Quando o ‘Tio Sam’ nos chama

visto_euaNós profissionais sabemos bem que fazer o Turismo no Brasil tem sido sinônimo, mais do que nunca, de máximo proveito das oportunidades que surgem. Com um quadro de difícil desenvolvimento, qualquer alternativa que configure um progresso para empresas, colaboradores e para a indústria do turismo deve ser desfrutada. Recentemente, o maior evento da indústria de viagens dos Estados Unidos, a IPW anunciou que irá direcionar atenção especial para o Brasil.

De acordo com Malcolm Smith, gerente geral da IPW a expectativa é de que 2,2 milhões de brasileiros visitem os EUA, ou seja, 9% a menos que no ano passado. Ainda que o esperado seja uma redução, atrair turistas daqui para passear pelo território americano é uma das estratégias que continua em vigor. Smith também informou que a US Travel Association está empenhada em facilitar as viagens dos sul-americanos aos EUA, através de aprimoramentos na política de vistos.

Para 2020, o esperado é que o número de turistas brasileiros em solo americano seja de 2,4 milhões. Parece fácil, mas não é: o número expressa um aumento de 19% em quatro anos. A projeção para 2020 de visitantes da América do Sul é de chegar a 5,1 milhões, o que compreende a 16% de aumento.

O que podemos concluir? Que mesmo em meio à turbulência econômica nacional, ainda somos uma força da América do Sul. Em especial para os Estados Unidos, país disparadamente preferido entre os viajantes brasileiros. Os turistas brasileiros ainda produzem bastante efeito internacional. Naturalmente, manter a relação com o Tio Sam sendo um dos seus “mercados-chave” é muito importante para o turismo brasileiro, assim como a relação com outros mercados. A recuperação da oferta aérea internacional e a vinda de estrangeiros dependem também do aumento das viagens dos brasileiros ao exterior. 

Ficamos de olho. Precisamos de brasileiros indo e estrangeiros vindo. E de facilitação de vistos.

3 lições que podemos aprender com Portugal (vídeo)

portugalPortugal lançou, no início de setembro, uma campanha que convoca os próprios portugueses a descobrir e mostrar em vídeos cantos do país, conhecidos ou não, com objetivo de divulgar experiências e mostrar os atrativos turísticos sob uma ótica um pouco menos “publicitária” . A iniciativa, chamada de “Ponha Portugal no mapa”, tem objetivo de, além de apresentar uma visão real e personalizada do país, principalmente incentivar e motivar os portugueses a passear em Portugal.

Através de um aplicativo, são lançados desafios, um em cada semana, que inspiram os portugueses a filmar Portugal e escolher o que consideram melhor e que recomendam do país. Serão 16 semanas até que o vídeo final fique pronto, criado com a colaboração dos turistas nacionais, que também receberão uma recompensa de €50, caso o vídeo de sua autoria seja selecionado. O primeiro desafio já foi concluído com o tema “Mar”, veja o primeiro vídeo de co-criação: 

https://www.youtube.com/watch?v=JRgiVJqNYHM

O que podemos aprender com a iniciativa de Portugal?

Primeiro: que incentivar o turismo nacional deve ser sempre uma das prioridades. Convidar o turista a conhecer seu próprio país é incentivar a movimentação econômica. Apresentar o Brasil para os brasileiros é mostrar uma alternativa viável de turismo (já que viajar nacionalmente é uma opção mais econômica) que pode ser igualmente enriquecedora, principalmente quando consideramos que vivemos em um país tão plural em cultura, gastronomia, costumes, clima etc.

A segunda lição que tiramos é de que é importante ter preservada a ideia de que o investir no Turismo é também investir no nosso próprio crescimento. “Tem que arrumar a casa não só para a visita, mas também para quem mora nela”. Buscar e pleitear a aplicação de recursos em destinos, melhorias das condições de localidades com potencial de turismo e a preservação da cultura são apenas algumas das iniciativas que beneficiam a todos nós.

O terceiro ponto é que, diante da tecnologia a que temos acesso e dos novos hábitos estabelecidos pelo universo virtual, é necessário, mais do que nunca, desenvolver estratégias de engajamento. No caso de Portugal, vemos um engajamento pensado fora do ambiente das redes sociais (já que os desafios e vídeos são feitos através do aplicativo), lugar onde é mais fácil conseguir envolvimento. Convidar o turista a fazer parte da promoção do destino e estimulá-lo a dar um feedback pode cativá-lo mais do que um vídeo feito inteiramente por uma agência publicitária. Claro que a criação e o êxito desse tipo de estratégia demanda tempo, esforço e pesquisas prévias.

Em janeiro veremos o resultado final da campanha de Portugal. Nesse meio tempo, seguimos aprendendo e pensando o Turismo por aqui.

Fique por dentro da Abav/ Braztoa

abav_2016
44ª Abav Expo (Foto: Divulgação)

Grandes nomes da indústria do Turismo e viagens e setores associados estão reunidos em São Paulo, no Expo Center Norte, desde esta quarta-feira (28), para participar da 44ª Abav Expo e o 46º Encontro Comercial Braztoa. A feira tem o recorde de  aproximadamente 24 mil participantes.

Entre palestras, mesas redondas, opiniões manifestadas durante conversas e entrevistas dos participantes, o ponto alto da 44ª Abav é ainda a reunião de líderes do setor em um mesmo evento, onde é possível promover o estreitamento de laços, novos encontros, atualização de negócio e até mesmo a discussão de novos projetos. Cito, abaixo, alguns dos temas mais comentados do evento até agora:

O momento econômico pelo qual o Brasil atravessa tem sido um dos assuntos mais abordados na Feira. As complicações para o setor que vieram com o tempo de instabilidade tem sido muito debatidas, assim como as projeções para o próximo semestre. Leia mais aqui.

O legado da Rio 2016 também foi tema de discussão da Vila do Saber. O reconhecimento dos benefícios da passagem das Olimpíadas e Paralimpíadas pelo Brasil para o desenvolvimento do Turismo de forma geral foi abordado ontem na Vila do Saber, veja aqui.

Alguns passos da malha aérea em direção a vôos internacionais foram também comentados com otimismo por participantes do evento, leia aqui.

A importância das redes sociais, um dos assuntos bastante comentados aqui no MKT Destinos, tem sido alvo de aprendizado na 44ª Abav. A influência das novas tecnologias e a interação com turistas exercem mudanças significativas na forma de fazer o Turismo. Aqui, para ler mais.

Em tempos de crise, experimentar, observar e ouvir de grandes profissionais ideias propostas, soluções viáveis e opiniões facilitadas pelo evento diante do quadro crítico em que se encontra o setor no Brasil é uma oportunidade da qual podemos extrair ao máximo aplicabilidade para nossos próprios negócios. Investir no desenvolvimento particular de cada profissional que move a indústria é investir também no desenvolvimento do Turismo do país.

Dia Mundial do Turismo (vídeo)

Hoje, 27 de setembro, é o Dia Mundial do Turismo. Um setor de atividade fundamental para o desenvolvimento no País, que movimenta a economia, gera empregos, fortalece a cultura e consolida o crescimento. Data que deve ser lembrada por nós, profissionais que fazemos o turismo, com disposição para tornar o cenário turístico no Brasil cada vez mais avançado e consistente. Viva o Turismo e parabéns a quem se dedica ao setor!

Agosto sem desgosto (vídeo)

img_7154Agosto, o mês em que passaram por aqui os Jogos Olímpicos 2016 e em que o dólar teve queda, deu uma movimentada no nosso ano no quesito economia. É o que mostra os dados da receita e despesa cambial turística, divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira.

De acordo com o resultado da receita, turistas estrangeiros gastaram a US$602 milhões no Brasil, um crescimento de 38,14% quando comparado ao mês de agosto do ano anterior (ou seja, US$ 166 milhões a mais). No acumulado do ano, para a receita, há um percentual de aumento de 9,78% em relação ao mesmo período de 2015; totalizando o valor de US$ 4,33 bilhões.

A despesa cambial, por sua vez, teve aumento de 2,3% em relação a agosto do ano passado, indo de US$1,26 bilhão para US$1,29 bilhão. Foi a primeira vez, em um ano e meio, que as despesas dos brasileiros no exterior tiveram alta em comparação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, porém, a variação é negativa em -28,62%, em relação ao mesmo período (de janeiro a agosto) de 2015.

Os dados de agosto conferem um breve suspiro aliviado para a indústria do turismo, que vem agonizando neste ano de 2016. A expectativa é que os números de setembro também tragam algum consolo, ainda que em menores proporções, graças à taxa de câmbio e à Paralimpíada Rio 2016. Longe de ser uma cura e considerando que a situação ainda é de crise, ainda há que se reconhecer que o quadro é crítico, o que não podemos é desistir de buscar soluções para o setor.

Assista vídeo com a análise aqui: RECEITA E DESPESA agosto 2016

A “grande muralha” do Ceará

chapada_do_araripe_01No meio do território que separa o estado do Ceará de Pernambuco e Piauí, ergue-se uma imponente muralha coberta de vegetação abundante e que é cenário de paisagens exuberantes da Região do Cariri: a Chapada do Araripe. Reserva ecológica e que abriga fontes naturais e grutas, o local confere à região Nordeste uma das mais belas vistas e um dos destinos mais valiosos de vínculo com a história natural  e de contato com a natureza.

Por abrigar uma floresta, datada de 120 milhões de anos, com grande diversidade de fauna e flora (algumas espécies, inclusive, são específicas da região) é um destino comumente procurado por mochileiros e adeptos do ecoturismo. 

O lugar também é conhecido como o berço da paleontologia nacional e, devido a constantes descobertas de fósseis, recebe diversos visitantes com objetivos científicos. A última descoberta, publicada esta semana em periódico internacional, foi de uma nova espécie de Pterossauro, batizada de Aymberedactylus cearenses. Foi também na Chapada do Araripe que foi encontrada, em fóssil, o que se acredita ser a primeira flor do planeta.

Turismo da região em expansão

O fato de ser o mais importante sítio arqueológico do País rende e pode desenvolver ainda mais o turismo de eventos na Região do Cariri, quando considerada, estrategicamente, a promoção do próprio destino como um diferencial para determinadas sociedades científicas.

Em volta da Chapada o desenvolvimento do turismo se dá em cidades pequenas em território, mas largas em história: Juazeiro do Norte (que recebe aproximadamente 2,5 milhões de turistas romeiros por ano); Crato (cuja parte da Floresta Nacional do Araripe é bastante procurada para prática de esportes radicais) e Barbalha (município onde, anualmente, milhares de devotos de Santo Antônio e mulheres solteiras se encontram para a ‘Festa do Pau de Santo Antônio’). Veja os vídeos sobre a Festa das Solteiras aqui.

Dotada de riquezas culturais, naturais e históricas, está mais do que na hora da região do Cariri, conhecida internacionalmente pelos seus artefatos arqueológicos, ser reconhecida nacionalmente como um destino valioso para o turismo e uma joia nacional.

Balanço olímpico do turismo

parque-olimpicoEm pouco menos de duas semanas, os Jogos Paralímpicos Rio 2016, movimentaram a cidade maravilhosa: de acordo com dados preliminares de pesquisa oficial, aproximadamente 243 mil turistas estiveram no Rio de Janeiro durante a realização da Paralimpíada. O gasto médio desses visitantes foi de R$ 271,20 por dia, o que equivale a uma renda gerada de R$ 410 milhões para o País.

Apesar do número de turistas no evento ser bem menor do que na Olimpíada e, ao contrário do que muitos poderiam prever, foi durante as Paralimpíadas que o Parque Olímpico da Barra, em todo o evento da Rio 2016 (incluindo Jogos Olímpicos), teve seu recorde de visitação, o que ocorreu no primeiro sábado dos Jogos Paralímpicos (10 de setembro), com público de 172 mil pessoas.

A pesquisa também revelou que muitos vieram ao Brasil pela primeira vez: o dado é de quase 60% dos turistas internacionais entrevistados entre o período da Paralimpíada. Medindo o índice de satisfação dos turistas, para 87,8% dos entrevistados a viagem correspondeu ou superou as expectativas e 90,5% tem intenção de retornar ao país, este último dado, maior que o correspondente nos Jogos Olímpicos comentado aqui.

Expectativa x Realidade

Durante a Olimpíada, o Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de turistas que gastaram, em média, R$ 424,62 diários, gerando, no total, uma renda de R$ 4 bilhões; números que superaram com folga as expectativas divulgadas pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No entanto, na Paralimpíada, os dados, até agora, estão abaixo do esperado pelo setor comercial. O número de turistas ficou um pouco maior que a metade do previsto, de 468,5 mil visitantes, e a renda gerada ficou bem abaixo da projeção de R$912,4 milhões de faturamento.

Ainda assim, o Brasil teve renda gerada significativa e dados bastante expressivos de índice de satisfação e intenção de viagem, o que coloca os resultados do turismo como um dos grandes legados dos eventos Rio 2016. Agora é ainda maior o desafio, tirar o máximo de proveito das oportunidades geradas pela passagem dos Jogos por aqui e da visibilidade que ganhamos mundo afora.

Um estratégia ousada e diferente da promoção do Rio e do Brasil, uma nova política de captação de eventos associativos e esportivos já passou da hora de ser planejada e executada.

Turista brasileiro: o rei das redes sociais

turista-brasileiro-selfieMesmo trabalhando com viagens, você é do tipo de turista que não perde de postar um clique nas suas redes sociais? Então você faz parte da estatística de que o turista brasileiro é o que mais partilha fotografias de viagens nas redes. O dado é da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis.

Para a pesquisa, foram analisados os hábitos de viagens de turistas de 20 países diferentes; sendo observado que 58% dos viajantes do nosso país publicam postagens enquanto realizam os passeios. Se restringimos a pesquisa a jovens brasileiros entre 25 e 35 anos, o dado chega a 70%.

Os números são bastante expressivos, principalmente se considerarmos que a Bélgica e a Dinamarca, países em última colocação neste ranking, possuem 16% de turistas que afirmam compartilhar suas viagens em tempo real.

Entre nossos conterrâneos, a rede social mais utilizada para publicação de fotos de viagens é o Facebook, usado por 90% dos turistas daqui, em seguida vêm o Whatsapp, com 72%, o  Instagram, com 52%  e o Twitter, com 34%. A famigerada e, ainda assim, pouco pesquisada rede social Snapchat não entrou na pesquisa.

Com uma conectividade tão evidente, é de se esperar que o turista brasileiro também valorize um bom WiFi disponível. A pesquisa revelou que o Brasil também é o que mais aprecia o serviço: 97% dos entrevistados brasileiros acreditam que o WiFi é importante, principalmente em hotéis, aeroportos e restaurantes. Em último lugar neste quesito, ficaram a Áustria e a Alemanha, países em que apenas 21% de entrevistados priorizam a disponibilidade de WiFi em estabelecimentos.

O poder das redes sociais

Durante as Olimpíadas Rio 2016, comentei aqui no blog sobre a força das redes sociais e a expressiva presença dos brasileiros. Com poder de gerar interação de personalidades, formar opinião ou trazer à tona fatos, o conteúdo deste tipo de mídia não pode ser ignorado e deve sim ser usado como estratégia de fomento de turismo.

Quanto mais o tempo passa, mais temos evidências de que, com o brasileiro reinando quase que soberanamente nas redes, essa responsabilidade é ainda maior por aqui. Ignorar a essencialidade da presença de promoção de turismo nas redes sociais é ignorar também a presença dos próprios turistas, e mais: arrisco dizer que é uma forte recusa ao desenvolvimento de marketing e às novas práticas do turismo que se estabelecerão, com ou sem o nosso consentimento.

 O desafio dos destinos

O maior desafio dos destinos para desenvolver um marketing eficaz e de resultados, não é somente desenvolver um site bem estruturado ou estar presente nas redes sociais: é necessário estabelecer uma política contínua de conteúdo de imagens e vídeos que tragam interatividade, ao mesmo tempo em que promovem o destino. Cativar, ser ativo nas redes e interagir com clientes em potencial é essencial e exige planejamento e dedicação.

Paralimpíadas: destaques do evento até agora

dobradinhaBrasilFaz uma semana desde o início das Paralimpíadas Rio 2016 e, até aqui, temos muito a comemorar.

A equipe de atletas brasileiros tem tido um desempenho excelente durante este período de competições, realizando feitos inéditos e quebrando recordes mundiais paralímpicos. O Brasil se mantém na quinta colocação no quadro de medalhas, com um total de 43 medalhas conquistadas até agora, sendo 10 de ouro, 21 de prata e 12 de bronze.

Somado à boa performance dos nossos atletas, o alcance de público no evento também tem sido motivo de comemoração. Nesta segunda-feira (12), a Paralimpíada atingiu a marca de 1,965 milhão de ingressos vendidos para as competições, quando a meta do comitê era de 2 milhões.

Além dos usuais espectadores e turistas que vão para as arenas torcer e acompanhar as competições, incentivos em escolas e instituições de ensino e campanhas de crowdfounding (a #FillTheSits, por exemplo, arrecadou U$$ 450 mil para investir em ingresos para crianças e adolescentes) têm contribuído para a prospecção de público nos Jogos Paralímpicos.

Entretanto, ainda restam 400 mil entradas para provas que acontecerão até esta sexta-feira. Os bilhetes para competições do fim de semana já estão esgotados. Ainda é possível comprar ingressos para o encerramento da Paraolimpíada, que acontecerá neste domingo.

Desempenho brasileiro

Tendo desempenho em progresso nas últimas Paralimpíadas, o Brasil tem se saído bem nesta edição de 2016. Dos destaques, temos o atletismo, esporte no qual o Brasil possui 7 medalhas de ouro conquistadas nesta Paralimpíada; as medalhas inéditas no halterofillismo paralímpico (para o baiano Evânio Rodrigues, que ficou com a prata) e no tênis de mesa feminino (da atleta Bruna Alexandre) e também a “dobradinha” da natação protagonizada por André Brasil (prata) e Phelipe Rodrigues (bronze), na noite desta terça-feira. E ainda tem mais por vir! Vamos acompanhando.

Nordeste na rota dos brasileiros

Fortaleza-And-Vicinity-77767O Nordeste, lindo como a gente já sabe desde sempre, está na rota dos brasileiros como o destino mais procurado para viajar a passeio. É o que indica a pesquisa de Intenção de Viagem, divulgada pelo Mtur na última sexta-feira (9).

De acordo com o levantamento, dos brasileiros que querem viajar nos próximos seis meses, 76% prefere passear pelo Brasil. O Nordeste permanece na liderança sendo o favorito das intenções deste grupo, tendo 41% da preferência. Em seguida está a região Sul, com 26,6%; Sudeste, com (20,3%); Centro-Oeste, 6,6%) e Norte, com 5,5%.

Os dados da pesquisa são também reflexo dos esforços direcionados ao fomento do turismo na região Nordeste, mas ainda há muito a investir. A construção de projetos de marketing de destinos e estratégias que desenvolvam potenciais turísticos e tragam resultados a médio e longo prazo devem ser prioridades no roteiro de pautas dos que integram o setor.

O aumento da oferta de vôos para o Nordeste, em importante progresso neste ano de 2016, também permanece sendo um fator indispensável para tornar prático o resultado da pesquisa de intenção, já que, do público em questão -turistas brasileiros-, o avião é o principal meio de deslocamento para as viagens.

Malha aérea da região

Diante de um cenário complicado e difícil situação da malha aérea nacional, todo progresso é bem-vindo. Neste mês, a Gol retomou operações diretas entre Fortaleza e Natal e Fortaleza e Manaus, tendo vôos para a capital potiguar operados diariamente. Além disso, a empresa reintegrou à malha a rota direta Salvador-Natal e irá, a partir de outubro, iniciar a nova rota entre São Luís e São Paulo com vôos diretos.

Já em Pernambuco, a companhia Azul anunciou que há planos para operar vôos para Garanhuns e tem intenção de atuar em Serra Talhada, no sertão do estado, ainda no primeiro semestre de 2017. Através da companhia, Recife terá, a partir de dezembro, o primeiro vôo internacional direto do Nordeste, que será com destino a Orlando, nos Estados Unidos.