Gastos de brasileiros no exterior estouram em 42%

Os dados divulgados pelo Banco Central referentes a despesa e receita cambial do turismo nesta semana superaram as expectativas do setor: de acordo com análise, os gastos dos brasileiros no exterior dispararam no mês de outubro, sendo da ordem de U$$ 1,42 bilhão, ou seja, 42% maior do que os números do mesmo mês em 2015.

O percentual não poderia ser outra coisa, senão surpreendente: durante todo o ano de 2016 o BC tem registrado queda nos gastos dos turistas brasileiros em viagens internacionais, exceto nos meses de agosto e setembro, quando foi observado um crescimento pouco significativo de 2%.

Dentre causas como a variação do câmbio de dólar, implicações e formas de equilíbrio para a balança comercial, que permanece ainda instável, falo um pouco no vídeo abaixo sobre os números da receita e despesa cambial do turismo no mês de outubro deste ano; dados fundamentais para entendermos um pouco mais o caminho que o setor tem percorrido no Brasil e o ritmo do seu avanço. Veja:

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Gastos de brasileiros no exterior estouram em 42%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *