Buenos Aires

A hotelaria da Recoleta e os brasileiros

Passam-se os anos, surgem novos hotéis, outros bairros e vizinhanças mais descolados na cidade, mas a Recoleta, em Buenos Aires, parece seguir firme como majestade entre viajantes brasileiros. De acordo com diversas agências de viagem e levantamentos recentes de OTAs, a hotelaria da Recoleta porteña e os brasileiros continuam compondo um casamento que dá samba – inclusive para muitos visitantes recorrentes da capital argentina.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

A Recoleta é frequentemente apontada como o bairro preferido de turistas internacionais em visita a Buenos Aires – e não apenas brasileiros. Afinal, é um bairro quase tão central quanto o próprio Centro (ou o chamado Microcentro), sem os perrengues e questões de segurança frequentemente relatados por quem se hospeda ali.

Com bela arquitetura, clássicos e contemporâneos cafés, frequente sensação de segurança e ampla oferta em gastronomia, lazer, consumo e vida noturna, a Recoleta é considerada pela maioria dos turistas e moradores de Buenos Aires como o bairro mais agradável para caminhar. E ainda por cima tem fácil acesso (seja em táxis ou carros de aplicativo) a outros bairros queridinhos dos turistas, como Palermo, Villa Crespo ou San Telmo.

LEIA TAMBÉM: Hotel 5 estrelas não é sinônimo de hotel de luxo

.

Casa Lucia
Casa Lucia. Foto: Divulgação

.

A hotelaria da Recoleta e os brasileiros

Nas últimas duas décadas, o bairro da Recoleta viu a hotelaria de luxo se consagrar ali como rainha absoluta, da super repaginação do belo e contemporâneo Four Seasons Buenos Aires e da chegada do impecável Park Hyatt Palacio Duhau à abertura de diversos novos hotéis boutique.

Acaba de ser inaugurado ali, aliás, em plena calle Arroyo, o elegante hotel Casa Lucia, parte do portfólio da Small Luxury Hotels. Localizado em um lendário edifício que é referência na arquitetura argentina, o novo hotel deve se tornar em breve figurinha frequente na lista de desejos brasileiros na cidade.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Com um imponente lobby e décor refinado e mais masculino, o Casa Lucia promete conquistar os brasileiros também pelo estômago através do restaurante Cantina, de culinária argentina, e do charmoso bar Le Club Bacan.

Apartamentos de temporada instalados em diferentes pontos da Recoleta também costumam ter alta ocupação o ano todo e há também diversas opções de hospedagem econômica dentro dos limites do bairro.

LEIA TAMBÉM: Bons drinks na capital argentina

.

.

A supremacia do “classicão”

Curiosamente, mesmo com tantos hotéis mais contemporâneos (e mais novos!) abertos na Recoleta, o estilo “clássicão”, de décor mais antigo e pesado, ainda comum a diversas propriedades do bairro, segue fazendo bastante sucesso entre brasileiros.

O Alvear Palace Hotel é um bom exemplo. O mais tradicional hotel da cidade – e um dos mais icônicos do país até hoje – já não tem mais a supremacia de antes, mas continua arrastando uma legião de hóspedes bastante fiéis.

Instalado na avenida de mesmo nome e membro do prestigioso portfólio da Leading Hotel of the World (que reúne centenas de hotéis, resorts e spas independentes em mais de 80 países), o hotel também está passando atualmente por reformas, inclusive restaurações exteriores.

CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do Alvear Palace Hotel.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Buenos Aires
Foto: Mari Campos

O lauto café da manhã (incluído nas diárias) é famoso na cidade. Seu bar também está constantemente movimentado, como real ponto de encontro da elite argentina. E seu pomposo chá da tarde segue sendo atração turística para boa parte dos viajantes em visita a Buenos Aires.

O serviço ainda acontece todos os dias no Salão L’Orangerie às 17h, incluindo seleção de chás de Inés Berton, mini pâtisseries, finger sandwiches, scones, um pedaço de torta à escolha do cliente e uma taça de espumante nacional (42000 pesos, ou cerca de R$200 no câmbio blue).

Independente do número de comensais, é bastante recomendável reservar com antecedência (é possível fazê-lo no próprio site do hotel).

LEIA TAMBÉM: Tendências para a hospitalidade em 2024

.

.

Clássico também em versão mais turística

O estilo clássico, com mobiliário antigo e objetos pomposos na decoração, parece fazer sucesso entre brasileiros também em propriedades mais econômicas. Um bom exemplo é o Hotel Club Francês, localizado a duas quadras do Alvear Palace e frequentemente reservado por brasileiros via OTAs.

Localizado em um edifício histórico restaurado da Recoleta, na Rodriguez Peña, o hotel tem quartos e suítes antigos, todos diferentes entre si. Alguns contam com papel de parede rebuscado, outros com detalhes rococó no gesso; alguns com vista para o jardim, outros com vista para a movimentada rua.

O café da manhã é simpático, servido no pequeno jardim de inverno do hotel, com um buffet simples e pratos quentes à la carte incluídos. No último andar do Hotel Club Frances há um pequeno solário, sauna e ducha finlandesa.

CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do Hotel Club Frances.

Mas o campeão dentre os hotéis da Recoleta presentes nos pacotes turísticos de agências brasileiras é o Loi Suites Recoleta. Localizado quase ao lado do Cemitério da Recoleta, seus quartos são espaçosos mas têm décor bastante básico, normalmente com paredes cinza ou bege. Alguns têm mini cozinha compacta e vista para a cidade.

O café da manhã, com serviço buffet e ovos feitos na hora, é servido no restaurante instalado no jardim de inverno – que, muito curiosamente, divide o mesmo teto também com uma pequena piscina coberta. O hotel conta também com academia e sala de relaxamento.

CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do Loi Suites Recoleta.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *