Logo em meu primeiro texto aqui na coluna Mindset, do portal PANROTAS, “BRANDING É BALELA! O QUE EU PRECISO É VENDER MAIS”, fiz uma dura crítica aos empreendedores que estavam preocupados somente com a venda e esquecem de trabalhar sua marca, achando que o conceito de branding era totalmente irrelevante.
Pois bem, seguindo nessa linha e atendendo os pedidos de alguns leitores que estão me seguindo ao longo desses meses, resolvi falar um pouco sobre outra falha que é muito comum entre os tomadores de decisão das empresas, quando falamos do departamento de marketing: achar que o objetivo principal é sempre vender mais.
Sim, qualquer empresa que visa o lucro precisa vender. É o básico. Você oferece um produto ou serviço ao mercado, vende e começa o ciclo novamente. Porém, a grande falha é se basear somente nisso para “tentar” criar os objetivos do seu departamento de Marketing.
Por mais que Vendas e Marketing sejam conceitos que andem muito próximos, quando falamos das estratégias de um departamento de Marketing estamos construindo a ideia para os clientes de que, comprar da minha empresa seja a melhor opção que ele tenha, cabendo ao departamento de Vendas, manter suas metas atualizadas e fazê-las serem cumpridas.
Portanto, ao invés de focar seus objetivos em somente venda, deve-se construir com o Marketing caminhos para vender mais, baseados em objetivos traçados que conversem diretamente com o público certo. Por exemplo: vamos aumentar nosso market share com clientes de determinado segmento. E vamos fazer isso gerando relacionamento com as empresas desse segmento através de presença em eventos e utilizando ferramentas de comunicação estrategicamente definidas.
Entenderam como uma estratégia de Marketing pode ser construída de uma maneira que resulte em vendas? A grande diferença é que, mesmo com toda a estratégia definida e com a execução bem feita, se o departamento de vendas não aproveitar o lead, todo o trabalho será jogado fora.
Mais sobre Marketing
No vídeo abaixo eu vou falar um pouco mais sobre o que é o Marketing, porém, é importante frisar que uma estratégia bem definida trabalha os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Para não confundir Marketing com Vendas é importante se atentar a alguns pontos.
O departamento de Marketing deve sempre trabalhar com uma avaliação crítica dos 4Ps em relação a empresa que representa.
O monitoramento dos concorrentes é importante, para ser sincero, um planejamento de Marketing vai te ajudar a se diferenciar deles.
Além disso, também vai proporcionar que você estude as evoluções do seu mercado e não fique estagnado em um mercado tão competitivo.
Dentro do Marketing existe uma grande parcela de estudo de branding para a construção de sua marca.
Enfim, agora, dê play no vídeo abaixo caso você não saiba o que são os 4Ps do Marketing e queira saber mais sobre essa estratégia tão disseminada por Kotler.
Published by