Oceania Vista

A hospitalidade em alto mar da Oceania Cruises

2023 está sendo um ano bastante fértil para a indústria de cruzeiros. Além da retomada definitiva do segmento internacionalmente, são diversos novos navios inaugurados ao longo do ano, aumentando ainda mais a oferta de leitos e itinerários pelos sete mares. Foi com muita alegria que em maio último atendi ao convite para revisitar a hospitalidade em alto mar da Oceania Cruises na inauguração do Oceania Vista, o mais premium de todos os seus navios – e a primeira grande inauguração da companhia em mais de dez anos.

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Oceania Vista
Oceania Vista. Foto: Mari Campos

Fisicamente ligeiramente maior mas com menor capacidade de hóspedes, o belo Oceania Vista é a primeira embarcação da nova série Allura da frota da armadora. O novo navio para até 1200 passageiros possui 100% cabines com varanda, espaços públicos mais sofisticados, décor irrepreensível nas cabines concierge, novas cabines para solo travellers, novidades gastronômicas e é, sem dúvidas, o passo definitivo da companhia para entrar no mercado de luxo das navegações.

A chegada do Vista foi tão aguardada por cruzeiristas que seus itinerários pelo Mediterrâneo durante o verão europeu já estão quase todos esgotados. Depois, o novo navio seguirá também para Canadá, México e Caribe, e terá itinerários nos mares Egeu e Adriático, incluindo Turquia, Grécia e Terra Santa, no ano que vem. Mais detalhes e informações no site da Oceania Cruises.

Em tempo: vale reservar viagens com a armadora um tico mais mais adiante. A Oceania Cruises deve anunciar em breve que as reservas efetuadas a partir de 1/7/2023 em seus navios virão com seus ótimos pacotes de bebidas e outros benefícios extras já incluídos em todas as tarifas. A ideia é que, como eles mesmos definem, seus navios não sejam all inclusive, mas cada vez more inclusive.

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A HOSPITALIDADE EM ALTO MAR DA OCEANIA CRUISES: laços de família

A Oceania Cruises é uma armadora de cruzeiros diferente de qualquer outra do mercado. Hoje parte da gigante NCL (holding que inclui também a Regent Seven Seas), a Oceania é e sempre foi antes de mais nada uma empresa familiar, fundada em 2002 por Frank Del Rio (de origem cubana e com base em Miami), associado a Joe Watters e Bob Binder. A madrinha de seu primeiro navio foi a própria esposa de Del Rio e Frank Del Rio Jr., filho do casal que desde o começo da armadora trabalhou ligado a ela, é quem assume a companhia a partir de agora.

A viagem inaugural pelo Mediterrâneo e a cerimônia de batismo do Oceania Vista em Valetta, Malta, deixaram essa paixão familiar bem clara, com discursos extremamente pessoais e emocionados de membros da família no palco – entre atrações especiais que incluíram performances teatrais, queima de fogos e até um pocket show de Harry Connick Jr.

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Mas nem por isso o profissionalismo de toda a equipe é menos evidente. A Oceania Cruises é hoje a maior linha de cruzeiros premium do mundo (e famosa por seu apreço e dedicação às ofertas gastronômicas a bordo). Com foco no serviço personalizado, oferece a impressionante marca de dois funcionários para cada três passageiros e um chef para cada dez viajantes em seus navios. “Não conheço nenhum hotel no mundo tão bom quanto este navio”, entusiasmou-se Harry Sommer, CEO da NCL, durante o batismo da nova embarcação.

Harry comentou também, durante a coletiva de imprensa na véspera do evento, sobre o ritmo acelerado de reservas nos navios da armadora. “Desde agosto passado, e principalmente de novembro de 2022 para cá, o ritmo de reservas tem sido impressionante”, declarou. E foi apoiado por Frank Jr: “Para ser honesto, não imaginávamos que os negócios fossem se recuperar tão rapidamente quanto aconteceu”. Os negócios andam tão bem que em 2025 deve ser inaugurado o novo navio Allura, que já está sendo construído em Gênova.

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Como é o novo Oceania VISTA

A viagem inaugural do Oceania Vista apenas para convidados foi um belo cruzeiro pelo Mediterrâneo com escalas em destinos da Itália, França e Malta. O novo navio, o primeiro da nova classe Allura, marca os 20 anos de fundação da armadora e marca sua entrada em um novo nicho de cruzeiros.

O design contemporâneo trouxe apenas cabines externas, todas com varanda mobiliada e com ampla iluminação natural. Há mais gavetas e espaços para acomodação de pertences, mais entradas de tomadas e portas usb e usb-c, camas incrivelmente confortáveis (7a. geração do “ultra tranquility mattress”), carpetes de lã natural sem tingimentos e o feature mais elogiado a bordo: banheiros muito espaçosos, com box impressionantemente grandes para esta categoria de cruzeiro e bem-vindos rain showers. Tudo é automatizado/elétrico, do “do not disturb” à abertura das cortinas.

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As cabines Concierge trouxeram o mais interessante mix de cores das acomodações do navio e mimos extras, como lounge exclusivo 24h no deck 9, menu do restaurante principal no serviço de quarto, lavanderia gratuita (três bolsas por itinerário), itens passados sem custos. De olho nos solo travellers, essa categoria de cabines também traz no Oceania Vista esperadas unidades individuais (ainda que com cama single).

A busca pelo design contemporâneo mas longevo se reflete também nos espaços públicos, com muita madeira e muitas curvas. A piscina é pequena mas conta com amplo deck externo, área molhada com deliciosas espreguiçadeiras “over the water” e duas jacuzzis. Tem ainda um belo Aquamar Spa + Vitality Center (com terraço exclusivo com mais duas jacuzzis, além de saunas, academia, salão de beleza, lounges e salas de tratamento), teatro com performances especiais todas as noites, o maior culinary center da indústria de cruzeiros e um art studio com artista residente.

Apesar do tamanho e da capacidade para tantos passageiros, a sábia arquitetura do Oceania Vista não deixa transparecer em nenhum momento a sensação de “lotado” – mesmo que todas as cabines estivessem utilizadas durante a viagem inaugural. Ao contrário dos navios maiores, o próprio deck da piscina do Vista estava sempre tranquilo e era sempre possível encontrar uma cabana ou espreguiçadeira disponível com facilidade.

Embarques e desembarques também ocorreram todos sem filas, atrasos ou estresse em todos os portos de escala, em grande parte graças também à excelente tecnologia de reconhecimento facial de passageiros e tripulantes, que funcionou perfeitamente durante toda a viagem.

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Paixão pela gastronomia – e pelos bons drinks

Com proporção inédita no nicho de um chef para cada dez hóspedes, o Oceania Vista deixa mais claro do que nunca a paixão da armadora pela gastronomia. Com a chancela The Finest Cuisine at Sea®, o novo navio oferece onze opções gastronômicas diferentes, incluindo três novidades em toda a frota: o delicioso Aquamar Kitchen, com menu de pegada “healthy” cheios de sabor e servido sempre à la carte; a padaria The Bakery, anexa ao Baristas, com eclairs, beignets e outras delícias doces e salgadas servidas ao longo do dia; e o restaurante Ember, inspirado em pratos clássicos norte-americanos, do mac&cheese ao NY Steak. Os restaurantes mais tradicionais ganharam “private rooms” que podem ser 100% privatizados.

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Assim como nos demais navios da frota, todos os restaurantes estão incluídos na tarifa dos cruzeiros, sem qualquer cobrança extra ou taxa de reserva para as refeições. Além dos restaurantes citados acima, o Oceania Vista traz ainda o belo Grand Dining Room, cujo refinado menu sempre à la carte muda todos os dias; o Polo Grill, com grelhados em cortes nobres de carne (inclusive Wagyu), peixes, lagosta e outros frutos do mar; o adorável Toscana, com caprichado menu italiano e um imperdível “carrinho de azeites”, com duas dezenas de variedades extra virgem; delicioso Red Ginger, com impecável menu asiático que inclui também menu exclusivo de hashis; o descompromissado Waves Grill, para saladas e lanches ao lado da piscina (e com ótima estação de sorvetes artesanais); o buffet Terrace Café, aberto em todas as refeições e chá da tarde à inglesa e finger food no simpático Horizons. Além disso, o café da manhã servido na cabine também está sempre incluído.

Águas, refrigerantes, sucos, cafés e chás estão sempre incluídos em todos os itinerários e navios da armadora. Mas uma novidade importante do Oceania Vista é o novo programa de mixologia, focado em coquetéis mais elaborados e experiências exclusivas para fãs de rótulos raros. A mudança de approach neste setor é tão significativa que deve migrar em breve para todos os navios da armadora.

O pacote Premium de bebidas (hoje opcional pago à parte, mas que deve passar a ser incluído em todos os itinerários nas reservas efetuadas a partir de julho) inclui não apenas vinhos e todos os drinks regulares de todos os bares do navio como também todas as criações exclusivas do excelente Founders Bar – craque também em smoked cocktails. Embora o Martinis, o Pool Bar e o Horizons sejam os bares principais do navio, recomendo muito (mesmo!) fazer do Founders Bar o endereço certeiro do drink pre/post dinner; a qualidade dos coquetéis elaborados ali é realmente bastante superior.

O Oceania Vista traz também – embora infelizmente não os tenha utilizado durante a viagem inaugural – os “carrinhos” The Bubbly Bar, com coquetéis que têm champagne ou espumantes como base, e Casino Bar, com seleção especial de bourbons e ryes, para preparação de drinks na própria mesa do hóspede.

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Oceania Vista
Oceania Vista. Foto: Mari Campos

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Boas novas Em sustentabilidade

O Oceania Vista chega mais focado em sustentabilidade, com abolição de plásticos de uso único, motores mais eficientes e parcerias importantes com pequenos e médios fornecedores em diferentes partes do mundo para conseguir ingredientes frescos e de primeira linha. Além disso, tentam trabalhar nos portos de escala com receptivos menores e/ou familiares.

Todas as cabines e restaurantes têm água com e sem gás produzida pelo próprio navio e acondicionada em grandes garrafas de vidro; e todos os hóspedes recebem garrafas reutilizáveis para utilizarem durante os passeios.

A Oceania Cruises criou também um plano de metas que espera ter zero emissões em 2050. Ainda é pouco, sabemos; mas é um passo importante no segmento, sobretudo em uma armadora em franca expansão.

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Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

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