10 Novidades da Hotelaria para 2016

O panorama da hotelaria mundial para 2016 está cheio de novidades:


1 – O Uberização dos Hotéis Econômicos
Já sabemos que casas mobiliadas e hostels invadiram o segmento de hospitalidade com mais ênfase esses últimos tempos. Não é à toa que o Ibis Budget está testando protótipos de dormitórios em uma de suas unidades. A Eklo Hotels também mudou seu conceito com um quarto com 4, 5 ou 6 camas.

Captura de Tela 2016-01-18 às 21.32.33

2 – Os Robôs Chegaram
O check-in e check-out digitais nem bem chegaram por aqui e já estão sendo substituídos. A Accorhotels lançou o primeiro motor de busca 100% de emojis. Assista o vídeo abaixo:

E agora os hotéis japoneses da Henn-na substituíram sua recepção por robôs. Obs.: clique no nome do hotel e não deixe de assistir o vídeo de abertura do site! Assustador, se não fosse engraçado..rsrs

Captura de Tela 2016-01-18 às 20.50.44

3 – Plataformas de Reservas Customizadas
As plataformas de reservas estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Além de maior personalização, o day use por hora ou período (diurno, claro) chega com tudo. É cada vez  mais possível reservar uma cama e não um quarto.

4 – Decoração Temática abre caminho para o Vintage Chic
Os novos hotéis urbanos vão misturar móveis vintage e decoração sofisticada. Exemplo dessa tendência é o Le Grand Pigalle (Paris)

2

5 – As piscinas são necessários em áreas urbanas
Hotéis 5 estrelas em grandes cidades precisam sim de áreas de bem-estar. Investir em uma piscina se torna uma necessidade, e nosso lindo Unique São Paulo é exemplo disso.
unique-skye_bx_nelson-kon_pi
6 – Hotéis boutique devem confiar em seus Restaurantes
Eles se transformam em locais festivos e animados.

7 – Co-branding acelerando
Agora hotéis levam o nome do proprietário, da família, ou uma marca icônica. Enquanto o hotel Fauchon (patisserie ícone francês) está anunciado para 2018, já existem outros como hotéis Baccarat, ou The Brando (Marlon Brando) no Taiti.

Captura de Tela 2016-01-18 às 21.41.15

8 – A Inovação Urbanas
Já conhecemos hotéis em árvores ou quartos em bolhas, mas os projetos urbanos vão reinar. Exemplo disso é o Book and Bed no Japão.

Captura de Tela 2016-01-18 às 21.08.08

9 – Clubes Privados
Os hotéis 4 estrelas OKKO revolucionaram. Eles rasgaram o livro de regras, e não tem recepção, lobby nem salão de café da manhã. Ao invés disso, tem um ‘clube’, espaço amigável e convidativo com cozinha que oferece lanches e bebidas, computadores, impressora, ambiente fitness, loja de presentes, seleção de jornais e revistas, e funcionários que atuam como concierges.


10 – Tempos de concentração de negócios
Marriot adquiriu a Starwood Hotesl & Resorts e ultrapassou 1 milhão de quartos. A Accor comprou a FRHI (Fairmont, Raffles e Swisshotel) e também entrou na disputa das grandes redes. E todas sabem que, quanto maior a rede, mais clientes, e mais investimentos sofisticados serão necessários para manter a diferenciação.

Adaptei algumas coisas, mas a lista original é da Linkhospi, Luxury Hospitality Networking.

=======

Leia também:

Novos perfis de turistas exigem mudança de estratégia

5 Tendências da Hotelaria

4 Tendências do Marketing Turístico em 2014

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

One thought on “10 Novidades da Hotelaria para 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *