5º Fórum Abracorp destaca Turismo como pauta econômica

Carlos Prado – Espaço Abracorp – Panrotas

Estamos às vésperas da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Aguardamos o evento maior da nossa indústria com expectativa e otimismo. Há sinais nítidos de um novo ciclo positivo, quando analisamos dados e clareamos tendências. E, também, verificamos aprimoramento setorial em um ambiente mais colaborativo e profissional.


Para compor a pluralidade do cenário da Abav Expo, a Abracorp estará presente e realizará, em 26 de setembro, 2º dia da feira, o 5º Fórum da entidade. Como sempre, orientado pela Visão Abracorp: “Ser uma referência na indústria de viagens e eventos corporativos, promovendo o seu desenvolvimento”.

Na pauta, teremos a Economia discutida em dois momentos. No primeiro, a economista chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, fará uma análise macro econômica sobre o desenho de futuro dos próximos anos. Tema: ‘Os novos voos da Economia Brasileira’. Os conteúdos, no seu todo, servirão de referência e subsídio para o planejamento 2020 das nossas empresas.

No segundo momento, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, vai liderar debate sob o tema ‘Turismo é Pauta Econômica’. Ali serão apontados investimentos efetivos da indústria e, também, anunciadas as grandes oportunidades e os projetos da ampla abertura econômica do estado mais importante da Federação. No fecho, debate com a participação dos palestrantes e lideranças do turismo.

 Estou convicto de que o 5º Fórum Abracorp terá papel catalisador de contribuições relevantes. Iniciativa Privada e Poder Público terão oportunidade de uma abordagem conjunta de questões cruciais. Ou seja: afinar os instrumentos para se orquestrar boas e bem-vindas PPPs.

O fato de o governador João Dória ter feito carreira profissional bem sucedida no Turismo constitui diferencial favorável à nossa indústria. Ele tem a visão de dentro, que influencia e favorece a adoção de políticas consequentes para o turismo paulista e brasileiro. Por outro lado, notamos um olhar especial do Planalto, que tem a percepção clara das potencialidades da indústria do Turismo enquanto geradora de emprego, renda e divisas.

Cabe acrescentar a esta mensagem que os destinos brasileiros e paulistas estão localizados nos municípios. É ali, nos municípios, que a vida acontece – para lembrar mote do ex-governador Franco Montoro. Com o envolvimento das forças vivas locais, é preciso aprender a envelopar melhor os atrativos de cada destino. Investir em receptivos de qualidade e afinados com os princípios das boas práticas e do desenvolvimento sustentável.

Para dar substância ao nosso otimismo, fortaleçamos nossa união!

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *