SETEMBRO, SINTO CHEIRO DE FINAL DE ANO

Setembro é um mês de definições, para o país (eleições no início de outubro), para a economia (como fecharemos 2018?), para nosso mercado (ABAV Expo chegando), para a sua empresa (sprint final pras metas de 2018), para o ano que vem (hora de programar o PE 2019).

São nestes momentos que o espírito empreendedor fala mais alto

O cenário do país não é bom, as eleições seguem indefinidas, as cartas estão na mesa mas tudo pode mudar, o risco da velha política permanecer no poder é enorme, a possibilidade de avanço é remota, um sonho, quase uma utopia.

A economia está controlada, num cabresto bem apertado apesar da explosão dos gastos públicos, e isso não é bom, parecemos um carro de corrida com o câmbio quebrado na segunda marcha, sobra potência mas o motor não desenvolve.

O empresário brasileiro enfrenta cenários cada vez mais desafiadores (greves, megaeventos, eleições, crise econômica, crise política, crise ética, baixa capacitação profissional, juros extorsivos, impostos absurdos, estado ineficiente, etc etc)

Nosso mercado de viagens e turismo segue o grande prêmio da economia brasileira, muitos projetos na gaveta, alguns investimentos represados, muitos empresários sonhando com uma proposta, alguns investindo o que não têm para valorizar seu dote, outros na base do “Deus me livre quem me dera…”, mas a grande maioria segue aplicando muito empenho e criatividade para perpetuar o seu negócio, tanto é verdade que todos esses atores se encontrarão no maior palco do mercado de viagens e turismo brasileiro: a ABAV Expo 2018, de 26 a 28 de setembro, no Centro de Exposições do Anhembi, São Paulo.

A ABAV Expo segue sendo a grande vitrine dos negócios relacionados ao mercado de viagens e turismo na America Latina

Dois terços do ano foram embora, restando escassos 4 meses para buscar as metas planejadas para 2018, mas que a greve dos caminhoneiros, a copa do mundo de futebol, as eleições e os impostos cada vez mais absurdos, impediram de cumprir.

As empresas preparam-se para um 2019 de incertezas, “melhor economizar do que desperdiçar”, dizem alguns, “mas o futuro do Brasil é promissor”, acreditam os ingênuos, “a saída do Brasil é GRU”, afirmam os desiludidos, enquanto os mais realistas preparam-se para planejar o novo ano com um pé na realidade e outro no escapismo desta dura realidade.

É, tudo indica que o ano está mesmo acabando…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *