O Instagram tem sido um tema comum aqui no blog, já que, como profissional do turismo atuando em marketing de destinos, tenho visto o boom do aplicativo como uma ferramenta de divulgação e acompanhado o seu impacto no nosso setor.
Já falei aqui sobre a “instagramabilidade”no Turismo, a repercussão que a popularidade de um destino no app traz para os adultos até 30 anos e a lista dos 10 destinos mais populares, segundo o próprio Instagram. Hoje trago algumas lições (inspiradas em conteúdos da rede de gerenciamento Hootsuite) que a rede social pode trazer para nós do turismo, tanto no marketing de destinos como para o branding.
Lição 1 e base de tudo: não basta apenas ter uma conta.
Assim como em qualquer rede social de grande alcance, possuir uma @ no Instagram não é sinônimo de visibilidade. Com mais de 500 milhões de usuários, pode ser difícil se destacar na multidão. Possuir um planejamento, observar o calendário sazonal, ter boas imagens, trabalhar na publicação de vídeos e divulgar a @ para o público alvo já é um bom começo.
Estabelecer o tema e dar consistência às imagens não são tarefas fáceis de fazer, mas vale a pena levar um tempo extra para manter um estilo no feed. Concentrar todas as imagens no mesmo filtro ou até paleta de cores “remove o jogo de adivinhação, dá identidade e mantém os usuários voltando à sua página inicial”, segundo o Hootsuite.
Outra dica é utilizar sua grade no Instagram para atrair seus clientes: cada usuário possui suas imagens dispostas em três grades; “brincar”com o layout, dividindo a imagem na grade, pode ser uma ferramenta útil. Claro que é preciso planejamento de detalhes e de design, mas quando feito corretamente gera impacto nos usuários.
Uma lição valiosíssima é o cuidado com o overposting. Postar inúmeras fotos no mesmo dia, sobrecarrega o feed dos usuários e aborrece os seguidores, que não conseguem acompanhar publicações de outros perfis. O overposting no Instagram nunca é positivo e pode trazer repercussão negativa e perda de seguidores do perfil.
Usar a hashtag #TBT não é exclusividade de perfis pessoais! É possível utilizá-la para criar consciência a respeito da sua empresa, promover o tema abordado, evolução do produto ou trazer algum fato histórico que esteja relacionado ao seu perfil.
Criatividade é a palavra de ordem na rede social. Considerar promover marcas e destinos no Instagram é atividade imprescindível em 2018, já que o aplicativo integra as tendências deste ano. Seguimos acompanhando.
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]
[…] Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog Marketing Destinos […]
Olá, Jeanine. Normalmente numa viagem, tiramos muitas fotos, e hoje, como não revelamos mais, elas ficam amontoadas em aparelhos ou na nuvem, por isso gosto de postar as melhores fotos, mas, também não quero ser o chato das redes sociais. Então, normalmente faço uma postagem ao final de cada dia de viagem. Normalmente posto um álbum, mais de uma foto numa única publicação, com as fotos dos principais locais que visitei no dia. Mas fico na dúvida, isso seria um overposting?
Oi tudo bem? Verdade, sempre ficamos com as fotos no telefone e nem revelamos mais. Achei ótima sua ideia de fazer esse resumo diário com o álbum, você pode compartilhar e ainda relembrar no futuro. Não vejo que seja over. Estou pensando em fazer aqueles álbuns que vc envia as fotos por email e recebe em casa uma coletânea, também é uma opção.