Pelé: nossa imagem e semelhança

Um ídolo se vai e nosso coração fica apertado. Um ídolo do futebol se vai. Um ídolo do futebol do Brasil se foi. Do futebol do Brasil para o mundo, por décadas. Se foi Pelé. Sinônimo de perfeição, de melhor, de incomparável. É aquele que, dificilmente, terá um substituto no século. Mas ele era maior do que o futebol, ele era a imagem do Brasil pelo mundo.

Nada mais complexo e cheio de variáveis do que a imagem de um país pelo mundo. O que pensam de nós é sempre desafado, cheio de esteriótipos, se perde na cabeça das pessoas e é percebido de diversas formas. Dizem que o Brasil para o mundo é só futebol. Errado: é só Pelé.

Tive a oportunidade de conviver com ele durante algumas ocasiões em que trabalhei na liderança da promoção do Brasil pelo mundo. Por sorte, perto da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Não importava a idade, o país, a origem social, TODOS conheciam e sabiam quem era o Pelé.

Minha percepção? Simplicidade em toda sua essência. Naturalidade em ser tão conhecido e tão vinculado ao nome de seu país. Senso de responsabilidade quanto ao seu papel no cenário global em favor do Brasil. Sempre disponível, acessível. Seu talento era natural, sua marca não precisava de redes sociais ou acessório. Impossível descrever e entender como seu nome se tornou uma lenda que perpassou décadas. Só foi Pelé, por Pelé, até seus últimos dias. Obrigada Pelé.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *