Conheça o eTA canadense: a autorização que substitui o seu visto

Em meio a essa movimentação muitas vezes demasiadamente burocrática e, pior ainda, demorada, para se conseguir um visto tive uma experiência bastante aprazível com a imigração canadense. Como estamos na era do compartilhamento (e também por julgar ser uma informação que pode auxiliar mais alguém) vou relatar aqui minha experiência com o Eletronic Travel Authorization (eTA) para entrar no Canadá.

O que é o eTA?

Primeiro precisamos saber que o eTA uma autorização eletrônica canadense que agiliza e simplifica a entrada no Canadá se você chegar de avião.  No caso do eTA para entrar no Canadá, ele substitui a necessidade do tradicional visto canadense de turista para brasileiros (mas é necessário que você tenha obtido o visto canadense nos últimos 10 anos).

Pois bem, já possuo visto americano e também canadense e percebi que minha autorização para o Canadá estava expirada. Como tenho um filho que mora no Canadá, pensei imediatamente em fazer a renovação, já que posso precisar ir até lá sem data marcada (coração de mãe, sabe como é, rs).

Foi quando eu soube da autorização eletrônica. Entrei no site http://canada.ca e no segmento Immigration>Visit>eTA application solicitei digitalmente uma autorização e em 15 minutos obtive resposta. Após pagar sete dólares canadenses e informar alguns dados do meu visto expirado, em inacreditáveis 40 minutos eu obtive o meu eTA! Que só precisa ser impresso e apresentado juntamente com o passaporte.

O processo é incrivelmente simples, 100% eletrônico e concede uma autorização válida para os próximos 5 anos (ou até expirar o passaporte). Apesar de ter um prazo de 72h para obter resposta a partir do momento da solicitação, a minha experiência durou ao todo, menos de uma hora, tão eficiente é o método.

Fica a lição para o Brasil! Buscar métodos que aprimorem nossos processos é fundamental para o desenvolvimento do nosso Turismo. Investir em ferramentas digitais que facilitem o processo burocrático de vistos otimiza tempo, conquista o turista e ainda faz toda diferença na escolha do destino. Fica a dica!

Published by

Jeanine Pires

Palestrante e consultora apaixonada pelo turismo com 25 anos de experiência no Brasil e no exterior. Diretora da Pires Inteligência em Destinos e Eventos e Diretora da MATCHER, sua especialidade é marketing de destinos, tendências em turismo e o segmento de eventos. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos desde 2003. Já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America.

3 thoughts on “Conheça o eTA canadense: a autorização que substitui o seu visto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *