Minha Experiência no Hotel que foi a Casa de Vinicius de Moraes

Se hospedar no Mar Brasil Hotel na Praia de Itapuã (Salvador) na Bahia é pura poesia. Agora imagine olhar aquele lindo mar da mesma vista que Vinicius de Moraes tinha da sua janela?

Veja a casa original, onde o poeta contemplava as belas tardes de Itapuã, e o hotel cercando o restante do terreno:

O Hotel existe desde 1993, mas a famosa ‘casa ao lado’ foi adquirida somente em 2000. Um lugar frequentado por artistas, reduto de suas parcerias, e berço de famosas canções do poeta.

Ao invés de demolir e construir um hotel contemporâneo, os proprietários decidiram (acertadamente) preservar as memórias de um dos maiores poetas e compositores do país. E o resultado foi incrível, cheio de boas energias e muita história para contar.

Imagens da Suíte Vinicius:

Depois de uma linda escada de madeira original, chegamos à porta da suíte, indicada por esse símbolo.

Sua discografia Banheira onde ficava olhando a praia, rodeado por amigos e compondo. Alguns de seus livros ficam à disposição dos hóspedes sortudos.Um dos banheiros da suíte tem a arte mais inusitada…a parede de ‘bundas’, que ele e seus amigos ficavam brincando para descobrir de quem eram.   Vinicius se casou 9 vezes (isso mesmo que você leu!). Não à toa, é sua a obra ‘Antologia Poética’, que você deve conhecer pelas frases:

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Mas voltando ao tema, os executivos do Mar Brasil conheceram sua 7ª esposa, a atriz Gessy Gesse. Pediram para ela contar sua história, e assim, o hotel ganhou ainda mais vida.Bilhete onde ele diz para Gessy que a casa é dela:
‘A casa é sua, e o poeta então, nem se fala!’

Assista uma entrevista de Gessy apresentando o livro onde conta sua vida com Vinicius, e mostrando a Suíte AQUI (6min).

Ela conta aos donos do hotel que Vinicius,  amigo de Sartre e Borges, passava por um momento de achar o mundo intelectual um pouco chato. “Quero algo verdadeiro, real”, dizia.

E na Bahia, através dos contatos dela e de seu estilo de vida, incorporou a baianidade, o sol, o mar e o candomblé, a sua poesia. Foi a época em que se encantou por Mãe Menininha, se tornando fascinado por sua sabedoria, mesmo sem escolaridade alguma.

Uma das muitas ‘sacadas’ geniais do hotel foi contratar cenógrafos para criar o ambiente, e não os tradicionais designers de interiores. A ideia é manter o olhar teatral. E o ambiente do café da manhã representa exatamente essa ideia.

                 Telefone da época. Crianças param o tempo todo na frente desse ‘objeto estanho’ tentando entender o que é.       Máquina Original.

O velho calção de banho….                                      AdegaEntre os proprietários, está o sobrinho de Dorival Caymmi, grande amigo do compositor.

Piscina e peça originais da casa foram restaurados e mantidos:

Importante destacar o Restaurante ‘Casa di Vina‘, lembrando que o apelido de Vinicius era ‘Vina’.

Os pratos são simplesmente sensacionais, com aroma, sabor, apresentação impecável!.

E o slogan é A vida é a Arte do Encontro, outro lindo poema do compositor.

Depois de alguns dias no hotel, você mergulha em um mundo muito maior que a ‘Garota de Ipanema‘, que o tornou mundialmente famoso. Mergulha em uma vida cheia de intensidade, boêmio, apaixonado.

A Suíte onde eu fiquei hospedada (olha a Suíte Vinícius lá em cima):


Ambiente de Estar em uma das áreas públicas do hotel:Como estamos em época de Carnaval, recomendo esse vídeo com a linda letra de ‘Samba da Benção‘, com ele mesmo cantando, e fazendo referência a todos seus parceiros e amigos da jornada artística, além da sua mulher Gesse, responsável por lhe apresentar todas as nuances da baianidade, incluindo o Candomblé.

Sensacional!!!!

#saravá

Claro que eu não podia sair sem a foto tradicional de quem visita o hotel:

====

Se gostou desse post, não deixe de ler:

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já trabalhou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel e Worldhotels. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, Board Member da WTM Brasil, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, além de palestrante, blogueira e articulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *