Já há algum tempo, o Neuromarketing, ciência que estuda, através de neurotecnologia e análise de estímulos cerebrais, o comportamento de consumidores, vem ganhando espaço como o campo de pesquisa recente que analisa hábitos de consumo, tornando-se parte atuante da inteligência de mercado. Pesquisas de comportamento do consumidor são extremamente relevantes para a condução de métodos de promoção, vendas e atendimento em qualquer tipo de mercado e com o Turismo não é diferente.
Como a personalização de serviços é uma das fortes tendências do Turismo no mundo, o Neuromarketing torna-se uma peça chave para o setor, já que seu objetivo é emitir a mensagem de forma individualizada, identificando desejos e motivações dos consumidores. A estratégia é ir além da previsibilidade e fazer mais do que simplesmente oferecer um destino: é apresentar ao consumidor uma alternativa atraente para ele, especificamente.
Para Turismo, esses estudos são feitos analisando comportamentos conscientes e subconscientes, como por exemplo: emoções, sensação de segurança, memórias afetivas e preferências artísticas e gastronômicas.
Tendo um estudo direcionado, supõe-se que a probabilidade de êxito seja maior. O Neuromarketing pode ser um elemento cada vez mais presente nas ações do Turismo, na busca por compreender e satisfazer as necessidades e expectativas dos turistas. Buscar inovações é sempre necessário, principalmente numa indústria que está em constante transformação. Seguimos acompanhando.
[…] Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos. […]
Jeanine, tema interessantíssimo! Também estamos acompanhando empresas especializadas em neurociência interessadas em turismo, espero que tenhamos bons frutos!
Um abraço
Fabio Montanheiro
Observatório de Turismo e Eventos de São Paulo
Oi Fábio, pois é, cada dia mais complexo entender o comportamento do consumidor. Também o mercado e os governos não podem tomar decisões sem uma base sólida de informações. Vejo que a academia pode ajudar muito e as empresas precisam continuar investindo em estudos e pesquisas.
Obrigada pelo comentário
Abs, Jeanine
[…] Jeanine detalha mais o assunto no blog MTK Destinos que você pode conferir neste link. […]