5 motivos que ainda restrigem a abertura das viagens aos brasileiros (jun 2021)

Os desafios ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no mundo e, especialmente, no Brasil, ainda são imensos. Quando analisamos a indústria de viagens e turismo vemos alguns movimentos de viagens domésticas e intra-regionais em alguns lugares do mundo, e grande parte dos estudos de demanda futura indicam um grande desejo reprimido para viajar. E que que falta no cenário atual para trazer confiança para viajar aqui no Brasil ?

O desejo dos brasileiros de viajar dentro do país e, também, ao exterior é citado por diversos estudos. Buscamos aqui uma análise de quais são os fatores podem impactar a ida de brasileiros ao exterior, e a chegada de estrangeiros ao Brasil. Selecionamos aqui os principais países emissores de turistas ao Brasil e aqueles para os quais os brasileiros mais viajam.

1. CASOS POR MILHÃO DE PESSOAS

Ainda temos muitos casos de pessoas sendo contaminadas. Abaixo verificamos nos dados de 1o. de maio até 20 de junho de 2021 o número de casos confirmados a cada duas semanas por milhão de pessoas. O Brasil e os principais emissores de turistas ao nosso país ou destinos que os brasileiros viajam estão em patamares de contaminação bastante diferentes, e a situação da América do Sul é bastante negativa em relação à Europa e América do Norte. Vamos lembrar que além do Brasil, todo o continente precisa apresentar números melhores.

2. VACINAÇÃO

Dados do Our World in Data mostram que o Brasil tem hoje somente 11% da população totalmente vacinada. Com as informações que temos hoje sabemos que a vacinação, seu ritmo e o percentual da população vacinada por milhão de habitantes é um dos critérios para que os países decidam ou não abrir as fronteiras para receber viajantes. Alguns de nossos vizinhos, como o Chile e o Uruguai já apresentam um percentual maior da população com 2 doses de vacina.

3. VARIANTES DA COVID-19

O alto número de contágios e o pouco percentual da população vacinada ainda trazem o surgimento de novas variantes no Brasil. As incertezas sobre a imunização e o nível de contágio das novas variantes fazem com que os países olhem com cautela para o surgimento de novas cepas do vírus. Um dos motivos para que a União Européia não tenha autorizado até agora a viagem de brasileiros já vacinados é a variante chamada de gamma pela OMS. Esta circula em todo o Brasil, é mais contagiante e pode reinfectar quem já teve a doença.

4. FRONTEIRAS

O mundo ainda olha para o Brasil como fonte de contágios e muitas mortes. Os temas ligados às variantes, vacinação, novos números de casos e a forma como o país “administra” a pandemia resultam em medidas de proibição de entrada de brasileiros em outros países por via terrestre, aérea e marítima. O mapa abaixo, ilustrado pelo KAYAK, mostra fronteiras abertas para 6 países, com restrições para outros 99 e 115 com fronteiras totalmente fechadas.

5. VOOS INTERNACIONAIS

A oferta de voos internacionais ainda é pequena, tornando as viagens mais longas e mais difíceis para o Brasil. A recuperação da oferta de voos internacionais ao patamar de 2019 ainda está longe no Brasil, e, dificilmente, ocorrerá antes de 2024. Todas as restrições mencionadas acima apontam a diminuição de voos internacionais de/para o Brasil, que, segundo os dados da Forwardkeys, encontram-se no patamar de -94,5% entre 1 de janeiro a 13 de junho de 2021 em relação ao mesmo período de 2019. As chegadas futuras, baseadas em bilhetes aéreos já comprados entre 13 de junho e 25 de julho encontram-se negativos em 90,5% em relação ao mesmo período de 2019.

O QUE PRECISAMOS URGENTE?

Além do controle da pandemia, da realização de testagens, do avanço mais rápido da vacinação, algumas medidas se tornam essenciais para que, quando o cenário atual melhorar, as pessoas tenham acesso às viagens internacionais. Dentre elas destaco a CERTIFICAÇÃO DE VACINAÇÃO. Os acordos multilaterais estabelecidos entre vários países como por exemplo na União Europeia ou o IATA TRAVEL PASS, são exemplos de procedimentos que serão aceitos de forma coordenada e universal em diversos países. Até agora a iniciativa que temos no Brasil é o Passaporte Sanitário que nasceu no Congresso já cheio de dúvidas. Mas destaco, para viajar ao exterior é preciso que a ANVISA e as autoridades diplomáticas brasileiras integrem acordos multilaterais para aceitar o certificado de vacinação do Brasil.

Estamos completamente DESAPARECIDOS do mercado mundial de turismo. Não tivemos nenhuma ação de viagens virtuais ou ações para mostrar o que as pessoas podem fazer aqui depois que as viagens se normalizarem. Desde agosto de 2019 que o número de passageiros pagos em viagens internacionais de/para o Brasil só diminuem. Entramos na pandemia em desvantagem ao resto do mundo no turismo quando a média mundial de chegadas internacionais de turistas foi de +3,4% e o Brasil teve queda de 4,7%. PRECISAMOS CUIDAR DA IMAGEM DE NOSSO PAÍS NUM CENÁRIO DE DEMANDA ESCASSA E MUITA COMPETITIVIDADE.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

13 thoughts on “5 motivos que ainda restrigem a abertura das viagens aos brasileiros (jun 2021)

  1. Sra. Jeanine Pires,
    Sou totalmente contrária a obrigar as pessoas a serem cobaias com uma injeção que chamam de vacina. Esse passaporte é a abertura da porta do inferno. Com todos os efeitos colaterais, os poucos testes feitos e o tempo de maturação desta injeção que tem o efeito adverso ao desejado de uma vacina estão dividindo o povo do mundo todo em dois grupos: os vacinados e os não vacinados. A história se repete sempre. Como na 2. Guerra Mundial os estrelados e os da raça ariana. Logo depois jogarão uns contra os outros. Isso tudo é um jogo. Será que as pessoas estão cegas? Nos tiram toda a nossa liberdade, para depois negociar com a humanidade uma parte dela se aceitarmos ser cobaias do que não queremos ou não podemos. Muitos que não querem ou não podem fazer parte deste experimento serão mandados pra centros de concentração? Claro quando se pensa somente em fazer negócios, em ganhar dinheiro se passa por cima de todos os valores que conquistamos atê agora como seres desenvolvidos do século XXI. Será que queremos realmente voltar a idade média do século XIII? Estamos conscientes de onde todas essas decisões tomadas no medo e na manipulação política está nos levando? Que tal se nós fossemos um pouco mais corajosos pra dizer a verdade do que pensamos? Não deixarmos mais nos manipular nos encurralando no medo e querendo negociar a nossa liberdade?
    Melinda Gomes

    1. Oi Melinda, obrigada por compartilhar sua opinião. Não sou especialista em vacinas, acredito nas pesquisas, agências sanitárias e no que os cientistas estão fazendo para ajudar a humanidade. Temos que nos preocupar para que não exista discriminação, tratamento diferenciado ou mistura da politica com os temas que são da alçada dos médicos e cientistas.

  2. Sabemos que a pandemia tem atingido muitas pessoas em todo o mundo mas fechar as fronteiras para pessoas que estao vacinados isto e um descaso com o Brasil pois recebemos estrageiros de todos os Paises e procuramos ser o máximo gentil com todos eu nao concordo com oque os europeus estao tratando o Brasil.

    1. Também precisamos que o Brasil participe de acordos multilaterais sobre a forma como o tema sanitário será tratado.
      Obrigada, Jeanine

  3. Na minha opinião, o Brasil esta sendo alvo de preconceito, pela Europa. Porque, apesar dos altos números de casos, o Brasil é um dos países que mais vacina sua população. Precisamos fazer algo para mudar isso. Porque; se eles podem entrar em outros países, por estarem vacinados, nós também podemos. Basta de tanto preconceito!

    1. Oi Josileide, nós só temos 11% da população brasileira vacinada, e contágio alto de variantes. Certamente pode existir também preconceito por diversos motivos, pelo desconhecimento sobre o Brasil e pela ausência de ações do país no mercado internacional.
      Obrigada pelo comentário

  4. Inutilidade pública. Sabemos que o motivo de ninguém confiar nos brasileiros tem nome e origem: CORONAVAC, uma merda de vacina que não tem eficácia. Ninguém quer.

  5. Jeanine
    Parabéns pelas brilhantes colocações, o Brasil precisa se enquadrar adequadamente as medidas mundiais.
    #Vacina já para todos
    #certificados de vacina já
    #Coronavac/Sinovac já é aprovada pela OMS e Suíça
    Me surpreende as colocações de algumas pessoas no seu post, me parece não ser de profissionais de turismo, mas sim de apoiadores de governo.

    Obrigada pelo conteúdo sensacional!

    1. Obrigada Jussara, nosso setor precisa das vacinas e da segurança para que todos possam viajar! O mundo está se vacinando e vamos avançar.
      Abs, Jeanine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *