Lou Pinet, St Tropez

A Hospitalidade à francesa das Maisons Pariente

Para quem ama hotelaria, nada é mais empolgante neste setor do que as histórias por trás de cada propriedade. Por isso mesmo, não é raro que nos apeguemos com mais facilidade a pequenos hotéis e coleções familiares. Não foi diferente comigo, quando conheci no mês passado a hospitalidade à francesa das Maisons Pariente.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Com pequenas e luxuosas propriedades em Méribel, na Provence e em Saint-Tropez – e, em breve, abrindo as portas de seus primeiro hotel em Paris, no Marais -, a Maisons Pariente é uma notável coleção familiar de hotéis presentes em alguns dos destinos mais icônicos do país. Suas três jovens propriedades, inauguradas efetivamente em tempos pandêmicos, já concorrem ao Choice Awards da Condé Nast, por exemplo.

De Paris ao sul da França, fiz um giro delicioso por suas propriedades – conhecendo inclusive a mais nova delas, que deve abrir as portas no final do verão europeu – para entender porque em tão pouco tempo essa coleção de hotéis ganhou a preferência – e o respeito – de público e crítica.

LEIA TAMBÉM: A hospitalidade de Paris se prepara para as Olimpíadas 2024

.

Crillon-Le-Brave, Provence
Crillon-Le-Brave, Provence. Foto: Mari Campos

.

A HOSPITALIDADE À FRANCESA DAS MAISONS PARIENTE

Patrick Pariente, fundador da marca de roupas Naf Naf, se uniu às duas filhas, Leslie Kouhana e Kimberley Cohen, para embarcar pela primeira vez no mundo da hospitalidade ainda em 2013, com o hoje icônico hotel L’Apogée, em Courchevel. Em pouco tempo a família desenvolveu o desejo de criar sua própria coleção de hotéis, do seu jeito, combinando endereços excepcionais, ambiente familiarmente informal e serviço de luxo.

A proposta das Maisons Pariente é que cada unidade tenha personalidade e estilos únicos e esteja inteiramente inserida no destino no qual se apresenta – “a sense of belonging”, como eles gostam de dizer. Planejadas como casas privativas, mas oferecendo acomodações, gastronomia e serviços em geral de altíssimo padrão, todas elas têm comprometimento com o mundo das artes (Mr.Pariente é ele mesmo um grande colecionador) e propõe um approach cálido, informal e sem afetações para o luxo.

E funciona. Em cada uma das contemporâneas propriedades a gente tem a sensação de estar hospedado na casa de amigos, com funcionários cálidos e sem afetações e muita liberdade para utilizar sem receios os espaços comuns, em ambientes internos ou externos, sempre desenvolvidos mesmo para funcionarem como grandes e contínuos livings. E todas elas contam com afinadas equipes de concierges para garantir que o hóspede tenha experiências realmente inesquecíveis tanto dentro quanto fora dos hotéis.

LEIA TAMBÉM: Quatro hotéis para comer (muito) bem em Madri

.

Lou Pinet, St Tropez
Lou Pinet, St Tropez. Foto: Mari Campos

.

Hotéis cheios de personalidade

Cada um dos hotéis das Maisons Pariente tem identidade e personalidade próprias, sempre bem definidas e em profunda conexão com os destinos dos quais fazem parte. Conheci a futura unidade de Paris e fiquei hospedada nas propriedades da coleção na Provence e na Riviera Francesa; e foi muito interessante constatar como, apesar de tão distintas espacial e esteticamente, as duas mantêm com perfeição o mesmo fio condutor comum às propriedades do grupo.

.

CRILLON-LE-BRAVE

O belo Crillon-Le-Brave me foi paixão à primeira vista. Espalhado por um pequeno vilarejo provençal, com vistas panorâmicas inigualáveis para vinhedos, montanhas e o icônico Mount Ventoux, o hotel tem suas acomodações espalhadas por nove edifícios diferentes, entrecortadas por adoráveis ruas e escadarias públicas de pedra. Os arredores são repletos de vinhedos e vinícolas, campos floridos, trilhas para trekking e outros deliciosos povoados provençais.

São apenas 34 acomodações (incluindo 18 suítes), cada uma com design e décor únicos, literalmente permeando o pequeno e pacato vilarejo. Cada uma delas oferece muito espaço em living, quarto e grandes banheiros cheios de mimos – incluindo amenidades Diptyque e deliciosos pequenos bouquets de lavanda perfumando o ambiente. Água, café e chás são cortesia e os chinelinhos de quarto são adoráveis espadrilles.

Possui ainda dois restaurantes sob o comando do chef Adrien Brunet – La Table du Ventoux e La Madeleine -, ambos com vistas de tirar o fôlego para a região. A academia está localizada no edifício de uma antiga capela, o lindo Spa des Ecuries ocupa lindamente os antigos estábulos do vilarejo e uma deliciosa piscina aquecida tem vista panorâmica para os campos provençais.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

LOU PINET

Com o inconfundível espírito bohemian-chic de Saint Tropez, o Lou Pinet oferece uma maneira ainda mais elegante de curtir o mais badalado balneário francês. Como uma autêntica casa “tropeziénne”, tem todas as acomodações dispostas ao redor da piscina e rodeadas por belos jardins – a confortáveis 10 minutos de carro tanto do centro de Saint Tropez quanto das praias mais próximas (com serviço de transfer complimentary para ambas regiões tanto em vans quanto em simpáticos buggies).

São apenas 34 acomodações, incluindo 8 suítes, todas muito espaçosas e elegantemente decoradas, com amenidades Diptyque, água, café e chás cortesia e belas vistas para a piscina aquecida ou os jardins. Também sazonal, funciona de meados da primavera ao comecinho de outono europeu.

O hotel possui um restaurante, o Beefbar, com deliciosos ambientes tanto interno quanto externo. O simpático café da manhã é servido ali mesmo, em sistema buffet e com ovos à la carte, e começar o dia com o desjejum no belo terraço é um programão. Tem ainda bar, academia e uma área de wellness by Tata Harper.

.

LE COUCOU

A única propriedade das Maisons Pariente que ainda não pude conhecer, dada a sazonalidade, é o Le Coucou, o hotel sazonal que funciona em estilo chalet tradicional durante a temporada de inverno em Méribel, nos Alpes franceses. Possui 55 acomodações (incluindo 39 suítes e dois chalés privativos), 3 restaurantes (Beefbar, Biancaneve e Le Fumoir), duas piscinas aquecidas (interna e externa), wellness area by Tata Harper e academia com vista para o vale de Méribel.

LEIA TAMBÉM: Oceania Cruises inaugura o mais premium de seus navios

.

.

A grande novidade de 2023

A grande novidade da coleção para este ano é a esperada inauguração de seu primeiro hotel em Paris. O Le Grand Mazarin deve abrir suas portas no Marais em setembro, no finalzinho do verão europeu. Ocupando edifício do século XIV, a propriedade localizada no coração histórico de Paris está sendo totalmente restaurada e adaptada para o viajante contemporâneo.

Visitei as obras e as acomodações já concluídas, todas com um toque opulento e suntuoso do designer Martin Brudnizki – mas sem abrir mão do feeling “residencial” comum aos quartos e suítes das demais propriedades do grupo. No total, serão 61 acomodações, todas decoradas com belos papéis de parede e uma interessante seleção de obras de arte e objetos de décor.

Um restaurante de inspiração israeli-mediterrânea sob comando do chef estrelado Assaf Granit, dois bares, dois deliciosos jardins de inverno e uma espetacular piscina de mosaicos aquecida completam os principais atrativos desse hotel que tem tudo para dar o que falar no outono europeu. Ficamos na expectativa.

LEIA TAMBÉM: 12 lugares imperdíveis no Marais, em Paris

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Acompanhe o Hotel Inspectors também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog e no Twitter @InspectorsHotel.

.

.

Published by

Mari Campos

Mari Campos (@maricampos) é jornalista formada e premiada nacional e internacionalmente. Viajante de toda a vida, escreve desde 2004 sobre turismo e hotelaria de luxo para os principais jornais, revistas e sites do Brasil, além de colaborar com algumas revistas e jornais de outros seis países. É também consultora para a indústria da hospitalidade e foi eleita em 2020 pelo ranking Panrotas+Elo uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil. Além da coluna aqui no Panrotas e das colaborações mensais para diversas publicações, é colunista fixa no jornal O Estado de S.Paulo, tem três livros de viagem publicados pela Verus/Record e comanda também desde 2007 o MariCampos.com. Seu instagram @MARICAMPOS foi eleito pelo Kayak um dos dez melhores perfis de viagem do Brasil. Praticante do turismo responsável e regenerativo, põe atenção nos mínimos detalhes de cada hospedagem e acredita que, sim, uma boa cama, uma bela vista e, principalmente, um serviço caprichado podem tornar qualquer viagem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *