Fronteiras abertas?

Ligações de amigos anunciando a fronteiras abertas com o Brasil, as manchetes de inúmeros jornais e as explicações suscintas nos sites governamentais me levaram a confusão e eu cheguei a publicar a abertura das fronteiras alguns minutos atrás. Mas não! Perdão.

No dia 24 de julho, o primeiro-ministro francês anunciou que viajantes oriundos de 16 países onde o vírus está circulando fortemente poderão entrar no território francês sob apresentação de testes negativos para o Covid-19. O que ele quis dizer? Que viajantes oriundos de 16 países onde o vírus está circulando fortemente poderão entrar no território francês SOMENTE sob apresentação de testes negativos para o Covid-19.

“As fronteiras com essas nações continuam fechadas!” Afirmou Jean-Castex (o novo primeiro ministro) em discurso realizado durante sua visita ao aeroporto de Orly.

Os 16 países interessados dessa lista no momento são: África do Sul, Argélia, Bahrein, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Israel, Kuwait, Madagascar, Omã, Panamá, Peru, Catar, Sérvia, Turquia. 

Diante da possível dificuldade de realizar um teste em alguns desses países, um sistema de generalização de testes na chegada está gradualmente sendo colocado em prática nos aeroportos e portos franceses, e estará totalmente operacional até 1 º de agosto.   Isso consistirá em testar sistematicamente os viajantes desses países em risco: aqueles testados negativamente no Covid-19 poderão se mover livremente pelo país. As pessoas que testarem positivamente serão colocadas em isolamento durante quatorze dias.

Quem pode entrar na França vindo do Brasil? Brasileiros com residência legal na França, franceses e estudantes que tiveram seus cursos confirmados.

Fronteiras seguem fechadas para turistas brasileiros

Fronteiras Abertas:  Atualmente são admitidos como turistas na França pessoas vindas dos seguintes países:

Argélia

Austrália

Canada

Georgia

Japão

Montenegro

Marrocos

Nova Zelândia

Ruanda

Sérvia

Coreia do Sul

Tailândia

Tunísia e Uruguai

Veja quais atividades estão funcionando Na França:

Restaurantes, bares et cafés Abertos com respeito das medidas de distanciamento social en zone verte
Praias, lagos, corpos d’água, centros de atividade náutica Abertos
Piscinas Abertas
Museus e monumentos, zoológicos Abertos com respeito das medidas de distanciamento social. Muitos museus exigem reserva com data e hora marcada.
Parques de lazer Abertos

Shopping
Todas as lojas e shoppings estão abertas, a menos que seja aconselhado de outra forma pelo prefeito. O uso da máscara é obrigatório
Cinemas Abertos com respeito das medidas de distanciamento social
Teatros Abertos com respeito das medidas de distanciamento social
Estádios, pistas de corrida Autorizados com respeito das medidas de distanciamento social e respeito de menos de 5.000 pessoas até o final de agosto
Esportes individuais Autorizados
Esportes em grupo Autorizados 
Esportes de contato (boxe, artes marciais, etc.) permanecem proibidos
Casinos Abertos com medidas sanitárias
Discotecas Fechadas até 31 de agosto

Manchetes e artigos anunciam igualmente a volta das feiras e salões internacionais a partir de setembro. Seria esse um bom presságio?

Nota: atualmente em torno de 6000 pessoas estão hospitalizadas devido ao Covid-19 na França e a media de óbitos se situa em 15 pessoas por dia.

Acesse o link para ver mais dados e o mapa indicando as zonas em alerta.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

26 thoughts on “Fronteiras abertas?

  1. Olá! No site do skyscanner consta a seguinte informação para acesso à brasileiros na França, atualizada hoje: “a entrada de passageiros vindos de países não-membros do Espaço Schengen continua proibida, com poucas exceções. A partir de 01 de agosto de 2020, brasileiros poderão entrar no país e deverão apresentar um teste com resultado negativo para COVID-19, emitido 72 horas antes da viagem. Caso contrário, o exame deverá ser feito na chegada. Viajantes com permissão para entrar devem obter pelo site do governo francês um certificado de viagem internacional. Além disso, todos estão sujeitos a quarentena ou isolamento e devem apresentar uma declaração de saúde atestando não ter nenhum sintoma do novo coronavírus”;
    Pelo descrito, subentende-se que turistas brasileiros poderão entrar na França a partir de agosto, desde que apresentem teste negativo de Covid ou o façam na chegada. Esta informação procede?

    1. Olá Nathana
      Como vai? Obrigadíssima pelos detalhes. Você deve ter lido o post antes da minha retificação.
      Sinceramente, acho que esta foi uma das piores postagens que fiz. Como mencionado no primeiro parágrafo, por um pequeno espaço de tempo, eu me enganei, devido às informações parciais anunciadas nos jornais e sites do governo francês. Foi assistindo diretamente o discurso do primeiro ministro que a informação ficou mais clara. E para complicar minha situação, assim que percebi o erro, fiquei sem internet, tendo que fazer as retificações pelo telefone. Peço perdão pela confusão e mais uma vez agradeço sua mensagem.
      Concluindo: as fronteiras continuam fechadas para turistas e aqueles que podiam entrar devido à seus estatutos (brasileiros residentes na França, franceses, estudantes)podem continuar entrando, porém com teste realizado.

  2. Bom dia!
    Tem alguma previsão para entrada de brasileiros turistas em Paris?
    Vou para Paris em Outubro e estou com medo que até lá não esteja liberado.

    1. Oi Joelma
      Obrigada por acompanhar o blog e por deixar sua mensagem.
      Muitos acreditam que uma vez que a curva de mortes e admissões hospitalares baixem o virus vai se enfraquecendo, tornando-se menos perigo e letal. E no Brasil a curva dos óbitos começou a descer, isso é muito bom. Porém, apesar do meu otimismo, prever uma data parece por enquanto impossível.

  3. bom dia,e obrigada pelas atualizações e retificações das noticias!
    Sei que é difícil um prognóstico mas, com o anúncio dessas vacinas = ( Rússia/ China / Cuba ), num prazo médio ( Janeiro ou Fevereiro ) dá p/ dizer que a entrada de brasileiros tende a ser permitida na França?

    Agradeço seu retorno
    Att
    Ana Lúcia

    1. Oi Ana
      Obrigada por acompanhar o blog e por deixar sua mensagem.
      Acho que vai abrir antes da vacina. Muitos acreditam que uma vez que a curva de mortes e admissões hospitalares baixem o virus vai se enfraquecendo, tornando-se menos perigo e letal. E no Brasil a curva dos óbitos começou a descer, isso é muito bom. Porém, apesar do meu otimismo, prever uma data parece por enquanto impossível.

  4. Olá querida, obrigado pelo post! Me tirou muitas dúvidas. Eu estou com uma viagem marcada para o meio de novembro, sou do RJ. Hotel já está marcado, tudo direitinho. Será que haverá problemas?

    1. Oi Jhonatan
      Obrigada você por acompanhar o blog.
      A situação no Brasil parece estar melhorando rapimente. Muitas atrações que ainda estavam fechadas aqui estão anunciando sua abertura para setembro. Elas vão precisar de público. Esperemos que até la as fronteiras se abram.
      Estou torcendo com força!

  5. Olá Silvia !
    Gostaria de perguntar onde posso encontrar esta declaração , se antes de embarcar já deve estar em mãos ou terei que assinar assim que chegar lá. Eu procurei no site do consulado mas não estou encontrando haha Obrigada !

    1. OI Nathalia
      Como vai? Tivemos um casal barrado a partir da Alemanha recentemente. Tudo segue muito incerto pelo momento.
      Existe risco de não poder entrar. As fronteiras estão oficialemente fechadas até 30/10 neste momento.

    1. Oi Rafael.
      Obrigada por acompanhar o blog e deixar sua pergunta.
      Infelizmente não existe previsão neste momento. A Europa passa pela segunda onda de covid19 e até entre seus membros existem restrições para deslocamento.
      Vamos torcer para que seja em breve.
      Agradecidamente

  6. Gostaria de ir para França será que as fronteiras já estão abertas daqui para o dia 9 de dezembro vou como turista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *