Antes, durante… depois

Volto a comentar uma parte da conversa que aconteceu hoje no Seminário de Turismo da CNC/ O Globo.

Todo evento tem esse “divisor” de águas: antes, durante e depois.

Resumindo, entendo que PARA O SETOR DE TURISMO NO CENÁRIO INTERNACIONAL:

O ANTES, já passou, e acho que o Brasil não conseguiu um posicionamento global para o país, aproveitando as oportunidades de visibilidade que teremos com a Copa. Não temos uma estratégia de comunicação única do país, com uma mensagem que diga ao mundo o que é o Brasil, nossas qualidades ou o que queremos que o mundo saiba sobre nós.

O DURANTE está chegando. E será a opinião dos estrangeiros que virão nos visitar, dos jornalistas e a multiplicação de fotos, vídeos e opiniões sobre o Brasil que poderão levar novas informações sobre nossa riqueza natural e cultural, assim como dos desafios ou problemas que ainda estamos enfrentando. Quando nos conhecem mais aparecem os aspectos bons e os ruins. Espero que o WIFI dos estádios, recepção de hotéis, restaurantes e pontos turísticos funcionem para que as pessoas possam compartilhar suas experiências.

O DEPOIS, tão importante quanto os anteriores, é o momento de reforçar a promoção do país, preparar o ANTES ( quase JÁ) dos Jogos Rio 2016 e tratar de estabelecer uma estratégia de mensagens que desejamos passar ao mundo. Revisar e inovar o Plano Aquarela 2020 para dinamizar e estabelecer novos rumos à promoção internacional do Brasil. Os grandes eventos esportivos não são o fim, mas um passo para avançar no conhecimento do destino.

Sim, e sobre o complexo de vira-lata, favor não confundir os problemas do Brasil, as obras que não estão prontas, as eleições, pois não estou falando disso (apesar de ser este um importantíssimo debate). Estou dizendo que acredito na alma brasileira, no povo brasileiro e em sua capacidade de receber os visitantes. E que problemas e coisas erradas também acontecem em outros países, não é só conosco “porque aqui é o Brasil”.

Lavar roupa suja em casa

Isso mesmo, é em casa que se lava a roupa suja e não na frente das visitas.
Vai ter Copa, fato. Uns discordam, outras falam sem saber e todos devem opinar, protestar, reivindicar, mas vamos fazer isso entre nós.
A oportunidade que o turismo brasileiro tem e terá nos próximos dias, de receber mais de 500 mil estrangeiros, de ser visto por bilhões de espectadores é, junto com os Jogos Olímpicos, a única no século. Da mesma forma, muitas das obras que foram ou estão sendo realizadas são necessárias para o desenvolvimento de nosso país, não foram feitas para a Copa somente.

Vivemos numa democracia, precisamos de mais seriedade, queremos governantes éticos e todos têm o direito de protestar (pacificamente) sobre qualquer tema, afinal vivemos numa democracia.
Mas enquanto os holofotes do mundo estão sobre nós, vamos ser genuínos, colocar o melhor de nós, de nossa hospitalidade, de nossa cultura, de nossas belezas naturais e de nosso povo para receber o mundo.
A Copa não volta tão cedo, e nós, brasileiros, continuaremos a construir a democracia em nosso país por muitos anos.

Comercialização híbrida

Há algum tempo, vinha me chamando a atenção o desafio da hotelaria em lidar com seus diferentes tipos de clientes ao recebê-los simultaneamente. Um cliente corporativo ou que participa de um evento no hotel tem hábitos, demandas e necessidades muito diferentes do clientes a lazer. Lidar com estes diferentes tipos de clientes continua a ser um desafio na busca de minimizar a sazonalidade e servir bem àqueles que depois vão recomendar ou criticar o hotel e seus serviços. Da mesma forma, adequar a mão de obra e oferecer determinados tipos de serviços, ou ainda aproveitar melhor os finais de semana são desafios complexos.

Pois agora a diferenciação dos clientes passa a atuar já na comercialização, chamada híbrida.O fraco desempenho de alguns mercados e a necessidade de se reinventar fez com que o Grupo Meliá adotasse novas formas de atrair clientes com diferentes necessidades e ao mesmo tempo otimizando a ocupação e utilização de seus serviços. Segundo Vini Hinojosa em matéria publicada na edição espanhola do Hosteltur as principais ações que o grupo está desenvolvendo são:

– rede comercial própria ou de terceiros de forma a oferecer produtos para todos os segmentos de mercado

– liderança e experiência no setor de lazer

– capacidade de gerar fluxos emissivos e receptivos

– ampla disponibilidade de produtos, e

– grande conhecimento do perfil de seus clientes

O modelo já testado em algumas cidades espanholas será ampliado pelo Meliá e também será utilizado nos mercados europeus mais importantes e em outros mercados, como no Brasil. O modelo é mais adequado para hotéis em centros urbanos já consolidados (Fonte: Hosteltur, 12/05/14).

Receita e Despesa caem

Nos três primeiros meses de 2014 a receita e a despesa do turismo internacional do Brasil mostram quedas de -7,8% e -2,8 respectivamente. Despesa ainda é muito maior do que a receita.

Veja os dados divulgados pelo Ministério do Turismo de janeiro a março de 2014:

RECEITA total: 1.770 milhões de US$, queda de -7,8% em relação ao mesmo período de 2013

DESPESA total: 5,873 milhões de US$, queda de -2,8 % em relação ao mesmo período de 2013.

A Copa do Mundo FIFA deve interferir nos períodos de férias e, portanto, de viagens internacionais do brasileiros, assim como dos estrangeiros ao Brasil. Cabe salientar que o estudo realizado em parceria com a ForwardKeys e a Pires & Associados indica que os brasileiros irão viajar mais até o final da primeira etapa do mundial, ou seja, até 26 de junho, e depois tendem a ficar no Brasil entre  28 de junho e 14 de julho, quando o evento acaba. No mês de agosto a tendência também é de aumento das viagens em mais de 30% em relação a 2013.

No caso dos estrangeiros, nos meses de junho e julho, cresce 2,5 vezes o número de turistas no Brasil, e no período entre 6 de junho e 14 de julho cresce 4,5 vezes mais o número de estrangeiros para o mundial da FIFA.

Para saber mais sobre o estudo sobre a vinda dos estrangeiros para a Copa clique aqui: http://pireseassociados.com.br/2014/03/estudo-inedito-revela-o-impacto-da-copa-do-mundo-de-2014-no-turismo-brasileiro/

 

Fazendo negócios

Durante oito anos, quando trabalhei na EMBRATUR, tive a oportunidade de ver todos e muitos tipos de feiras e eventos de turismo em diversos países. Acompanhei mudanças e até desaparecimento de feiras do setor.

Minha pergunta é: os eventos de compra e venda, lançamento de produtos e relacionamentos comerciais do turismo brasileiro estão inovando e abrindo espaço para uma nova forma de fazer negócios ? Estas mudanças acompanham as grandes alterações do mercado de viagens e turismo no mundo ? Os destinos nacionais e fornecedores estão adaptando-se ao formato de agendas pré definidas e o atendimento a demandas de compradores ?

Essa reflexão vem junto com a segunda edição da WTM Latin America em 2014. A consolidação do evento, uma combinação da experiência da WTM de Londres/ Reed Travel/ equipe brasileira da WTM Latin America; e a representatividade e força da Braztoa.

Ouvi muitos comentários ontem, no primeiro dia do evento. Grande parte deles positivos. Outros falaram sobre a necessidade de ter mais agentes de viagens, o que deve acontecer hoje. Já alguns me disseram, nossa parece que estou numa feira no exterior.  Vale uma análise construtiva para o setor, para todos os eventos de turismo do Brasil, rumo a um maior profissionalismo, planejamento, foco em negócios, em vendas, em relacionamento de qualidade. Todos ganham com o fortalecimento e inovações dos eventos.

Creio que, na WTM Latin America 2014, a presença de mais de 60 países, 1.200 expositores, 1.000 agentes de viagens, 130 buyers, uma série de eventos satélites durante a feira, trazem não somente o mundo para o Brasil e levam o Brasil para o mundo. Mostram que esse é um negócio que está crescendo, e precisamos cada vez mais nos preparar para resultados para nossas empresas e destinos, para o turismo do Brasil e da América Latina.

Sinônimo de negócios: dicas para participar da WTM Latin America 2014

Essa é a definição da segunda edição da WTM Latin America 2014 que começa amanhã, 23 de Abril e segue até dia 25 no Expocenter Transamérica: Negócios

Inscreva-se até hoje sem custos pois amanhã no local do evento a inscrição é paga: http://www.wtmlatinamerica.com/pt-br/Visitar/Inscreva-Se/

Minhas dicas para quem vai participar do evento começa pelo aplicativo de celular: baixe normalmente o aplicativo WTM Latin America 2014 e você poderá organizar sua agenda para o evento por meio de funções super práticas: toda a agenda de eventos e seminários, lista completa de expositores, planta da feira, nome e perfil dos palestrantes, o que está saindo nas redes sociais sobre a feira e muitas outras novidades.

