Dados e análises sobre a chegada de estrangeiros entre janeiro e março de 2024: veja as análises

Como será a chegada de estrangeiros ao Brasil em 2024? 

Claro que não tenho bola de cristal, mas confesso que alguns dados, estudos e a inteligência artificial têm me ajudado muito a analisar o cenário desse ano. Antecipar a demanda turística por meio de dados coletados em diversas fontes e usá-los para fazer predição é a melhor coisa que poderia acontecer em nossa indústria. 

Vamos praticar? A seguir, com base em informações fresquinhas da ForwardKeys, da Tourism Economics e OMT trago 2 trilhas que podem nos ajudar a ajustar a bússola de investimentos públicos e privados nos mercados internacionais. 

  1. Mais perto menos tempo, mais longe mais tempo 

A análise das chegadas internacionais ao Brasil no primeiro trimestre de 2024, feita pela ForwardKeys já mostra uma das máximas que conhecemos: turistas da América do Sul fazem estadias mais curtas (média de 10 noites). Visitantes dos EUA ficam um pouco mais por aqui, cerca de 13 noites; e os europeus permanecem uma média de 21 noites no Brasil (3 semanas).  

Os dados do Ministério do Turismo/ EMBRATUR, coletados no Portal de Dados destacam a relevância dessas informações, seguindo uma tendência histórica (2023, 2019 e 2018) de cerca de 60% dos visitantes que chegam ao Brasil saírem da América do Sul. A Europa representa entre 20 e 20% das chegadas e os EUA cerca de 10%, tendo crescido desde 2019 e 2018. 

Diversas fontes mostram São Paulo como destaque em buscas e chegadas aéreas com seu hub em Guarulhos, veja mais detalhes nesse post que falamos da oferta de voos. 

Análise: A depender de onde está o destino, de suas conexões e oferta, balancear o investimento por mercado emissor que possa trazer mais visitantes que fiquem mais tempo e gastem mais. Usar marketing digital corretamente para atingir mais mercados é outra opção. 

Na imagem acima é possível ver o aumento de buscas de alguns países, a depender de onde está seu negócio é possível converter em vendas e ter uma estratégia adequada para cada mercado. Ou ainda usar mecanismos BtoB para vender de forma pontual a esses potenciais visitantes. 

Vamos ainda considerar que o esforço e o custo de promoção do Brasil nos países vizinhos são bem mais fáceis pela familiaridade que estes possuem de nosso país, e que o custo em moeda local para desenvolver ações é muito mais vantajoso do que pagar em dólar ou euro. Nossos vizinhos, em grande parte, já vieram ao Brasil e podem estar dispostos a conhecer novos lugares. 

  1. Nordeste e Sul começam a consolidar a chegada de estrangeiros  

Também a fonte da ForwardKeys mostra o crescimento de 31% das estadias curtas (menos de 5 noites) e de 36% das que duram cerca de 1 semana no Nordeste (em relação a 2023). Estadias entre uma e duas semanas (9 a 13 noites) mostram crescimento modesto sobre o primeiro trimestre de 2023 em +7%, enquanto estadias acima de 14 noites se mantêm estáveis em +1%. 

Segundo dados da Tourism Economics, para 2024 as viagens mais curtas serão uma realidade para a América Latina, continuando ainda em 2025. As viagens domésticas na região Nordeste devem crescer cerca de 12 a 17% em 2024 e 2025; enquanto as internacionais de curta e média distância terão crescimentos acima de 20% em 2024 e acima de 30% em 2025. Esses dados indicam que o Brasil deve continuar a receber muitos visitantes da região, os que ficam menos tempo em nosso país. Veja imagem abaixo:

Análise: Estrangeiros no nordeste vindos por exemplo da Europa podem ficar mais tempo, e os da América do Sul, menos tempo. Com base na conectividade e estudos direcionados ao destino é preciso equilibrar os investimentos de acordo com a origem do visitante. 

Importante notar que as buscas ao Rio de Janeiro no período do Carnaval são altas, principalmente da Europa, que tem interesse em cultura, praias e no estilo de vida do carioca. Salvador também já tem a marca do Carnaval e interesse em todos os continentes. Os sul-americanos buscam Florianópolis ela proximidade e custo mais acessíveis, mas os europeus também têm a curiosidade de conhecer a capital catarinense. Isso é ilustrado pela imagem abaixo que mostra as buscas em voos internacionais com destino Brasil para viagens em fevereiro, no período do Carnaval. 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *