Como sua empresa se comporta nas redes sociais?

Graças às redes sociais, hotéis, serviços de turismo e destinos nunca foram tão expostos quanto são agora. Há um diálogo constante entre consumidores e empresas nesse terreno e o posicionamento das diversas áreas do turismo deve ser sim, alvo de atenção! O planejamento do comportamento em mídias sociais como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e outros é uma das ferramentas mais eficazes para divulgação orgânica (espontânea).

Pensando nisso, trago aqui uma breve compilação (oriunda do desenvolvedor de pesquisas Clutch.co e outros artigos online) de 4 dicas práticas e simples que são pilares para o desenvolvimento estratégico no solo das redes sociais. Vale a pena dar uma conferida!

  1. Invista no relacionamento: Certifique-se que a sua empresa/marca está ativa nas redes sociais. Identifique o que há de mais memorável e os pontos fortes dos seus serviços lembrando sempre que o que é oferecido nas redes sociais deve condizer com o que é entregue pela sua marca. As redes sociais acabam tornando-se um “SAC virtual”, onde futuros clientes perguntam sobre preços, viabilidade e disponibilidade, entre outras dúvidas. É importante estar atento e responder sempre com cordialidade, para que a repercussão da imagem da marca seja positiva.
  2. Comunique-se visualmente e com objetividade: Uma das tendências dos novos viajantes é a objetividade. Nas redes sociais, um texto claro e direto vale ouro. Não há necessidade de floreios, principalmente se a legenda vier acompanhada de uma boa imagem. Aliás, a imagem é o que fica em primeiro plano nas mídias sociais e, por isso, deve ser pensada com carinho, levando-se sempre em consideração a conexão do conteúdo com a marca. Não dá pra postar foto de “Bom dia” com bonecos de desenho animado em uma rede social de hotel, por exemplo; ao invés disso, dá pra tirar uma foto da paisagem do hotel ao nascer do sol ou do destino em que ele se encontra ou mesmo do café da manhã que ele oferece. Lembrando sempre: não crie expectativas que não podem ser cumpridas.
  3. Encare as redes sociais como um canal de vendas: Estar ativo nas mídias sociais não quer dizer apenas que sua empresa aderiu à “modinha”. As redes sociais devem ser vistas como uma ferramenta valiosa de divulgação do seu serviço e que agrega valor à imagem da sua marca no meio virtual. Uma postagem bem elaborada e bem direcionada em uma rede social pode obter mais efeito positivo do que uma publicidade, por exemplo.
  4. Um profissional faz toda diferença: Para ter resultados efetivos, a ajuda de um profissional deve ser sempre considerada. Seja em consultoria ou na criação dos conteúdos, o direcionamento estratégico de um profissional qualificado pode ser um diferencial no posicionamento da sua marca/empresa nas redes sociais.

Como a sua empresa/marca tem se posicionado nas redes sociais? Que outra dica pode ser valiosa na hora de iniciar o relacionamento com futuros e antigos clientes nas mídias? Compartilhe.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Como sua empresa se comporta nas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *