O estrelado chef britânico Gordon Ramsay é famoso por seu nível de exigência na cozinha. Não parece ser muito diferente nos hotéis onde se hospeda mundo afora. Há um ano, li uma entrevista na revista de bordo da Qantas na qual ele falava sobre o que acha mais importante em um hotel: “A primeira coisa que faço quando entro em um quarto de hotel é conferir se o roupão é confortável. Se não é, já me aborreço” (você pode ler a entrevista completa aqui, em inglês). Para atender às expectativas de hóspedes como o chef e se diferenciarem em um mercado tão concorrido, redes de hotelaria de luxo estão investindo cada vez mais em roupões que fogem do tradicional branco e do tamanho único para gigantes.
Fazer com que o roupão combine com a estética do hotel está se tornando cada vez mais importante nesta área. Hotéis de luxo na Ásia saíram na frente nos detalhes, como em vários outros setores da hotelaria, e há anos que quimonos de algodão, o yukata, estão em propriedades de grandes redes em cidades como Tóquio, entre elas a Mandarin Oriental e a Shangri-La. Não me esqueço a alegria de ver o delicado quimono, dobrado com perfeição em uma linda caixa laqueada, esperando por mim no quarto do MO Tokyo.
A rede Nobu Hotels ainda não chegou ao Japão, mas seus quimonos de inspiração japonesa estão nas propriedades do chef Nobu Matsushita em parceria com o ator Robert De Niro, como o novo Nobu Marbella, inaugurado há um ano, onde estivemos mês passado durante o evento The Essence of Luxury Travel, organizado pela Traveller Made.
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RoupÃO com estampa de animaL marca mudança
O assombrado Macdonald Bear Hotel, em Woodstock, na Inglaterra, investe em roupão de hotel branco tradicional em tamanhos menores para crianças. Do outro lado mundo, os modernos QT Sydney, na Austrália, e QT Wellington, na Nova Zelândia, inovam com roupões pretos. Mas boa parte do crédito pelas novidades da vestimenta nos últimos anos é da Kimpton Hotels, parte do IHG Group. Ainda hoje me lembro da divertida surpresa de encontrar zebra e leopardo pendurados em um Kimpton (foto abaixo, seguida dos roupões do QT Wellington e do yukata do MO Tokyo).
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“Roupões de hotel eram brancos, de um tamanho e estilo que serve para todos. Nunca pensamos desta maneira. O design é importante para a nossa marca, precisamos que os hóspedes percebam isso nos detalhes”, diz Diana Martinez, diretora sênior de design da Kimpton, em uma entrevista ao site Skift, plataforma de mídia especializada na indústria de viagens.
Como é se hospedar no Kimpton Fitzroy London (que tem roupões clássicos)
Recentemente, me encantei com os modelos do La Réserve Paris. Além dos clássicos modelos brancos no banheiro (foto em destaque no início do texto), no closet você encontra dois lindos roupões leves e macios, em cores e tamanhos diferentes. Não por acaso, são as peças mais vendidas pelo hotel. Os do Nobu também estão à venda. Ou seja, um bom roupão pode gerar lucro com a venda direta. E fazer com que a experiência do hóspede com a marca continue fora do hotel.
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A inspector Mari Campos acabou de voltar da Índia, onde se deparou com exemplares únicos. São delas as fotos abaixo, feitas nos hotéis Oberoi Amarvilas, em Agra; Ananda in the Himalayas, nos arredores de Rishikesh, e Suján Rajmahal Palace, em Jaipur.
Fotos de Mari Campos
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