recomendações propostas turismo

Você não é um alienado eleitoral? Então esse post é pra você

Me chamou bastante a atenção uma matéria recente da CNN Brasil sobre o crescimento das abstenções nas últimas eleições no Brasil. Somadas aos votos brancos e nulos nos pleitos presidenciais, os números passaram de 25,1% em 2006 para 29% em 2014 e 2018.

A alienação eleitoral tem crescido no Brasil de forma lenta e consistente desde 2006. O baixo comparecimento às urnas é ainda mais acentuado na região Sudeste e entre os jovens. Esses dados são do estudo “A alienação eleitoral no Brasil Democrático”, do Instituto Votorantim, com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Por que estou falando sobre isso? Todos sabemos que temos eleições em breve, e é saudável exercitar como nosso voto pode colaborar com nossa atuação na indústria de viagens e turismo. Tenho acompanhado a história das políticas públicas relacionadas ao turismo no Brasil há quase 30 anos. Já testemunhei diversos momentos de organização dos empresários e profissionais para sensibilizar autoridades do executivo e do legislativo em relação à importância do setor. Acredito que vale a pena aprofundarmos o assunto e aproveitarmos para levarmos aos candidatos a cargos do executivo e legislativo em nível nacional e estadual.

Fiz um bate-papo em meu podcast HUB TURISMO com Alexandre Sampaio da CNC e Cássio Garkalns da GKs. Você pode conferir os principais temas resultantes de um rico processo de construção de políticas públicas de turismo.

Me diz, o que você acha desse tema? Escuta lá nosso podcast e comenta por aqui.

Published by

Jeanine Pires

Palestrante e consultora apaixonada pelo turismo com 25 anos de experiência no Brasil e no exterior. Diretora da Pires Inteligência em Destinos e Eventos e Diretora da MATCHER, sua especialidade é marketing de destinos, tendências em turismo e o segmento de eventos. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos desde 2003. Já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *