O que fica cada vez mais claro quando presenciamos relatórios sobre impacto de gastos de visitantes no Brasil e dos megaeventos esportivos ( como ocorreu com os dados que a VISA nos brindou ) é que não existe espaço para trabalhar sem informações de qualidade.
É importante conhecer valores gastos, onde gastos foram realizados, em que período do ano, por que tipo de visitantes. Como se comportam participantes em megaeventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Fantástico !
E podemos ir além, essa é a idéia. Ler e debater os dados é falar de tecnologia. Conhecer comportamento de consumo dos visitantes é falar em facilitar sua vida, mostrar serviços de qualidade e competência. COMPETITIVIDADE no mercado global.
Precisamos levar os visitantes a mais lugares, mostrar quais opções de entretenimento, cultura, compras, serviços turísticos, produtos brasileiros temos a oferecer. Isso é colocar o turismo em todos os recantos do País e colocar essa indústria em outro patamar.
Trata-se de incluir pessoas, gerar oportunidades de negócios e trabalho, dar segurança aos nossos hóspedes. Parabéns à VISA por sua VISÃO.
VISA contribui com a década do turismo
Os estudos do VISA que serão lançados em 02/ 09/11 em parceria com o Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio SP são:
– “Perspectivas do Turismo, Brasil 2010”, que traz informações e análises sobre os gastos com cartões VISA no Brasil e no exterior;
– “Impulsionando Receitas para o Turismo: Megaeventos Esportivos”, 2011, que mostra os gastos e impactos dos gastos de estrangeiros durante os eventos esportivos Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul, Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010 e Jogos Olímpicos de Beijing 2008.
Tanto as informações como suas possibilidades de uso são ferramentas importantes para compreender o comportamento dos visitantes ao Brasil e nos eventos que vamos receber em 2014 e 2016.
A VISA, patrocinadora dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Mundial FIFA de 2014 traz grande colaboração do turismo brasileiro, motivando profissionais a conhecer melhor seus negócios e a investir em inovação e novas oportunidades de negócios na década.
China e Brasil: mercado de eventos “quase” igual
O mercado de eventos na China é de US$ 150 bilhões, com um crescimento anual de 20% (Fonte: HelmsBriscoe April 2011).
O potencial de crescimento, tanto para eventos regionais e nacionais, assim como internacionais é revelado pelo estudo “China and Asia Meetings Industry Research” divulgado na CIBTM que acontece em Pequim.
Assim como acontece no Brasil, os norte-americanos são os que mais participam de eventos na região.
As tendências globais que devem causar impacto no setor também aqui no Brasil e América Latina são:
- Orçamentos ainda mais apertados para eventos com uma exigência maior dos resultados do evento para entidades e participantes
- Criatividade dos fornecedores e organizadores para entregar eventos mais inovadores, fortes condições nas negociações e, ainda, planejamento do negócio com preços justos que não comprometam qualidade
- Um mercado global muito mais competitivo com equipamentos de eventos de alta qualidade, serviço impecável, tecnologias de ponta e inovação – Os países que estão em alta no mercado ( como o Brasil ), mas ainda estão desenvolvendo profissionalismo e qualidades específicas serão pressionados na hora da decisão sobre eventos
- E, por fim, as flutuações de preço causadas pela economia mundial podem impactar preços de passagens aéreas, alimentação e combustível.
Temas que não são novidades para o Brasil também fazem parte das preocupações do mundo asiático: capacidade de hotéis, treinamento e qualificação de funcionários, entendimento de como funciona o mercado internacional e as necessidades específicas dos viajantes a negócios. Muita qualidade e padronização de todos os tipos de serviços públicos e privados: infra-estrutura, capacidade, preços, acomodações, equipamentos, empresas aéreas e conexão entre países.
Poucas roupas na mala com mais informações integradas
O Google Maps traz mais um novidade, incorporou informações metereológicas à sua plataforma.
Os usuários agora podem ver temperatura e clima no mundo todo.
Essa nova funcionalidade do buscador vai ajudar o viajante antes e durante a viagem. Levar um casaco ou um guarda-chuvas, ou ainda se estará ensolarado durante seu passeio. Até dados de humidade do ar e velocidade do vento são possíveis de conhecer.
Na verdade, é a incorporação do “weather.com” e outras fontes de informação climática.
Web câmeras instaladas permitem clicar no mapa e ver as informações ainda mais de perto, as previsões para a semana ou mês. Além dos ventos e do trânsito, que já existia como ferramenta.
Agora é só consultar no satélite ou mapa e arrumar as malas com o mínimo necessário!
Ebookers.com
O primeiro site interativo de viagens do Reino Unido, o ebookers, iniciou em 1999 uma estratégia inovadora de vendas integradas de viagens. Hoje, cerca de 250 empresas aéreas, mais de 95 mil hotéis e centenas de empresas dos mais diversificados produtos integra também as plataformas de telefone móvel com o slogan: “reserve fácil. viaje feliz”.
Quer saber mais? Clique aqui.
Janela ou corredor? Meio nem pensar…
Para aqueles que viajam muito, as preferências ou manias vão tentando adaptar uma viagem confortável e menos cansativa.
Tem aqueles que amam janela, olhar a paisagem, a visão do alto. Já alguns odeiam; é preciso pedir que as pessoas levantem ou ainda, dá uma sensação de claustrofobia.
Corredor, eu adoro! Saio na hora que preciso, me sinto mais “livre”. Nossa! E aquela pessoa que passa no corredor e bate na sua perna, puxa sua poltrona. Sim! Tem aqueles que ficam em pé no corredor, conversando e se apoiando na sua poltrona! Delícia pra embalar o sono ou pra trabalhar!
Bem, no meio, ainda não encontrei que gostasse ou odiasse. Vc conhece o motivo de alguém preferir o meio?
Eu mesma, AMO a primeira cadeira. Faço qualquer negócio pela janela na fileira 1! Se não der certo, corredor!
E vc? Qual sua mania no avião?
Google e a nova “busca” de hotéis
O Google lançou um projeto experimental de busca para o cliente achar o hotel sob medida. Duas interfaces são usadas junto com a busca, o Maps e o Reader-type, colocando todos os tipos de informações juntas: fotos, preços, comentários de clientes e ainda mostrando como o hotel está “evoluindo” em custos para o cliente em relação a anos anteriores.
Ainda informações sobre compras, tradução, vídeos e calendários fazem parte do conjunto de dados que o cliente pode achar. Nessa fase de teste, somente os EUA fazem parte do projeto.
Você pode ver os locais mais populares entre visitantes, e na hora da seleção de busca colocar comparações de preços e notas de comentários de clientes para focar em suas necessidades. Uma coisa interessante, a comparação de preços entre hotéis similares é bem rápida, assim como as demais opções.
Vamos testar!
Lembre-se, é Experiência!
Quer saber mais? Veja o link e teste, agora, manda uma opinião aqui pro blog ! Vou adorar !
As frutas do nordeste
A edição 972 do Jornal Panrotas traz algumas páginas e um debate bastante amplo e interessante sobre o nordeste e sua promoção internacional. As avaliações se complementam e a diversidade de opiniões ajuda na reflexão importante que o Panrotas coloca aos leitores e à indústria.
Como todos sabem, adoro um bom debate. Opiniões e entendimentos diferentes, com pessoas que possuem experiências em campos diversos só faz aumentar nossa capacidade de pensar e buscar soluções melhores para todos.
Claro que o tema não está esgotado, e a reflexão que trago é exatamente que todos os profissionais busquem ir adiante no debate, e se temos um problema novo ou antigo, nossa forma de pensar sobre ele e as soluções a buscar devem devem ser inovadoras, grandes na visão, amplas o suficiente para aproveitar as oportunidades que o mercado interno e a década dos eventos nos proporciona.
Vamos fazer dos limões a limonada? Só isso ? Ou vamos fazer a caipirosca de limão, lima, de pitanga, caju, e de todas as frutas possíveis e mesmo daquelas que não conhecemos ainda?
Como está nosso “mix” ?
Essa semana estive participando do WEC – World Education Congress do MPI (Meeting Professional Internationals), um evento para profissionais da indústria de eventos com quase 3 mil pessoas.
Mas meu comentário está voltado para a imagem de uma cidade, Orlando, conhecida pelos brasileiros como lugar de férias com crianças, parques temáticos e aventura.
Trata-se de uma cidade que tem, com a mesma intensidade, uma estrutura para realizar eventos. Hotéis próximos ao Centro de Convenções, como o Piebody ou o Hilton, também têm enormes e profissionais estruturas para eventos, ligadas diretamente ao Centro de Convenções da cidade.
Se você vai à trabalho, tem os serviços para sua motivação de viagem, as necessidades de internet, business center, restaurantes diferenciados, atendimento e outros serviços, são para profissionais, executivos, e não para os que estão à passeio.
Trago a reflexão para nossa realidade, sem aquela bobagem de achar que os americanos são melhores, esquece. Minha reflexão é sobre como nossas cidades, serviços, hotéis, centros de convenções, organizadores de eventos estão se preocupando e organizando as viagens de participantes de eventos ou viajantes a negócios de forma diferenciada e atendendo às suas necessidades.
Tendências da indústria de eventos
Daqui do WEC 2011 ( World Education Congress ) para líderes mundiais do setor de eventos, o MPI – Meeting Professionationals Internacional apresentou um estudo chamado FUTURE WATCH 2011, que traz as principais tendências do setor de eventos profissionais para a década.
EVENTOS MAIS INTELIGENTES: os eventos devem ser menores e mais inteligentes em diversos aspectos como conteúdo e programação; direcionados cada vez mais a grupos específicos e de alta especialização; e, com níveis de qualificação mais elevado, aumentando o retorno da expectativa dos participantes.
TECNOLOGIA: as pessoas vão continuar se encontrando nos eventos para fazer negócios, relacionamentos e trocar idéias, e a utilização de inovação tecnológica com integração, informação em tempo real, utilização de smart fones e uma forte relação integrada com as redes sociais serão cada vez mais importantes.
RELACIONAMENTOS FORTES: tanto para manter e fortalecer relacionamentos e negócios como para começar e aumentar redes de relacionamento, os eventos tornam-se momentos importantes para profissionais de todas as áreas.
Quer conhecer o relatório completo? Clique aqui


