As 10 coisas que aprendi com a Copa: 10 – “what?”

Muitos aprendizados, do meu lado busco aqueles que podem ajudar o turismo brasileiro e mesmo servir para compartilhar com outros países. Vou compartilhar 10 temas sobre a experiência com o Mundial no Brasil em 2014.

10: Os estrangeiros adoram o Brasil

Muitas expectativas foram superadas, e a que muito me agrada é o fato de que a imprensa brasileira e muitos formadores de opinião parecem não acreditar que é possível que a cultura e a natureza do Brasil encantem os estrangeiros de forma tão profunda.

Ainda não temos os dados, mas creio que a grande maioria dos estrangeiros que vieram ao Mundial nunca haviam nos visitado, mas como todas as pesquisas apontam, ficam encantados com os brasileiros, sua alegria, seu jeito de encarar a vida. Conseguimos ampliar mercados, abrir novos e mudar um pouco a percepção sobre o Brasil.

Espero que essa seja uma das lições que muitos possam levar adiante para uma maior valorização do turismo internacional, de seu grande valor para a imagem do Brasil e para a economia de nosso país. Também para que possamos conhecer melhor nossa demanda, trabalhar a promoção internacional com inteligência comercial e uma estratégia mais ampla de imagem de país.

Mas que esse aprendizado não nos sirva de acomodação, que busquemos nesses valores mais competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade no turismo.

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *