Você pode perder clientes por causa do Wi-Fi ?

Imagine um mundo ainda mais hiperconectado. Somos quase 8 bilhões de pessoas no planeta. Somos 5 bilhões usando a internet, 63% da população mundial[1]. Depois de 2020 todos se acostumaram ainda mais a usar as tecnologias para facilitar seu dia-a-dia. E isso não é diferente nas viagens.

As previsões positivas e os desafios enfrentados pelo setor de turístico no mundo atualmente exigem que a indústria busque oferecer a seus clientes melhores serviços e qualidade inquestionável. A digitalização do setor continua sendo essencial para garantir o crescimento da demanda e uma melhor experiência do cliente. 

Parece algo básico mas muitos turistas ainda falam em pelo menos ter uma conexão Wi-Fi segura e de qualidade. Estamos falando não somente dos clientes a negócios e eventos, para os quais o sucesso da viagem está ligado a ter acesso à internet de qualidade; até porque seu trabalho depende desse serviço. Mesmo os visitantes a lazer buscam hotéis e serviços turísticos tecnologicamente evoluídos.

Quem não experimenta frequentemente uma conexão de internet lenta ou ruim, inexistente em alguns lugares do alojamento ou até mesmo uma instabilidade frequente? Muitas vezes ao chegar num restaurante ou num local de visitação a primeira coisa que as pessoas pedem é a senha do Wi-Fi, verdade? Bem, é verdade que seu empreendimento pode ter por princípio se desligar, ficar sem internet. Aí tudo bem, só avise seu cliente antes!

Vale a pena pensar numa cobertura rápida e segura em todas as áreas do hotel, não somente na recepção e algumas áreas comuns. Com a chegada do 5G além da boa infraestrutura a velocidade da conexão é essencial para atender as demandas dos clientes. Você pode perder um cliente porque a conexão de internet não é boa. Observe os comentários dos clientes.


[1] DATAREPORTAL – GLOBAL DIGITAL INSIGHTS. DataReportal – Global Digital Insights. DataReportal – Global Digital Insights. Disponível em: <https://datareportal.com/>. Acesso em: 18 jul. 2022.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *