Pousada do Cedro

Pousada do Cedro: charme na Mantiqueira paulista

Minha receitinha prática para um par de dias de absoluto descanso ou de um final de semana para recuperar energias é sempre escapar para algum destino da Serra da Mantiqueira. Passei a infância toda indo duas vezes por ano pelo menos para o Vale do Paraíba e só de pegar a estrada para aquelas bandas já me dá certa nostalgia e aconchego. No comecinho do último julho, tive a chance de finalmente me hospedar numa adorável pousada em Santo Antônio do Pinhal. A Pousada do Cedro: charme na Mantiqueira Paulista, quase ao lado de Campos do Jordão.

São apenas dez acomodações, ali chamadas de lofts, como casinhas ou chalezinhos geminados, todas bastante próximas umas das outras – mas cada uma com algo diferente no design e no décor. Além dos lofts, a Pousada do Cedro tem também uma casa completinha para famílias e grupos de amigos – a Casa da Montanha -, geograficamente em lado oposto às demais acomodações, para garantir ainda mais privacidade e exclusividade.

Já são quase duas décadas desde a inauguração da Pousada do Cedro. Por isso mesmo, a propriedade andou passando por diferentes reformas e ajustes nos últimos anos, justamente para garantir que a pousada e suas acomodações estejam sempre adequadas – e o mais confortável possível – para o hóspede cotidiano. Dá para conferir detalhes dos meus dias todinhos por lá no meu instagram @maricampos.

LEIA TAMBÉM: ILTM Latin America celebra o fortalecimento do turismo de luxo

.

.

Pousada do Cedro: charme na Mantiqueira Paulista

Os dez lofts da Pousada do Cedro são todos bastante espaçosos, sempre com saleta e quarto separados, grande banheiro e deliciosas varandas. Alguns têm banheiras, outros ofurô; mas todos partilham exatamente da mesma vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira.

É boa opção para quem quer apenas escapar e descansar (é muito silenciosa em geral, e a paisagem é sempre arrebatadora), mas também para quem quer praticar o anywhere office – a conexão à internet funcionou muito bem durante toda minha estadia. E cada pedacinho do terreno é muito bem aproveitado, para que a natureza seja sempre protagonista (os cantinhos de contemplação, com cadeiras ou espreguiçadeiras no meio da mata, são charme puro).

As áreas comuns da Pousada do Cedro incluem ainda piscina com vista panorâmica, jacuzzi ao ar livre, saunas, cantinho para massagens em meio à mata, aulas abertas de yoga aos sábados, sala de jogos. apiário, horta própria e até uma trilha que começa no próprio terreno da pousada. Tudo, é claro, com a Mantiqueira sempre à vista.

O público majoritário da pousada são casais, mas recebem também regularmente famílias com crianças a partir de 4 anos. Dos Lofts, o Cedro é o mais procurado, após ser totalmente remodelado pouco antes da pandemia. Paredes de vidro do chão ao teto, amplo living e quarto, banheiro completo com ofurô, varanda e uma deliciosa piscininha privativa.

Além dos lofts, a Pousada do Cedro conta também com uma grande Casa da Montanha, ideal para famílias e grupos de amigos. O Loft Cedro e a Casa da Montanha são os únicos que contam com room service sem custos.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DETALHES E VALORES DA POUSADA DO CEDRO

.

.

Serviço cálido e gastronomia caprichada

O serviço muito atencioso e proativo da pousada merece destaque. Check in e check out descomplicados, equipe sempre atenta e bastante flexível aos desejos do hóspede. O staff tem postura super profissional, mas sem afetação; assim a gente já se sente em casa rapidinho.

O restaurante da casa, agora tocado pelo chef Joel Cândido, é delicioso. Conta com mesas tanto no espaço interno quanto no terraço externo. Pratos muito fartos, saborosos e bem apresentados em todas as refeições, com tudo bem fresquinho e a maioria das coisas produzidas ali mesmo ou nos arredores. E está aberto também para não hóspedes, mediante reserva e disponibilidade.

O café da manhã, sempre incluído nas diárias, merece destaque. Lautamente servido até 11h da manhã, conta com serviço à la carte, com tudo sendo preparado na hora e entregue diretamente na mesa do hóspede, de acordo com as preferências pessoais. Alguns pratos e opções mudam diariamente e é tudo feito ali – inclusive o mel. Recomendo muito tomar o desjejum nas mesas externas, com a Mantiqueira se esparramando bem à nossa frente.

Para provar e repetir.

LEIA TAMBÉM: A Mantiqueira discreta da Pousada do Cedro

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

2 thoughts on “Pousada do Cedro: charme na Mantiqueira paulista

  1. Que delícia ler cada texto teu, Mari. Completos, corretos, cada hotel avaliado e detalhado sem afetações. Quem dera todo mundo soubesse informar e inspirar como você faz. Uma alegria ter teus textos de novo quinzenalmente aqui, torcendo para um dia serem semanais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *