Apesar dos seus 132 anos, a Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo, cresceu.
Adornada com uma nova antena de 350 quilos e seis metros de altura, a Dama de Ferro passa agora a ter 330 metros de altura ao invés de 324.
“É um grande orgulho, um momento histórico, incomum na história da Torre Eiffel. Assim, (a torre ) reconecta-se com sua história, a de um lugar de experimentação tecnológica e científica”, diz Jean-François Martins, presidente da Sete.“
Lembrando que a torre foi projetada pelo arquiteto Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 e deveria ser desmontada vinte anos depois, mas foi “salva” por sua função como transmissor de rádio, inicialmente para fins militares.
Torre eiffel 132 anos e crescendo
Esta não é a primeira vez que a Torre Eiffel muda de tamanho desde que sua construção concluída em 1889. O monumento já passou por uma primeira expansão em 1959, depois uma segunda em 2005 com a instalação de um transmissor DTT (Digital Terrestrial Television).
A operação de 2022, adiada em três horas devido à chuva, exigiu o convênio da Prefeitura de Paris, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Polícia. Preparada há mais de um ano, a instalação custou cerca de um milhão de euros.
Embora impressionante, as obras duraram apenas cerca de quinze minutos, o tempo para o helicóptero soltar a antena no topo onde os técnicos esperavam para fixa-la. Esta é a primeira vez que novos equipamentos são instalados com auxílio de um helicóptero na Torre Eiffel, segundo a Sete, sua empresa operacional.
Veja a seguir as imagens da instalação registradas pelo jornal Le Parisien:
Published by