Sabendo da importância de um projeto bem feito de marketing para as vendas de uma empresa (seja ela de Turismo ou não), há, em meio a tantas modalidades de promoção de produtos e/ou marca, um que, não raro, é feito sem muita cautela, mas merece especial atenção, por se tratar de um veículo de interação com o cliente e não só de recepção: os sites.
O site oficial de uma empresa é um mecanismo de divulgação e o espaço que acolhe o futuro cliente e por isso deve ser pensado cuidadosamente com o intuito de atrair e cativar o visitante. No marketing, a área do design responsável em criar uma interação agradável do usuário com interfaces, produtos e sistemas, é chamada de UX (User Experience). A experiência do usuário está desde o fluxo de tela, disposição de imagens e até nas cores dos botões de clique.
No Turismo, enquanto a maioria dos sites relacionados a viagens tem maior atenção à área de reservas, algumas páginas tentam atrair turistas se concentrando num conteúdo informativo e com o design cuidadosamente projetado e direcionado.
Como exemplo, separei alguns sites de destinos que se utilizam do Slick UX (interface responsiva e simples) e de um visual atraente, que atrai o possível visitante.
O Tennessee Vacation toma a atenção do usuário com imagens altamente visuais e atraentes, projetadas para destacar diferentes aspectos do estado americano. Também ajuda diferentes tipos de viajantes a navegar pelo site, dependendo do que eles estão interessados. Outro exemplo de design excelente é o Visit Finland - especificamente seu mapa animado. Os usuários são levados ao redor do mapa à medida que rolam, com cada seção detalhando informações sobre as principais atrações dentro de quatro regiões. O mapa em si é muito parecido com desenhos animados, o que atribui um diferencial, gerando uma fácil experiência para o usuário e o contentamento de um design lúdico.
No Reino Unido, o Visit Cornwall também faz uso de design marcante, integrando o vídeo do site em sua
página inicial. Apresentando as belas vistas costeiras do condado em imagens dinâmicas, a interface capta
a atenção do usuário e mostra seu atrativo exclusivo logo de início.
Pode parecer banal à primeira vista, mas um estudo detalhado de criação de interfaces e elaboração de
uma estratégia calculada pode fazer toda diferença no engajamento dos usuários com uma página e,
consequentemente, no aumento de vendas de um produto. Conhecimentos a respeito de inovações que
façam diferença, tragam mais eficiência e promovam oportunidades são sempre bem-vindos!
Este post faz parte de uma série informativa a respeito de aperfeiçoamentos e boas práticas de
marketing digital aplicados ao Turismo. Você pode acompanhar mais clicando aqui e aqui.
[…] e boas práticas de marketing digital aplicados ao Turismo. Você pode acompanhar mais clicando aqui, aqui e […]
[…] Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos. […]