APP WTM

Outras informações e dicas:

– a WTM Latin America tem mais de 1.000 expositores entre órgãos de turismo, companhias aéreas, grupos hoteleiros, Operadores de Turismo, tecnologia de viagens, dentre outros

– São cerca de 150 buyers de diversos países interessados em vender e comprar Brasil e América do Sul

– a programação de eventos e seminários está super diversificada e interessante, uma oportunidade para aprender e trocas experiências com pessoas de diversos lugares do mundo: http://www.wtmlatinamerica.com/pt-br/Programacao/Atividades/

– oportunidade de relacionamento e integração com profissionais do setor de turismo da América Latina e outros país

– competitividade para sua empresa ou destino

– novos e promissores negócios.

Nos vemos na WTM Latin America 2014

Vamos ressuscitar a liderança ?

Estou lendo um livro que se chama A liderança está morta (Jeremie Kubicek). Adoro livros sobre o tema, e este me chamou a atenção por causa do título. Liguei isso ao evento que ocorreu na abertura do Fórum Panrotas 2014 quando as entidades entregaram ao Ministro Vinicius Lages um documento com suas demandas e dados que mostram a importância da indústria de viagens e turismo para o Brasil.

Meu debate é em torno da pergunta: que lideranças queremos no turismo? Nas entidades e organizações do setor privado ?

As grandes transformações por que passa o setor de turismo em nosso país e no planeta exigem que as entidades também mudem, se renovem. E para isso acontecer precisamos de líderes. Homens e mulheres, jovens, não de idade, mas de idéias, de espírito aberto para representar seus segmentos de mercado e não somente para se dizer que é Presidente da A…

Precisamos de líderes empresariais que conheçam e exerçam os compromissos de sua categoria, que liderem com a razão e com o coração, que estejam acima das vaidades e apresentem resultados. Líderes que renovem suas associações, que permitem que outras lideranças assumam sua entidade. Precisamos urgente de líderes que exerçam INFLUÊNCIA, baseada em dados, números, estudos, demandas organizadas. Líderes que pensam e agem com visão global do turismo, além de suas demandas específicas.

Precisamos de líderes que aceitem a diversidade, todas as diversidades, inclusive de opinião. Líderes de uma indústria que gera empregos, traz empregos e investimentos e que precisa se colocar como importante fator de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Nós somos esses líderes ?

Forum Panrotas, o negócio que ganhou tropicalidade

Trata-se aqui de uma reflexão rápida e objetiva. O Fórum Panrotas além de ser “O” evento da indústria brasileira de turismo que debate tendências, temas de mercado, polêmicas sobre problemas antigos e novos desafios é também o lugar de encontrar amigos e apertar a mão do “networking”, ou ainda conversar com o “relacionamento”.

Mas a grande vantagem do Fórum, além de outras que não citei, é colocar diversos atores juntos, atores com interesses em seus negócios específicos, mas que tem uma certeza comum: só vai dar certo para meu segmento se der certo para todos os outros.

É o negócio da conexão e da escala. O negócio da emissão e da recepção; do crachá e do coffee break. É o negócio do check in e do late check out, sim da mobilidade, do upgrade. O negócio do pacote, do transfer e da gestão. Sem esquecer do sistema, do tkt, do lock ou da distribuição. Passou a ser o negócio dos sites, das redes sociais e que dá grande importância aos comentários.

Esse negócio com tantas palavras em inglês ganhou TROPICALIDADE nesse Forum 2014, porque aprende com outras experiências mas constrói sua história com brasilidade.

É sim o negócio que realiza sonhos que só que concretizam se sonhados por todos da indústria.

O turismo na Copa do Mundo FIFA 2014

Estudo inédito revela o impacto da Copa no turismo do Brasil

Um estudo realizado pela empresa espanhola Foward Data, em parceria com a Pires & Associados no Brasil, analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

A Forward Data, criadora do ForwardKeys®, é um fornecedor líder de inteligência operacional de negócios para conselhos nacionais de turismo, cadeias de hotéis, comércio e outras empresas interessadas em monitorar e antecipar o fluxo de viajantes. Isto permite aos profissionais de marketing planejar decisões táticas com base em fatos concretos em relação à demanda e tendências, ajudando a melhorar o desempenho de seus negócios a médio prazo.

A 120 dias do início da Copa do Mundo o ForwardKeys® apresenta resultados inéditos sobre como o evento afetará o turismo brasileiro. O estudo vai oferecer uma perspectiva única sobre as tendências do impacto da Copa do Mundo, quando a demanda aumenta, para que eles possam ajustar suas estratégias. Os dados serão atualizados em uma base regular antes do evento.

Olivier Jager, CEO de Forward Data explicou: ” A ForwardKeys ® tem um banco de dados global de reservas que permite mapear a demanda por destino, praticamente em tempo real, e por mercado emissor “.

O levantamento indica que, em relação ao mesmo período de 2013, durante os dias de realização da Copa o número de turistas estrangeiros que chegarão ao Brasil por via aérea será cinco vezes maior. A projeção indica que esta será uma Copa de muito sucesso. De acordo com as reservas, os principais emissores internacionais serão os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra. E as três cidades mais visitadas serão Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

As reservas domésticas para viagens de junho a agosto dispararam, com um crescimento três vezes maior quando comparado com o mesmo período em 2013, e até mesmo com um crescimento nove vezes mais quando se considera o período de 1 a 26 de Junho (incluindo as primeiras etapas do torneio).

De acordo com o estudo, as 12 cidades sede da Copa – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá e Curitiba – vão ter uma aumento significativo no número de visitantes durante a realização dos jogos em cada uma delas.

As reservas para o Rio de Janeiro, por exemplo, mostram um fator de crescimento sete vezes maior para o período entre a cerimônia de abertura e os seis jogos agendados na cidade, com picos de chegada dias antes de cada jogo agendado.

Os turistas com reservas para o Rio de Janeiro são principalmente dos EUA (21%), Inglaterra (8%) e Argentina (7%).

O estudo aponta que, como ocorreu na África do Sul, a tendência é que o ritmo de reservas aéreas diminua à medida que o evento vai se aproximando, pois os viajantes fizeram suas reservas muito cedo.  O estudo também destaca que os brasileiros que viajarão para o exterior este ano devem mudar o ritmo tradicional, a fim de atender às fases finais do torneio no Brasil.

As análises são baseadas em dados de reservas aéreas realizadas até 13/02/2014, e a metodologia usada foi:

  • Datas consideradas para as chegadas da Copa do Mundo FIFA 2014: entre 6 de Junho/ 2014 até 13 de julho/2014 com reservas feitas no período de 8 de Junho/ 2013 até 13 de Fevereiro/ 2014.
  • Chegadas internacionais: incluem reservas aéreas feitas por passageiros que irão fazer pelo menos 1(um) pernoite no destino, excluindo “trânsitos”, “viagens de 1 dia” e “viagens somente de ida ou somente de volta”.
  • Viagens domésticas: incluem reservas feitas com origem e destino “Brasil”.
  • Viagens ao exterior: incluem reservas em voos com saída e chegada ao Brasil.
  • Mercados considerados: todos os mercados internacionais.

PARA CONHECER O ESTUDO COMPLETO CLIQUE AQUI

Turismo: PIB – Empregos – Divisas

Fabulosa a contribuição da indústria de viagens e turismo no mundo e no Brasil ano passado e boas perspectivas para 2014.

foto PIB

Segundo dados divulgados em 19 de abril pelo WTTC – World Travel & Tourism Council a contribuição total (efeitos diretos e indiretos) do turismo no mundo e no Brasil tiveram os seguintes resultados:

TURISMO NO MUNDO – Impactos totais

PIB – A indústria representou 9,5% do PIB em 2013 com tendência de crescimento de 4,3% em 2014

EMPREGOS – 8,3% dos empregos gerados direta e indiretamente no mundo em 2013 vieram do turismo; a projeção é de crescimento de 2,5% em 2014

EXPORTAÇÕES – O turismo contribuiu com 5,4% das exportações no mundo ano passado e deve crescer a um ritmo de 4,8% em 2014

TURISMO NO BRASIL – Impactos totais

PIB – A indústria representou 9,2% em 2013

EMPREGOS – 8,4% dos empregos gerados direta e indiretamente no BRASIL em 2013 vieram do turismo

EXPORTAÇÕES – O turismo contribuiu com 2,5% das exportações no BRASIL ano passado e deve crescer ao ritmo de 11,7% em 2014

INVESTIMENTOS – o setor contribuiu com 5,8% do total das exportações do BRASIL em 2013 e a tendência de crescimento em 2014 é de 21,8%

(FONTE: WTTC, março 2014)