foram Florianópolis, Rio, Foz, Búzios e Bombinhas. Seguem algumas informações sobre o perfil do argentino que visita ao Brasil:

– 79% quer sol e praia

– a motivação “natureza, ecoturismo e aventura” cresceu de 7,7% para 16% entre 2006 e 2012

– a maioria viaja com a família ou são casais sem filhos

– a idade média com maior número de visitantes está entre 32 e 50 anos

– embora a grande maioria já conheça o Brasil, em 2012 20% dos argentinos que nos visitaram o fizeram pela primeira vez

– quer se comunicar com eles? A internet e os amigos e parentes são a referência para a grande maioria

– 98% dos argentinos que viajaram ao Brasil disseram que querem voltar

E aí ? Às vezes não precisa ir muito longe para buscar novos clientes e oferecer novos produtos

(Fontes: Ministério do Turismo, Hosteltur, Governo da Argentina)

 

WTM: Londres 2012 e Rio 2016

Um dos temas abordados durante a WTM de Londres em 2013 foi o balanço que a indústria de viagens e turismo faz dos resultados do Jogos de Londres e as perspectivas para o Rio de Janeiro.

A própria feira faz uma pesquisa com expositores e buyers para tratar de alguns temas que fazem parte do World Travel Market 2013 Industry Report. Cinco temas são tratados: Jogos Olímpicos, Aviação, Mercados Emergentes, Ferramentas de Viagens e Tendências para o Reino Unido.

JOGOS OLÍMPICOS

1. A metade das empresas de turismo aumentaram sua oferta para Londres e o Reino Unido depois dos Jogos 2012;

2. Executivos seniors do setor (64%) disseram que a demanda por férias em Londres aumentou

3. A confiança no sucesso dos Jogos Rio 2016 é grande em 25% dos executivos de turismo; eles irão aumentar a oferta para o Rio independente dos resultados da Copa do Mundo FIFA 2014

4. De cada 10 executivos de turismo, 4 deles tendem a direcionar sua oferta para coincidir com os Jogos Rio 2016.

 

Existe ainda outro relatório da ETOA – Associação Européia de Operadores de Turismo “Lessons from London 2012: Fact, Fantasy and Legacy que traz balanço dos jogos no período de sua realização, mostrando que o período dos Jogos é anornal, trazendo distorções:

1. Suspende o ritmo dos negócios rotineiros

2. Bate de frente com as restrições de capacidade

3. Traz uma demanda irregular para o setor de serviços

4. Demanda uma infraestrutura permanente

 

Sabemos que o período é anormal, que a visibilidade é grande, fica o desafio de entender da melhor forma essa demanda de turismo e, sobretudo, lembrar de promover o Brasil. Pois o Rio estará ocupado no período dos Jogos, mas ainda temos todo o Brasil a explorar. Já vi operadoras internacionais vendendo “Lugares para visitar no Brasil durante os Jogos 2016″.

 

Típico da Toscana 2: Trufas e Alabastro

Na sequência do post Série “Típico da Toscana”1, vou comentar um pouco sobre a TRUFAS e o ALABASTRO ( enfim entender o que é isso…).

As TRUFAS negras estão na região de Apennines e San Miniato é a capital das trufas brancas na Itália. Eles usam os cachorros para fazer a busca das trufas, e os turistas podem experimentar essa “caça” durante suas visitas. Essa semana está difícil de encontrar trufas para comprar, mas em alguns dias começa o Festival de Trufas, um período super interessante para visitar a região.

Já o ALABASTRO, pedra quente e luminosa, faz parte da tradição que passa de pai para filho a centenas de anos; desde o final do século 18 muitas obras valiosas que foram feitas com a pedra de sulfato de cálcio hidrato rodaram o mundo com os “viajantes do alabastro”. Hoje as pessoas podem encontrar peças artesanais de vários tamanhos dessa expressão artística local. Miniaturas de Torre de Pisa são comuns em alabastro.

Série “Típico da Toscana” – 1

Durante três dias pertinho de Pisa para participar do IPK’s World Travel Monitor® Forum 2013 in Pisa: World Travel Trends e fazer uma palestra, aproveito para compartilhar assuntos que muitos já conhecem, mas vale a pena recordar ou saber um pouco mais.

Super interessante no quarto do hotel que estou Bagni di Pisa, eles mencionam as especialidades da Toscana, na Província de Pisa: VINHO, TRUFAS, ALABASTRO (fui ver o que era…), CERÂMICAS, AZEITE DE OLIVA, ARTIGOS DE COURO e ÁGUA TERMAL.

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Interessante não ? Bem o VINHO todos conhecem, mas os da região de Pisa têm os nomes associados a estradas e colinas, onde as famílias já produzem com DOC ( Designação de Origem Controlada ) dos vinhos italianos. Os principais são: Chianti delle Colline Pisane, Bianco Pisano di San Torpé, Vino MOntescudaio, Vino dei Colli dell’Etruria Centrale.

Os ARTIGOS DE COURO vêm do século 13, uma tradição artesanal que perdura até hoje. O couro vai direto para a fabricação de sapatos, bolsas e outros produtos de alta qualidade. Os lugares mais tradicionais são Santa Croce sull’Arno, Castelfranco di Sotto e San Miniato.

Viajando em 2013

Os gastos dos estrangeiros no Brasil apresentam grande recuperação em setembro (+14,3%), o mês com maior aumento percentual em relação ao ano passado; no entanto, o ano ainda continua com pequenos crescimento de +0,8%.

O mês de setembro também foi recorde nos gastos dos brasileiros no exterior (+27,3%), consolidando um ano com aumento de quase 16% de despesas no exterior. Segundo a OMT, os brasileiros estão entre as nacionalidades que mais aumentaram seus gastos em viagens internacionais depois da China e da Rússia.

Quanto ao volume de viajantes, enquanto o crescimento médio mundial segundo a OMT é de 5%, as Américas crescem 4% e a sub-região da América do Sul apresenta uma estabilidade em relação a 2012, sem crescimento.

Para os próximos seis meses, a pesquisa do MTur sobre intenção de viagens dos brasileiros mostra que 32,1% pretendem realizar viagens, deste, 74% desejam viajar no Brasil e 23,4% para o exterior.

 

Performance turismo no Brasil

O turismo mundial teve crescimento de 5% nos primeiros oito meses de 2013. O resultado se deve ao ótimo desempenho da Europa na alta temporada desse verão, da Ásia e do Oriente Médio. ( Fonte: OMT – Organização Mundial de Turismo ).

Nas Américas, o bom desempenho ficou por conta da América do Norte, que cresceu 4%. Os EUA também estão entre os países que aumentaram suas receitas com a chegada de estrangeiros (+11%). As receitas também cresceram na Tailândia (+27%), Hong Kong (China) (+25%), Turquia(+22%), Japão (+19%) e Reino Unido (+18%).

Para os emergentes ficou mais uma vez o recorde de gastos em viagens ao exterior. Os chineses gastaram +31% e os russos +28%. Os brasileiros não aumentaram em número de viajantes mas tiveram gastos de +15% em suas viagens ao exterior em 2013. Os gastos dos estrangeiros em nosso país não apresentam crescimento entre janeiro e agosto.

As chegadas de estrangeiros por via aérea nos primeiros oito meses do ano no Brasil registraram diminuição de -9,5%; os primeiros quatro meses registraram grande queda, por exemplo de -28,3% em abril; já a recuperação veio à partir de maio, com destaque para julho que teve crescimento de +27,7%.

Os principais portões aéreas de entrada de turistas registram crescimento nos oito primeiros meses de 28% em Recife, +13,3% em São Paulo (Guarulhos + Viracopos),+6% em Fortaleza e de +2,3% no Rio de Janeiro. Já uma quede de -15% em Belo Horizonte, -5,7% na Bahia (Salvador e Porto Seguro) e -1,2% em Brasília ( Fonte: EMBRATUR/ Polícia Federal ).