Turismo internacional cresce pelo quinto ano consecutivo

De acordo com os dados divulgados esta semana pela Organização Mundial do Turismo (OMT), aproximadamente 1,3 bilhão de turistas viajaram pelo mundo em 2014, um aumento de 51 milhões de pessoas, que resulta em um crescimento de 4,7% em relação a 2013.

Este é o quinto ano consecutivo de crescimento do índice. Em relação aos dados por região, o continente americano aparece com o maior crescimento (7%), seguido da Ásia e da região do Pacífico (5%), Europa (4%) e África (2%). A sub-região com maior crescimento foi a América do Norte, que registrou +8%, sendo a principal responsável pela chegada de 181 milhões de pessoas em todo o continente americano. A Europa, com 588 milhões de visitantes (mais da metade dos números globais), continua sendo o destino mais procurado pelos turistas, seguida da Ásia, com 263 milhões. A OMT trabalha com uma perspectiva que, em 2015, os números cresçam entre 3% e 4%. A expectativa para este ano é que o turismo na Ásia e no Pacífico, como também nas Américas deverá obter o maior incremento, atingindo uma variação positiva entre 4% e 5%. Em relação às despesas e investimentos dos turistas nos destinos, em 2014, o Brasil conseguiu manter um ritmo de crescimento, apontando uma variação positiva de 2%. Países já consolidados como grandes emissores, como França (11%), Estados Unidos (6%), Reino Unido (4%) e Itália (6%) compensaram um processo de desaceleração de mercados emergentes, que estavam obtendo crescimento nos últimos anos.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *