God save the tourism

Não obstante todos os aspectos que envolvem a existência de uma monarquia parlamentarista no Reino Unido, quero falar de turismo. Um tema relacionado à imagem que combina Monarquia e o turismo como atividade econômica planejada e executada com inovação e continuidade. 

Os conceitos de estado que permeiam os 70 anos de reinado de Elizabeth II guardam muitas fortalezas relacionadas ao turismo que valem um destaque para nós que cuidamos da indústria de viagens e turismo pelo Brasil. Grandes celebrações como do Jubileu, casamentos reais, castelos históricos, paisagens deslumbrantes e famosos pubs fazem o turismo do Reino Unido conhecido por décadas. E o que garante esse sucesso no longo prazo?

Ao lado da institucionalidade da monarquia, tratada como uma firma que cuida da sua imagem, dos seus ingressos financeiros e da sua sobrevivência política existe uma outra estratégia, também de longo.

Independente se você ama ou odeia a monarquia o fato é que ela atrai atenção para os turistas.

600 mil pessoas foram a Londres no final de semana do casamento de Harry e Megan, 60% do Reino Unido e 40% de outros continentes; gastaram 107 milhões de libras. O valor acrescido à marca “Britain” somente pela cobertura de mídia chegou a 1 bilhão de libras.

Ao lado da complexa relação que existe entre a realeza e o turismo, que já recebeu muita atenção da literatura acadêmica, meu destaque aqui vai para além dos milhões de visitantes nos palácios e parques reais. Para garantir a competitividade que o turismo inglês tem ao longo das últimas décadas o trabalho realizado pelo VISIT BRITAIN garantem a modernização e a inovação na promoção turística. Eu ia falar do exemplo dos Jogos Olímpicos de Londres, mas ao abrir a página do VISIT BRITAIN hoje me deparei com rapidez competência e ao mesmo tempo inteligência na promoção turística as imagens abaixo falam por si.

Fonte: página do VISIT BRITAIN
Fonte: página do VISIT BRITAIN
Fonte: página do VISIT BRITAIN

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “God save the tourism

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *