Paris capital da moda- Paris inicia 2025 com uma agenda cultural que a reafirma como capital mundial da moda. A famosa Fashion Week e os luxuosos estabelecimentos de criadores situados na avenida Montaigne “saíram de suas casinhas” e invadiram diversas salas de exposições da cidade.
Iniciativas que devem trazer uma nova clientela para os museus, passando um espanador na visão daqueles que acreditam que neles só há coisas chatas ou simplesmente referentes ao passado.
LOUVRE COUTURE
O Louvre apresenta Louvre Costura, Objetos de Arte, Objetos da Moda.
Pela primeira vez na sua história, o museu do Louvre apresenta uma exposição dedicada à moda.
Com a presença de mais de 65 trajes e 30 acessórios criados por grandes costureiros entre os anos 1960 e os dias de hoje espalhados pelas salas do departamento de Objetos de Arte da instituição, o Louvre cria um espaço de comunicação entre diferentes expressões artísticas.
Nos 9000 m² de exposição, peças de casas como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, combinam harmoniosamente com obras de arte, demonstrando claramente as ligações entre ambos os mundos.
De 24 de janeiro a 21 de julho de 2025.
GRAND PALAIS
O Grand Palais apresenta a exposição Dolce & Gabbana, Do Coração à Mão.
A exposição dedicada ao gênio criativo de Domenico Dolce e Stefano Gabbana apresenta mais de 200 vestidos únicos, 300 acessórios feitos à mão, 130 peças de mobiliário e antiguidades Dolce & Gabbana. Concebida como uma carta de amor aberta à cultura italiana, a exposição traça o itinerário estético de suas criações.
Uma abordagem singular no mundo do luxo, feita de elegância e sensualidade, mas também de humor, impertinência e extravagância.
A exposição acontece ao longo de um percurso temático e sensorial, refletindo a riqueza das inspirações da famosa casa, extraídas da história da arte italiana.
Arquitetura, artesanato, culturas regionais, música, ópera, balé, cinema, tradições folclóricas, teatro e, claro, “la dolce vita” estão no centro das atenções. Uma verdadeira ode ao saber-fazer italiano, onde a tradição e a inovação se encontram.
Em exibição no Grand Palais de 10 de janeiro a 31 de março de 2025.
PETIT PALAIS
Charles Frederick Worth, o inventor da alta costura
Fundador de uma casa que rapidamente se tornou um símbolo do luxo parisiense, Charles Frederick Worth (1825-1895) é uma figura-chave na moda.
À frente de um comércio localizado no número 7 da rue de la Paix em 1858, e cuja história se estende por um século e quatro gerações, o costureiro é conhecido como o inventor da alta costura.
A exposição espalhada por 1100 m² nas galerias do Petit Palais promete ser um marco na história da moda do século XIX e início do século XX. Primeira retrospectiva dedicada a Worth em Paris, o evento reúne algumas das peças mais emblemáticas de uma casa cuja história lendária permaneceu desconhecida.
Reunindo as criações de Charles Frederick Worth e seus herdeiros, a exposição relembrará a história da casa, suas inovações e estética, seus clientes de prestígio – de cabeças coroadas europeias a americanos ricos – bem como as personalidades dos filhos e netos do fundador e suas respectivas contribuições.
A exposição retraça a história da moda a partir das inovações e produções da casa de Worth e relembra os critérios da alta costura estabelecidos por Worth: a implementação da sazonalidade das coleções e desfiles de moda, os métodos de atendimento aos clientes, a organização da produção, assim como a organização do comércio transatlântico.
Petit Palais – Musée des beaux-arts de la Ville de Paris 2 avenue Winston-Churchill, Paris 8th
De 7 de maio a 7 de setembro de 2025 Terça a domingo das 10h às 18h
Paris capital da moda outras EXPOSIÇÕES
E isso não é tudo. Ainda sobre moda no Petit Palais, Desenho de Joias, o segredo da criação e através da capital francesa outras exposições :
As Flores de Yves Saint-Laurent
Carbon Footprint a exposição – No “Musée des Arts et Métier”: Uma abordagem sustentável sobre os temas moda e consumo.
Galeria Dior até 4 de maio exposição Dior & Peter Lindbergh. Tour virtual do endereço 30 Avenue Montaigne
Published by