Minha Experiência no Hotel que foi a Casa de Vinicius de Moraes

Se hospedar no Mar Brasil Hotel na Praia de Itapuã (Salvador) na Bahia é pura poesia. Agora imagine olhar aquele lindo mar da mesma vista que Vinicius de Moraes tinha da sua janela?

Veja a casa original, onde o poeta contemplava as belas tardes de Itapuã, e o hotel cercando o restante do terreno:

O Hotel existe desde 1993, mas a famosa ‘casa ao lado’ foi adquirida somente em 2000. Um lugar frequentado por artistas, reduto de suas parcerias, e berço de famosas canções do poeta.

Ao invés de demolir e construir um hotel contemporâneo, os proprietários decidiram (acertadamente) preservar as memórias de um dos maiores poetas e compositores do país. E o resultado foi incrível, cheio de boas energias e muita história para contar.

Imagens da Suíte Vinicius:

Depois de uma linda escada de madeira original, chegamos à porta da suíte, indicada por esse símbolo.

Sua discografia Banheira onde ficava olhando a praia, rodeado por amigos e compondo. Alguns de seus livros ficam à disposição dos hóspedes sortudos.Um dos banheiros da suíte tem a arte mais inusitada…a parede de ‘bundas’, que ele e seus amigos ficavam brincando para descobrir de quem eram.   Vinicius se casou 9 vezes (isso mesmo que você leu!). Não à toa, é sua a obra ‘Antologia Poética’, que você deve conhecer pelas frases:

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Mas voltando ao tema, os executivos do Mar Brasil conheceram sua 7ª esposa, a atriz Gessy Gesse. Pediram para ela contar sua história, e assim, o hotel ganhou ainda mais vida.Bilhete onde ele diz para Gessy que a casa é dela:
‘A casa é sua, e o poeta então, nem se fala!’

Assista uma entrevista de Gessy apresentando o livro onde conta sua vida com Vinicius, e mostrando a Suíte AQUI (6min).

Ela conta aos donos do hotel que Vinicius,  amigo de Sartre e Borges, passava por um momento de achar o mundo intelectual um pouco chato. “Quero algo verdadeiro, real”, dizia.

E na Bahia, através dos contatos dela e de seu estilo de vida, incorporou a baianidade, o sol, o mar e o candomblé, a sua poesia. Foi a época em que se encantou por Mãe Menininha, se tornando fascinado por sua sabedoria, mesmo sem escolaridade alguma.

Uma das muitas ‘sacadas’ geniais do hotel foi contratar cenógrafos para criar o ambiente, e não os tradicionais designers de interiores. A ideia é manter o olhar teatral. E o ambiente do café da manhã representa exatamente essa ideia.

                 Telefone da época. Crianças param o tempo todo na frente desse ‘objeto estanho’ tentando entender o que é.       Máquina Original.

O velho calção de banho….                                      AdegaEntre os proprietários, está o sobrinho de Dorival Caymmi, grande amigo do compositor.

Piscina e peça originais da casa foram restaurados e mantidos:

Importante destacar o Restaurante ‘Casa di Vina‘, lembrando que o apelido de Vinicius era ‘Vina’.

Os pratos são simplesmente sensacionais, com aroma, sabor, apresentação impecável!.

E o slogan é A vida é a Arte do Encontro, outro lindo poema do compositor.

Depois de alguns dias no hotel, você mergulha em um mundo muito maior que a ‘Garota de Ipanema‘, que o tornou mundialmente famoso. Mergulha em uma vida cheia de intensidade, boêmio, apaixonado.

A Suíte onde eu fiquei hospedada (olha a Suíte Vinícius lá em cima):


Ambiente de Estar em uma das áreas públicas do hotel:Como estamos em época de Carnaval, recomendo esse vídeo com a linda letra de ‘Samba da Benção‘, com ele mesmo cantando, e fazendo referência a todos seus parceiros e amigos da jornada artística, além da sua mulher Gesse, responsável por lhe apresentar todas as nuances da baianidade, incluindo o Candomblé.

Sensacional!!!!

#saravá

Claro que eu não podia sair sem a foto tradicional de quem visita o hotel:

====

Se gostou desse post, não deixe de ler:

Postagens relacionadas

Published by

Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator. Tem mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre gestão de pessoas, luxo e comercialização hoteleira. Além de CEO da GO Associados desde 2010, aceitou o convite para ser Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International) em 2014, é a principal Palestrante sobre Turismo de Luxo do país, Professora da Educação Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Articulista de diversos sites, e Blogueira desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *