A “grande muralha” do Ceará

chapada_do_araripe_01No meio do território que separa o estado do Ceará de Pernambuco e Piauí, ergue-se uma imponente muralha coberta de vegetação abundante e que é cenário de paisagens exuberantes da Região do Cariri: a Chapada do Araripe. Reserva ecológica e que abriga fontes naturais e grutas, o local confere à região Nordeste uma das mais belas vistas e um dos destinos mais valiosos de vínculo com a história natural  e de contato com a natureza.

Por abrigar uma floresta, datada de 120 milhões de anos, com grande diversidade de fauna e flora (algumas espécies, inclusive, são específicas da região) é um destino comumente procurado por mochileiros e adeptos do ecoturismo. 

O lugar também é conhecido como o berço da paleontologia nacional e, devido a constantes descobertas de fósseis, recebe diversos visitantes com objetivos científicos. A última descoberta, publicada esta semana em periódico internacional, foi de uma nova espécie de Pterossauro, batizada de Aymberedactylus cearenses. Foi também na Chapada do Araripe que foi encontrada, em fóssil, o que se acredita ser a primeira flor do planeta.

Turismo da região em expansão

O fato de ser o mais importante sítio arqueológico do País rende e pode desenvolver ainda mais o turismo de eventos na Região do Cariri, quando considerada, estrategicamente, a promoção do próprio destino como um diferencial para determinadas sociedades científicas.

Em volta da Chapada o desenvolvimento do turismo se dá em cidades pequenas em território, mas largas em história: Juazeiro do Norte (que recebe aproximadamente 2,5 milhões de turistas romeiros por ano); Crato (cuja parte da Floresta Nacional do Araripe é bastante procurada para prática de esportes radicais) e Barbalha (município onde, anualmente, milhares de devotos de Santo Antônio e mulheres solteiras se encontram para a ‘Festa do Pau de Santo Antônio’). Veja os vídeos sobre a Festa das Solteiras aqui.

Dotada de riquezas culturais, naturais e históricas, está mais do que na hora da região do Cariri, conhecida internacionalmente pelos seus artefatos arqueológicos, ser reconhecida nacionalmente como um destino valioso para o turismo e uma joia nacional.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

5 thoughts on “A “grande muralha” do Ceará

  1. Excelente matéria. Estou no Cariri faz um ano e meio e estou encantado com as riquezas natural e cultural dessa região. Os brasileiros precisam conhecer mais essas riquezas.

  2. E impresionante como ainda nao tem uma estrutura neste local para que o turismo sustentavel possa ser desenvolvido.
    Outra dica Jeanine sao as universsidades dos USA e Canada, vaios grupos viajam para muitos paises e ha uma grande oportunidade de juntarmos aulas creditos com nosso pacotes de ecotourism e o Brasil nao aproveita esta oportuniudade. As universsidades aqui sao uma mina de dinheiro.

    Mas, repito , precisa de um minimo de infra estrutura. Exemplo ruim: Estive viajando por Bonito e mesmo com varios hoteis e fazendas super organizadas ainda falta uma melhor sinalizacao e pra chegar a cidade e ter uma internet de verdade em Bonito. Nao se conseguia pagar a conta, pois as maquinas de cartao de credito perdiam o sinal da internet a todo momento.
    internet significa propaganda free, quase todo mundo usa smartphones pra postar fotos bonitas de locais bonitos. Precisamos correr na frente
    Saudacoes do Mister.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *