O ano está se iniciando com forte expectativa de um pequeno, mas sólido crescimento econômico. Viagens são reflexo direto do humor da economia. A Abracorp prevê um ano muito positivo para o Brasil, com oportunidades de crescimento em todos os segmentos – aéreo, hospedagens, locações, serviços e consultoria em gestão e mobilidade em viagens, corporativas ou não.
Claro, não sejamos ingênuos em pensar que tudo acontecerá como antes, ou, por outro lado, que as coisas seguirão as famosas tendências. Não esperemos que a tecnologia faça tudo por nós, como alguns imaginam. O protagonismo será a marca, num mundo cada vez mais disruptivo, mais igual e ávido por boas experiências. As mídias sociais e a Inteligência artificial têm presença crescente e marcante na vida das pessoas e das empresas.
Com a abertura da fronteira econômica, novas empresas do setor de turismo, a exemplo de cias aéreas, estão chegando ao Brasil. Mas temos um lado cruel, daquelas que sucumbiram. E aqui não importa o motivo, pois deixaram agências de viagens e passageiros, literalmente, no chão. Avianca Brasil e Aigle Azur fazem parte das 26 companhias aéreas que pararam de voar pelo mundo em 2019.
Focando no trauma brasileiro, talvez você não saiba, mas foram milhões de reais em prejuízos para as agências de viagens e seus passageiros. A IATA, da qual a Avianca Brasil era associada, não conseguiu oferecer qualquer solução às agências e tampouco aos passageiros. Entretanto, na Índia, a falência da Jet Airways teve acompanhamento e suporte dessa mesma IATA, nos processos de reembolsos aos clientes prejudicados.
Podem ser cenários diferentes? É possível. Nas passagens da Jet Airways, o faturamento pode ter sido feito através do BSP (plataforma de faturamento da IATA). De qualquer forma, carece uma análise mais profunda dos dois pesos e duas medidas.
A Abracorp, junto com todas as demais entidades setoriais, defende que algum mecanismo regulatório deva garantir às TMC´s, operadoras, agências de viagens e principalmente aos clientes, alguma proteção numa eventual falência ou mera suspensão de operações das companhias aéreas nas vendas realizadas em território brasileiro.
Se as agências têm que oferecer, às companhias aéreas, garantias financeiras concretas, por que as aéreas não podem, também, oferecer uma garantia da entrega dos produtos ou serviços oferecidos? Hoje, regras comerciais unilaterais exigem garantias tão somente ao canal de distribuição, porém, sem qualquer amparo em situação reversa. Garantir entrega do produto ou serviço é tão sério quanto receber por ele.
Vemos todo dia, na mídia, casos de lojas online que simplesmente desaparecem, deixando consumidores no limbo, sem receber os seus produtos. O mundo da web, ao mesmo tempo em que é o marketplace para o consumidor, é, também, campo fértil para os oportunistas que, sem nenhum pudor, lesam empresas e consumidores. O barato sai caro. Não existe almoço de graça.
Por isso, todo cuidado é pouco. Comprar os serviços de empresas idôneas e amparadas por associações setoriais é, sempre, perspectiva de um pós-venda mais seguro. Porém, o problema continua, a responsabilidade da entrega é tão importante quanto à da cobrança. O turismo brasileiro precisa evoluir nesse aspecto.
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