Você PRECISA conhecer o modelo de negócios da Sonder, o mais novo ‘unicórnio’ da nossa indústria, avaliada em mais de USD 1 Bilhão, e considerada por alguns como a verdadeira disrupção da hotelaria, muito mais que o Airbnb.
Tive o prazer de participar do Fórum de Hotelaria do FOHB (que arrasou na organização, inclusive!) e citei a Sonder no painel de Inovação que mediei. E algumas pessoas depois seguiram me perguntando sobre a nova marca que começa a ganhar mercado. Então Vamos lá…
História
Tudo começou em 2012, quando Lucas e Francis foram visitar San Francisco e alugaram um apto. por site de vendas compartilhadas (rsrs), e os problemas começaram: não conseguiam contato com o proprietário, o apartamento não parecia estar pronto para os visitantes, havia comida pela metade na geladeira e pelos de cachorro cobrindo os móveis. Resumo: foram para um hotel. Mas a dúvida ficou: E se houvesse um lugar tão confiável quanto um hotel, mas com o aconchego e estilo de uma casa?
A Sonder contrata construtores de imóveis para arrendar andares inteiros em seus edifícios.
Eles economizam dinheiro eliminando serviços específicos (seu aplicativo atribui a cada hóspede um código de acesso ao quarto) e terceirizando serviços de manutenção e limpeza.
Hoje, as propriedades de Sonder têm uma taxa de ocupação de quase 80% (a média para hotéis nos EUA é de aproximadamente 65%) e recebem cerca de US$ 57.000 por unidade, por ano.
Como funciona
É uma espécie de híbrido entre o Airbnb e um hotel, considerados pelos fundadores da Sonder como: ‘modelos defeituosos’. E eles quiseram oferecer o melhor dos 2 mundos, sem os defeitos de cada um:
Melhor do Airbnb:
- Comunidade (sensação de ‘pertencer’ e conhecer a cultura local)
- Conforto (sensação de ‘estar em uma casa’)
- Custo
Melhor dos Hotéis:
- Limpeza
- Segurança
- Consistência
Afinal, a Sonder:
- Cumpre leis e regulamentos vigentes de impostos, zoneamento, incêndio e segurança. Não era isso que a hotelaria queria, um ‘campo de jogo’ igual?
- É composta por ‘micro hotéis’ em apartamentos tradicionais (em prédios de uso misto), utilizando design contemporâneo e tecnologia para oferecer serviços que as pessoas desejam. Vários com cozinha, lavanderia, etc.
- Tem um modelo de negócios que inclui aquisição de ativos e arrendamento de longo prazo.
Pontos Positivos:
- Aplicativo fácil de usar com processo completo de Reservas, check-in, check out (através de código na fechadura).
- Contato 24hs – um hóspede estava incomodado com o barulho do apto. ao lado, reclamou com a Sonder, que pediu desculpas e disse que ia entrar em contato com o apto. barulhento. Houve silêncio em seguida. Talvez não acontecesse se o apto. fosse de morador, mas é um serviço bem acima da média do Airbnb, por exemplo.
- Pelo aplicativo, o hóspede pede o serviço de limpeza (que a Sonder ampliou, e está oferecendo inclusive para os moradores do prédio também).
Pontos Negativos:
- Em alguns prédios, os porteiros não ficam muito felizes com hóspedes Sonder, e fazem muuuuitas perguntas. Afinal, pessoas moram lá também!
- Hóspedes que não falam inglês tem dificuldade de entrar em contato com a Sonder pelo eu aplicativo, principalmente porque ela se distribui por algumas OTAs, e esse atendimento fica mais difícil.
- Durante a hospedagem não é possível abrir o aplicativo para reservas outras unidades. Só volta a ficar disponível depois do check out.
- Ao ser pedido um check-in antecipado, envia uma mensagem um pouco dura: “Parece que não podemos aprovar seu pedido de check-in antecipado”. Sobre cobrar o early check-in, tudo bem, aqui falamos somente da qualidade da mensagem.
Motivos pelos quais essa pode ser a verdadeira disrupção da hotelaria:
- Eles exigem uma mentalidade de alto crescimento equilibrada com disciplina fiscal implacável.
- Foco em construir uma cultura, não só uma empresa. Eles tem uma super profissional desenvolvendo líderes em tempo integral. Quantas empresas de nível C você conhece que investe nisso.
- Tem pensamento de longo prazo.
- O setor global de acomodações está chegando a 1 trilhão de dólares. Este é um mercado altamente fragmentado, com a maior cadeia de hotéis com apenas 3,7% de participação de mercado. Portanto, a oportunidade está bem à frente para a Sonder.
Como diz um de seus fundadores: ‘Está na hora de reintroduzirmos a humanidade no setor de acomodações e aproveitarmos o poder da tecnologia para democratizar as viagens e oferecer experiências impressionantes com serviço, conforto e estilo.’
Você acha que esse modelo de negócios é mesmo a nova disrupção da indústria?
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Não senti pelas explicações acima que serão os “salvadores da pátria” dos hóspedes insatisfeitos. Sei que vários modelos, desde a história do Bom Samaritano até os dias atuais, passando por nossas hospedagens em casa de parentes e amigos, como campings, hostels, etc. irão conviver “harmoniosamente” e com certeza queremos saber as regras do jogo, para não entrarmos em campo já com o placar em goleada a favor de nosso adversário.
Que sejam, com toda certeza, de coração, muito bem vindos. Vamos unir forças, vamos a inclusão social aos meios de hospedagens. Ha tanta gente que nunca dormiu fora de casa! Todos merecemos!
Concordo, Geraldo! Insatisfação do hóspede é algo subjetivo, e existirá em diversos modelos de negócios. Não acredito também em ‘salvadores da pátria’, mas interessante ficarmos ligados nas movimentações do mercado. Ainda veremos muitas aquisições e novidades nos meios de hospedagem daqui para frente! Obrigada por prestigiar o blog. Passe sempre por aqui! Abs,
Muito interessante o blog!
Obrigada por compartilhar informações importantes sobre as movimentações do mercado da hotelaria.
Gostei muito de entender mais sobre a Sonder. É necessário ficarmos antenados 🙂